O PROCESSO DE INSERÇÃO PARA INICIAÇÃO À DOCENCIA-NO PROGRAMA PIBID UERGS LITORAL NORTE 5º Seminário Institucional –São Francisco de Paula-RS O PROCESSO DE INSERÇÃO PARA INICIAÇÃO À DOCENCIA-NO PROGRAMA PIBID BOLSISTAS : Celair Amigoni Gonçalves e Mariana de Souza Lupato Supervisora: Profa. Rita Fabiana de Oliveira Costa Coordenadora de Área: Profa. Dolores Schussler
Este trabalho é um relato de experiências de inserção no espaço escolar, como bolsistas do Programa de Iniciação à Docência-PIBID, no período da observação realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Santa Luzia no município de Osório. Nosso objetivo foi a observação do ambiente escolar, bem como as ações pedagógicas do cuidar e do educar desenvolvidas. Oportunizamos acompanhar as praticas cotidianas em sete salas para atendimento das crianças, quais sejam: berçário I berçário II, maternal I, maternal II e jardim. Realizamos registros do contexto de organização e funcionamento dessa instituição escolar, interagindo com todos os espaços internos e externos.
Os primeiros anos de vida são uma etapa longa do desenvolvimento infantil. É nessa fase que podemos observar o reconhecimento que a criança faz de seu próprio corpo e de si mesma. É quando ela, aos poucos, demonstra movimentos e atitudes,(Grupo Educacional Opet).
A criança é um ser ativo, que merece respeito no seu tempo de crescimento e desenvolvimento, seu corpo é sua referência e ele evolui com a estimulação e a exploração dos espaços internos e externos presentes em seu cotidiano. As atividades diárias, as brincadeiras, as falas e as experiências vivenciadas também são momentos que proporcionam a construção espontânea do aprendizado.(Adriana Aparecida Noronha Schiavo – CEMEI “Maria Ap. Vilela Gomes Júlio”. Cristiane Mario Escamilhas Ribó – CEMEI “Lions Club”,p,02)
Berçário I A sala é bem ampla, e estão matriculados 9 crianças entre 3 meses e 1 ano. Nesta turma tem duas auxiliares de turno integral e uma professora que vem no período da tarde.
Berçário ii Na turma estão matriculados 13 crianças na faixa etária de 1 a 2 anos. As crianças prestam muita atenção em tudo, e repetem o que observam.
Maternal i Nesta turma são atendidas crianças da faixa etária de 2 a 3 anos. Na sala há 9 alunos matriculados. As crianças nesta etapa brincam de faz de conta, adoram cantigas, e já estão acostumadas com a rotina da escola.
Maternal II Na turma do MII estão matriculadas 20 crianças, com idade entre 3 e 4 anos.
Jardim Na turma do jardim tem matriculados 20 crianças da faixa etária de 4 a 5 anos. “É por meio dos primeiros cuidados que a criança percebe seu próprio corpo como separado do outro, organiza suas emoções e amplia seus conhecimentos sobre o mundo”. (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, 1998, P.15).
Referências Grupo Educacional Opet http://alb.com.br/arquivomorto/edicoes_anteriores/anais16/sem13pdf/sm13ss17_01.pdf (acessado em 20/08/2016) Adriana Aparecida Noronha Schiavo – CEMEI “Maria Ap. Vilela Gomes Júlio”. Cristiane Mario Escamilhas Ribó – CEMEI “Lions Club”,p,02 http://www.editoraopet.com.br/infancia-importancia-estimulo/ (acessado em 20/08/2016) Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, 1998, P.15. http://horadapedagogia.blogspot.com.br/2015/04/paulo-freire.html (acessado em 20/08/2016)
Agradecimentos Professores, direção, supervisão, merendeiras e serventes da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Luzia. Supervisora: Profa. Rita Fabiana de Oliveira Costa Coordenadora de Área: Profa. Dolores Schussler
Obrigada