O PROCESSO DE INSERÇÃO PARA INICIAÇÃO À DOCENCIA-NO PROGRAMA PIBID

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
Advertisements

Docência na Educação Infantil: Vivências com os Bebês.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
Mesa redonda: Implicações do PIBID na prática pedagógica do professor supervisor Professores Supervisores: Ivanise Arcanjo Diniz Samuel Almeida de Jesus.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
A ONG Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba desenvolvendo desde 2006 projetos em todo Brasil na área de inclusão.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Extensão Universitária
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFOP
Paulo Vinícius Rampinelli
Bolsistas :Jayne Savedra e Sandy Bonatti
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
CAPACITAÇÃO CENSO ESCOLAR 2017
Identificação da Empresa
Aedes aegypti, alfabetização científica e oficinas temáticas na educação de jovens e adultos interventiva Sheila dos Santos Rodrigues (Faculdade UnB.
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
CAPACITAÇÃO CENSO ESCOLAR 2015
IDENTIDADE: EU E O OUTRO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
III SIMPÓSIO PIBID UFBA
Unidade Básica de Saúde Cordeiro de Farias
Formação Continuada 2012 Escola Filinto Müller/Angélica
A IMPORTÂNCIA DO PIBID DANÇA NA ESCOLA
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
Trabalho de Conclusão do Curso Especialização em Saúde Família Implantação da Puericultura na ESF São Bernardo – Santa Bárbara, MG Aluna: Maria Dulcilene.
PIBID O PIBID Biologia está aqui!! BIOLOGIA E. Estadual Nestor Lima
Programa Mais Educação (Antigo)
Cristiele Borges dos Santos Sissa Catarina Müller
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Valores e atitudes para a vida através do esporte
A realidade escolar e sua influência na prática docente do educador musical: a experiência do Pibid.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Colégio Estadual Governador Lomanto Jr.
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA PARCERIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BERTIOGA SISTEMA COSTA NORTE.
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID
O QUE É O PEDAGOGO.
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
Projeto: Música e Movimento Polo - São José do Rio Preto Rosana Cardoso Trindade R.A: Bianca Maria Martins R.A.: Daisy Cecília N.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
HOSPITAL GERAL OTÁVIO DE FREITAS - CEMPI
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
PROJETO DE ATIVIDADE DOCENTE EREM JOAQUIM NABUCO
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Realizar Formação Continuada
EDUCAÇÃO INFANTIL Apoi PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICO-ADMINISTRATIVA DE GOIÁS CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO SUPERVIOSIONADO EM.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Estagio Supervisionado em Docência
BNCC e Educação Infantil
TÍTULO DO TRABALHO RESULTADOS INTRODUÇÃO OBJETIVOS CONCLUSÕES
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
Núcleo: Letras Português, Espanhol
NAPNE – campus Inconfidentes. Perspectiva da educação inclusiva  EDUCAÇÃO ESPECIAL  É a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na.
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
Nivelamento de Componentes Curriculares e
Transcrição da apresentação:

O PROCESSO DE INSERÇÃO PARA INICIAÇÃO À DOCENCIA-NO PROGRAMA PIBID UERGS LITORAL NORTE 5º Seminário Institucional –São Francisco de Paula-RS O PROCESSO DE INSERÇÃO PARA INICIAÇÃO À DOCENCIA-NO PROGRAMA PIBID BOLSISTAS : Celair Amigoni Gonçalves e Mariana de Souza Lupato Supervisora: Profa. Rita Fabiana de Oliveira Costa Coordenadora de Área: Profa. Dolores Schussler

Este trabalho é um relato de experiências de inserção no espaço escolar, como bolsistas do Programa de Iniciação à Docência-PIBID, no período da observação realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Santa Luzia no município de Osório. Nosso objetivo foi a observação do ambiente escolar, bem como as ações pedagógicas do cuidar e do educar desenvolvidas. Oportunizamos acompanhar as praticas cotidianas em sete salas para atendimento das crianças, quais sejam: berçário I berçário II, maternal I, maternal II e jardim. Realizamos registros do contexto de organização e funcionamento dessa instituição escolar, interagindo com todos os espaços internos e externos.

Os primeiros anos de vida são uma etapa longa do desenvolvimento infantil. É nessa fase que podemos observar o reconhecimento que a criança faz de seu próprio corpo e de si mesma. É quando ela, aos poucos, demonstra movimentos e atitudes,(Grupo Educacional Opet).

A criança é um ser ativo, que merece respeito no seu tempo de crescimento e desenvolvimento, seu corpo é sua referência e ele evolui com a estimulação e a exploração dos espaços internos e externos presentes em seu cotidiano. As atividades diárias, as brincadeiras, as falas e as experiências vivenciadas também são momentos que proporcionam a construção espontânea do aprendizado.(Adriana Aparecida Noronha Schiavo – CEMEI “Maria Ap. Vilela Gomes Júlio”. Cristiane Mario Escamilhas Ribó – CEMEI “Lions Club”,p,02)

Berçário I A sala é bem ampla, e estão matriculados 9 crianças entre 3 meses e 1 ano. Nesta turma tem duas auxiliares de turno integral e uma professora que vem no período da tarde.

Berçário ii Na turma estão matriculados 13 crianças na faixa etária de 1 a 2 anos. As crianças prestam muita atenção em tudo, e repetem o que observam.

Maternal i Nesta turma são atendidas crianças da faixa etária de 2 a 3 anos. Na sala há 9 alunos matriculados. As crianças nesta etapa brincam de faz de conta, adoram cantigas, e já estão acostumadas com a rotina da escola.

Maternal II Na turma do MII estão matriculadas 20 crianças, com idade entre 3 e 4 anos.

Jardim Na turma do jardim tem matriculados 20 crianças da faixa etária de 4 a 5 anos. “É por meio dos primeiros cuidados que a criança percebe seu próprio corpo como separado do outro, organiza suas emoções e amplia seus conhecimentos sobre o mundo”. (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, 1998, P.15).

Referências Grupo Educacional Opet http://alb.com.br/arquivomorto/edicoes_anteriores/anais16/sem13pdf/sm13ss17_01.pdf (acessado em 20/08/2016) Adriana Aparecida Noronha Schiavo – CEMEI “Maria Ap. Vilela Gomes Júlio”. Cristiane Mario Escamilhas Ribó – CEMEI “Lions Club”,p,02 http://www.editoraopet.com.br/infancia-importancia-estimulo/ (acessado em 20/08/2016) Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, 1998, P.15. http://horadapedagogia.blogspot.com.br/2015/04/paulo-freire.html (acessado em 20/08/2016)

Agradecimentos Professores, direção, supervisão, merendeiras e serventes da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Luzia. Supervisora: Profa. Rita Fabiana de Oliveira Costa Coordenadora de Área: Profa. Dolores Schussler

  Obrigada