Publicidade na Internet

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Transcrição da apresentação:

Publicidade na Internet Importância, técnicas, estudo de casos.

Introdução Essa apresentação tem como objetivo mostrar um pouco da publicidade praticada no ambiente online da internet, mostrando a importância dessa mídia como o mais novo e importante veículo publicitário, através de suas técnicas, além de mostrar exemplos de criativas campanhas de sucesso na internet

Importância da internet O papel dessa nova mídia para as campanhas publicitárias

Dados de 2006 63% dos internautas possuem interesse em comprar algo pela internet ou pagar por recursos 27% dos internautas já compraram algo na internet. Desses, 80% pretende continuar comprando ou ampliar gastos. 83% dos internautas já se interessou por algum produto ou serviço da internet

Pontos positivos Interatividade: promovida pela linguagem de hipertexto. Maior acesso as informações sobre o produto desejado. Novos efeitos e recursos visuais atraentes para a atenção do usuário. Segmentação: a propaganda fecha seu leque de target.

Pontos negativos Atenção dispersa: a propaganda precisa ser muito atraente para prender a atenção. Foco do usuário: geralmente o usuário não entra na internet para ver anúncios. Poluição visual: grandes portais como Uol, possuem muitos anúncios, confundindo o usuário.

O grande potencial O grande recurso da internet é a possibilidade de interatividade, ausente nas demais mídias. A interatividade é muito mais atrativa do que a simples exposição da informação publicitária. 70% dos cliques em banners publicitários são provenientes de banners interativos.

Convergência! Além da interatividade, a internet possibilita um ambiente de convergência das mídias. Texto, áudio, imagem e vídeos se unem a interatividade e formam um recurso multimídia eficiente e atraente para o usuário.

Fatia do bolo... No bolo publicitário, o investimento aplicado em publicidade na internet praticamente dobra a cada ano. Em 2004, eram quase 50 milhões de dólares investidos, ou seja, 1% do total investido em publicidade. Em 2006, foram quase 180 milhões de dólares investidos, ou seja, 2,5% do bolo publicitário.

Isso mostra a crescente importância que a internet ganha ao passar do tempo. Com a inovação de novos recursos multimídias, mais é investido em campanhas publicitárias online.

Análise das principais técnicas de campanha online Métodos e Técnicas Análise das principais técnicas de campanha online

Vantagens da internet De acordo com Zeff (2000), existem 4 vantagens de uma campanha publicitária online: Focalização Monitoramento Flexibilidade Interatividade

O mais moderno recurso atualmente é o Touchpoints. Focalização Pode-se focar usuários geográfica e psicologicamente através da hora de acesso ou do site em que a publicidade está inserida. Com os dados levantados, pode-se fazer um marketing direto, ou seja, um mailing list. O mais moderno recurso atualmente é o Touchpoints.

Touchpoints É uma pesquisa de mercado, envolvendo dados de hábitos de consumo, de vida e sociais. Tudo é feito via internet, através de aplicação de questionários. Com os dados coletados, é montada um amplo banco de dados, que possibilitam uma melhor análise de mercado.

Exemplo Touchpoints Uma recente pesquisa Touchpoints da IPA (Institute of Practitioners in Advertising – pioneira na pesquisa dessa área) aponta que 67% das famílias inglesas assistem televisão enquanto jantam ou num intervalo muito pequeno após o jantar. Isso favorece a atuação de propagandas voltadas para a área alimentícia, pois o contexto ajuda na fixação da mensagem.

O software mais usado é o CRM. Monitoramento Pode-se monitorar em tempo real a interação dos clientes atuais e potenciais com a marca, levantando dados sobre o interesse desses com os produtos/serviços. Este monitoramento pode ser feito através de page views, por softwares ou pelas próprias compras. O software mais usado é o CRM.

CRM CRM (Consumer Register Management) é um software muito usado para traçar perfil de consumidor e potenciais clientes, monitorando e oferecendo suas análises para os anunciantes. O diferencial dele é a alta segmentação de seus resultados, além de fornecer dados importantes sobre potenciais clientes.

Flexibilidade A Internet possibilita que uma campanha esteja disponível o tempo todo, podendo ser alterada em tempo real. Isso possibilita maior controle da mensagem e de sua eficácia durante o processo, não após ele. Outra grande vantagem é o baixo custo de desenvolvimento e alteração de uma peça publicitária para o meio online.

Interatividade A internet é a única mídia que transforma o papel do consumidor: de receptor da informação a agente de busca e compra, para o caso de compras online. Aqui, o papel da publicidade é ampliado para além de fomentador da decisão de compra para efetivador da compra, além de possibilitar um contato mais sensorial com o target.

Exemplo: anúncio de chuteira em site de jornal esportivo. J. B. Pinho (2002) acrescenta mais uma vantagem nessa lista: segmentação de mercado. Na internet, é possível focar campanhas direto para público-alvo bem específico e interessado no produto, através de propagandas em sites de segmento. Exemplo: anúncio de chuteira em site de jornal esportivo.

Técnicas As principais ferramentas para propaganda na internet: Banners (interativos, estáticos e dinâmicos) Pop-ups E-mail – mala direta Fóruns Softwares de uso online Vídeos digitais – Efeito Youtube

Banners Interativos: baseados geralmente em linguagem Flash, são os mais atraentes. Estáticos: sem animação Dinâmicos: com animação, mas sem interatividade.

Vantagem: é o melhor espaço para se inovar em recursos visuais, além de ser o espaço propício para utilizar diversos recursos interativos, deixando atraente esse recurso visual. Defeito: a maioria dos banners passam despercebidos para a grande maioria dos internautas.

Pop-ups Vantagem: “força” a visualização do usuário, pois cria uma nova janela de visualização no navegador. Desvantagem: com a chegada de softwares “anti-pop-ups”, a principal vantagem fica nula.

E-mail – Mala Direta Vantagem: Pode se tornar altamente segmentado, pois o mailing list pode ser obtida de referências de sites de segmentos. Desvantagem: A maioria dos servidores de e-mails possuem anti-spam, impedindo o acesso a esse tipo de e-mail direto.

Fóruns Exemplos: Fóruns de discussão, Orkut, MySpace. Vantagem: Altamente segmentado, pois fóruns costumam agregar grupos de segmento ou de interesse comum. Desvantagem: Quem freqüenta fóruns geralmente não está interessado em propaganda, e sim, discussões e debates,a apesar que isso pode ser usado a favor.

Softwares de uso online Exemplos: MSN, Google Talk, Skype, navegadores web. Vantagem: O software pode diagramar a propaganda para ficar o mais visível possível para o usuário, chamando sua atenção. Desvantagem: Exige uma qualificação técnica de uso desses softwares por parte do usuário.

Exemplos desse tipo... - Propaganda do Google para instalar a barra de busca durante a instalação do Windows Live Messenger. Winks da Coca-Cola no MSN Atalhos para vários sites na barra do MSN.

Vídeos Digitais – Efeito Youtube Com a expansão da internet banda larga, a possibilidade de se visualizar um vídeo digital se tornou fácil, através do streaming. Ainda mais com o surgimento de sites de vídeos como Youtube, ver vídeos na internet se tornou um hábito da maioria dos internautas. 65% dos internautas já viram um vídeo na internet.

De novo, convergência... O uso de vídeos digitais online é uma nova ferramenta de publicidade na internet, pois converge com o campo da televisão, porém a união desses dois campos se unem e formam um outro tipo de linguagem, própria do vídeo online.

Conteúdo e Forma A principal virtude dessa linguagem é que o internauta está muito mais no controle de suas preferências do que o emissor. Ou seja, conteúdo e forma são essenciais para que o internauta goste e aprecie o vídeo produzido. Cabe ao marketing descobrir ferramentas para fazer propaganda sem ferir essa relação conteúdo-forma.

Marketing Viral! Se o vídeo publicitário agradar, é grande a chance de se tornar um marketing viral, ou seja, o internauta vai passando o vídeo para outros internautas, e assim vai. Gratuito e de grande amplitude, é o sonho de qualquer publicitário de internet. Porém, o negativo pode ocorrer: as más impressões também correm em viral.

Exemplos bem sucedidos de campanhas online. Estudo de Casos Exemplos bem sucedidos de campanhas online.

BMW - Vídeos A BMW percebeu que as concorrentes estavam seguindo a mesma linha de publicidade tradicional. Investir na mesma linha era concorrer diretamente com os concorrentes. Então, investiram em vídeos digitais disponíveis na internet, contratando diretores famosos como Guy Ritchie e John Woo, além de chamar Madonna, Clive Owen, etc.

Febre Online Os vídeos fizeram tanto sucesso que logo se espalhou pela rede, através de marketing viral e pelo efeito Youtube. Mesmo não sendo uma propaganda explícita, o vídeo divulgou a marca BMW, além de ser agregada a figuras como Clive Owen e Madonna.

Dove - Campanha A marca de sabonetes e shampoo Dove resolveu utilizar a ferramenta de vídeo digital para promover sua campanha: Pela real beleza. Fizeram uma série de vídeos sobre a beleza feminina, e um deles chamou a atenção do público e logo se tornou um sucesso de visitas no Youtube. Não era uma propaganda explícita também, apenas mostrava casos em que a beleza era primordial.

Google – Publicidade sem publicidade O grande truque do Google é a política de publicidade sem publicidade. A idéia é não veicular propagandas em ambientes fora da internet e, nesse meio, investir em propagandas diferentes das tradicionais do meio. A idéia é deixar evidente a marca Google, ao mesmo tempo que isso seja feito de modo discreto.

Exemplos: Google Bars durante a instalação do Windows Live Messenger. Compra de sites famosos – como Yahoo!, Orkut e Youtube. Aprimoramento e criação de novas ferramentas Google, para mostrar o maior número de serviços e manter hegemonia.

Referências bibliográficas CARDOZO, Missila Lourdes. Mercado e Publicidade Online. Revista São Bernardo, São Paulo, jan. 2004. PINHO, J.B.. A internet como veículo de comunicação publicitária. Revista Famecos, Rio Grande do Sul, jun. 1999. JESUS, Paula Renata de Camargo de. A linguagem publicitária em movimento: O “ciber-anúncio”. IV Encontro dos Núcleos de Pesquisas da Intercom – NP3 – Publicidade, Propaganda e Marketing, ago. 2004 ZEFF, Robbin. Publicidade na internet. Campus, Rio de Janeiro, 2000.

FIM