A pertinência do DIÁLOGO,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
Formosa: Exercício de entender suas relações.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Internacionalização de PMEs
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Planejamento Estratégico do PGQP
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA AMPLIADA
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Planejamento Estratégico 2 1 PE 01 ESTRATÉGIA OPERACIONAL: definindo a direção Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Planejamento Estratégico
A Importância da Educação Continuada
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
4 - Planejamento e Organização da manutenção
Ênfase em Indicadores Março / 2009
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
VISÃO DO MOMENTO DE MERCADO O MOMENTO DA CONJUNTURA O MOMENTO DA INDÚSTRIA OS IMPACTOS NA ÁREA DE CONSULTORIA DE PROJETOS AS AMEAÇAS OS DESAFIOS AS OPORTUNIDADES.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
QUANDO VOCÊ INVESTE EM PESSOAS, O RETORNO É GARANTIDO.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Desenvolvimento Gerencial – Funcoge
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.

Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
Planejamento e Responsabilidade Social
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Atuação dos agentes de Controle Social
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA A DIA
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Revisita ao PPP.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
Diversidade - Pessoas com Deficiência 22 de Setembro de 2007 São Paulo, 22 de Setembro de 2007 Capacitação Profissional e Inserção da Pessoa com Deficiência.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Material de responsabilidade do professor - PROVOCAÇÕES ESTRATÉGICAS ABASE Resultados do Workshop 2 04 e 05/08/2014 Coordenação: Profa. Maria Elisa Brandão.
Múltiplos Papéis de RH operacional para estratégico
BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC Chapecó, out / 2009.
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
Transcrição da apresentação:

A pertinência do DIÁLOGO, 39º CONGRESSO RH-RIO 2013 Negócios com Alma: Criando uma Nova Economia NOVAS RELAÇÕES DE TRABALHO A pertinência do DIÁLOGO, nos desafios atuais das relações do trabalho.

Introduzindo o assunto... Desafios atuais das relações do trabalho. Os Agentes/Atores das relações do trabalho. É preciso fazer mais e melhor!

Temos algum caminho? Um deles pode ser o Diálogo! E qual o papel do RH?

A pertinência do DIÁLOGO! É imprescindível mudar, não é mais possível (nem recomendável) buscar a produtividade a qualquer preço!

Que ações podem ser tomadas? O Diálogo Interno Que ações podem ser tomadas? Qual a pertinência deste Diálogo? Vamos ver Exemplos

Usina do Conhecimento MISSÃO OBJETIVOS VISÃO Contribuir para a competitividade sustentável da empresa através da formação e desenvolvimento dos talentos humanos da organização. OBJETIVOS Reter conhecimento Fortalecer a liderança Fortalecer a disseminação do conhecimento existente na empresa Acelerar a capacitação de mão de obra com a utilização de novas tecnologias Prover a organização de novos conhecimentos Fomentar o auto- desenvolvimento VISÃO Ser reconhecida como parte imprescindível da estratégia da empresa, atuando no aumento da produtividade de sua força de trabalho, concorrendo para o alcance dos objetivos do Planejamento Estratégico até 2015.

Estrutura do Comitê SPONSOR Diretoria Executiva COMITÊ EXECUTIVO Estrutura de RH Corporativo e Local COMITÊ EXECUTIVO Sponsor, Gerentes Gerais e RH COMITÊ TÉCNICO Eixo Temático Matéria- Prima/Insumos Eixo Temático Processo Metalurgia Conteudistas / Instrutores Conteudistas / Instrutores Grupo de Contribuição Grupo de Contribuição Eixo Temático Processo Laminação Eixo Temático Produtos Conteudistas / Instrutores Conteudistas / Instrutores Grupo de Contribuição Grupo de Contribuição Eixo Temático Automação Eixo Temático Manutenção Conteudistas / Instrutores Conteudistas / Instrutores Grupo de Contribuição Grupo de Contribuição Eixo Temático Tecnologia da Informação Eixo Temático Energia e Utilidades Conteudistas / Instrutores Conteudistas / Instrutores Grupo de Contribuição Grupo de Contribuição Eixo Temático Sustentabilidade Eixo Temático Gestão de Pessoas Conteudistas / Instrutores Conteudistas / Instrutores Grupo de Contribuição Grupo de Contribuição

Fluxo LNT2013 - Levantamento de Necessidades para 2013 Levantamento da demanda Planejamento e preparação do conteúdo Execução e Monitoramento Análise Crítica LNT2013 - Levantamento de Necessidades para 2013 Definir o nível do conhecimento Identificar conteudistas e instrutores internos Padronizar cursos e conteúdo (Novo catálogo de ações de treinamento) Definir prioridade conforme conhecimentos críticos e recursos disponíveis Preparar conteúdo Definir soluções de aprendizagem Realizar armazenamento de conteúdos Adequar demanda a conteúdos padronizados Preparar cronograma de realização dos treinamentos Executar treinamento Realizar avaliação (reação, aprendizagem e mudança de comportamento) Analisar resultados avaliação para melhoria contínua ou ação corretiva Analisar processo baseado em indicadores de eficiência e eficácia para melhorias ou atuação na estratégia

Treinamento (aproximação) com a Liderança de primeira linha Ciclo do Diálogo Comunicação Assertiva Treinamento (aproximação) com a Liderança de primeira linha Reuniões de DHO

Onde é possível o Diálogo? O Diálogo Externo Onde é possível o Diálogo? Qual a pertinência deste Diálogo? Vamos ver Exemplos

A cota é de 5% do quadro efetivo, o que representa 512 posições O PROGRAMA INCLUIR Lei de Cotas 8.213/1991 Inclusão de Pessoas com Deficiência habilitadas e beneficiados reabilitados A cota é de 5% do quadro efetivo, o que representa 512 posições OBJETIVO DO PROGRAMA Promover a RESPONSABILIDADE SOCIAL Empregar a DIVERSIDADE na Empresa Favorecer a INCLUSÃO SOCIAL no ambiente de trabalho

Qual o desafio do RH neste cenário? Como atrair profissionais com deficiência? Onde buscar profissionais com deficiência que estejam preparados para o mercado?

INCLUSÃO E CAPACITAÇÃO DE PCD´S TAC – Termo de Ajuste de Conduta com o MPT “promover a formação e a qualificação de pessoas com deficiência, oferecendo cursos especializados de acordo com a oferta de oportunidades da empresa” PROGRAMA DE FORMAÇÃO PCD Operador Siderúrgico Op. de Armazenagem e Logística Auxiliar Administrativo

Reuniões Mensais com Sindicatos