Ética na Pesquisa com seres humanos e animais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO A ÉTICA EM PESQUISA
Advertisements

ÉTICA EM PESQUISA.
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
E.E.E.M.DR. JOSÉ DUARTE FILHO DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR: CHARLLYS TERAPIA GÊNICA.
 Ética na Saúde  "Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo.
EXERCÍCIO PROFISSIONAL E BIOÉTICA Docente: Isabely Pereira Cavalcante de Sousa
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
A IMPORTÂNCIA DA CONDUTA ÉTICA NO TRABALHO LUCAS NASCIMENTO JULIO TORRES.
O SILÊNCIO DAS ABELHAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS LISTA DE EXTINÇÃO CONFIANÇA NO PRÓXIMO.
2 COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE VILA NOVA DA BARQUINHA.
UNIFEBE1 ETICA PROFISSIONAL ETICA PROFISSIONAL Prof. Sergio Sebold.
Filosofia Moderna Contexto Histórico: – Renascimento Cultural – Cientificismo – Conquista da América – Reformas Religiosas.
Saúde Individual e Comunitária 1. Promoção da Saúde Individual e Comunitária.
Unidade B Organização Económica dos Estados Democráticos Conceitos Conceito de Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades.
EUTANÁSIA Uma questão de vida e de... morte. O que é Eutanásia? É a possibilidade de um ser humano poder decidir ou escolher morrer, com assistência médica,
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Goiânia, 31 de Março e 01 de Abril de 2017
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Aspectos éticos e legais em urgências
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
PARECERES CONSUBSTANCIADOS DOS COMITÊS
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
RESOLUÇÃO No 510, DE 07 DE ABRIL DE 2016 O Plenário do Conselho Nacional de Saúde em sua Quinquagésima Nona Reunião Extraordinária, realizada.
Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos – CEP IFRS
Clínica Ampliada e Projeto Terapêutico Singular
História Natural da Doença
DAS LEIS MORAIS DA LEI DE CONSERVAÇÃO 3ª P Cap V.
Origem da palavra Ética e Moral
Cultura organizacional
Universidade de São Paulo
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
Importância de uma política de Preservação Digital
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
Definição dos Termos.
Profa. Ms. Daniela Schlogel
Ética Profissional O que é ética; Ética e moral; Ética Profissional;
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
Pesquisa em Psicologia
Documentos e Propostas legais
LIÇÃO 5 – AS CONSEQUÊNCIAS DAS ESCOLHAS PRECIPITADAS
Sistema Único de Saúde SUS
Sobre o Papel e a Participação do(a) Representante de Usuários (as)
Código de Ética – Regimento Interno Participantes:
Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira – IMIP VII Curso de Metodologia Científica Aspectos Éticos Aplicados ao Projeto de Pesquisa.
Aristóteles Ética & Política
ÉTICA E CIDADANIA ORGANIZACIONAL Prof. Kenedy Ap. dos Santos 2018.
Fundamentos do Psicodiagnóstico
Secretariado CITES Licenças e Certificados.
Disciplina: IPC Prof.ª Ms: Nátalli Araújo
Gestão de Riscos “Gestão de Riscos RDC 36 de 2013”
Procedimentos antes e após coleta dos dados
O Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFABC
Ocorrendo acidente, sendo sua entidade ou empresa responsável ou não, é em você e na sua equipe que o participante buscará ajuda. Acionando nossa Assistência.
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
História Natural da Doença
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
CEPSH do IFC Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IFC
Jenifer Robiatti Administradora Hospitalar
Áreas da Filosofia.
ENFERMAGEM: TEORIA, CONCEITOS, PRINCÍPIOS E PROCESSO.
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
Longitudinalidade Continuidade do Cuidado. Atenção Primária ATENÇÃO BÁSICA  Conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a.
Risco em Epidemiologia. Profº Adriano Brum. INTRODUÇÃO  Contemporaneamente, o conceito de risco foi tomado por diversas disciplinas, em diferentes áreas.
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
Pesquisa Científica
Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

Ética na Pesquisa com seres humanos e animais Escola Adventista de Ariquemes Disciplina de Ciências Professora Naillin Ruiz Ética na Pesquisa com seres humanos e animais

O que é ? A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que significa costume e hábitos dos homens. Trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual. Ser ético ou ter um comportamento ético significa viver de modo exemplar. É o comportamento definido socialmente como bom.

Um profissional sem ética, é como um garimpeiro que nas profundezas da terra encontrou um diamante, mas se afundou sem poder retira-lo! (Mônicka Christi)

Ética na pesquisa com seres humanos Código de Nuremberg (1947) Declaração dos Direitos do Homem (1948) Declaração de Helsinque (1964) Acordo Internacional sobre Direitos Civís e Políticos (1966) Propostas de Diretrizes Éticas Internacionais para Pesquisas Biomédicas Envolvendo Seres Humanos (1982)

Código de Nuremberg (1947) 1. O consentimento voluntário do ser humano é absolutamente essencial. 2. O experimento deve produzir resultados vantajosos para a sociedade; 3. O experimento deve ser baseado em resultados da experimentação animal e no conhecimento da evolução da doença ou outros problemas em estudo, e os resultados conhecidos previamente devem justificar a experimentação.

Código de Nuremberg (1947) 4. O experimento deve ser conduzido de maneira a evitar todo o sofrimento e danos desnecessários, físicos ou mentais. 5. Nenhum experimento deve ser conduzido quando existirem razões para acreditar numa possível morte ou invalidez permanente; exceto, talvez, no caso de o próprio médico pesquisador se submeter ao experimento.

Código de Nuremberg (1947) 6. O grau de risco aceitável deve ser limitado pela importância humanitária do problema que o pesquisador se propõe resolver. 7. Devem ser tomados cuidados especiais para proteger o participante do experimento de qualquer possibilidade, mesmo remota, de dano, invalidez ou morte.

Código de Nuremberg (1947) 8.O experimento deve ser conduzido apenas por pessoas cientificamente qualificadas. Deve ser exigido o maior grau possível de cuidado e habilidade, em todos os estágios, daqueles que conduzem e gerenciam o experimento. 9. Durante o curso do experimento, o participante deve ter plena liberdade de se retirar, caso ele sinta que há possibilidade de algum dano com a sua continuidade.

Código de Nuremberg (1947) 10. Durante o curso do experimento, o pesquisador deve estar preparado para suspender os procedimentos em qualquer estágio, se ele tiver razoáveis motivos para acreditar que a continuação do experimento causará provável dano, invalidez ou morte para o participante.

Código de ética no Brasil Em 1996, no Brasil, foi criada a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, a que qualquer pesquisa em seres humanos deve ser submetida, independente de sua natureza, atendendo a quesitos como: Benefícios superando riscos; Obtenção de consentimento livre e esclarecido; Garantia de recursos humanos e materiais para o bem estar do sujeito da pesquisa;

Código de ética no Brasil Respeito aos valores culturais, sociais, morais, religiosos, éticos e costumes em pesquisa com comunidades e alguns outros. Em relação a danos sofridos pelos sujeitos da pesquisa, se ocorrer, são de responsabilidade do pesquisador e da instituição. Neste caso, os sujeitos devem receber assistência integral, tendo direito a uma indenização. Toda instituição deve criar, organizar e manter um CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) e toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à aprovação desse comitê. A instância superior aos CEP é o CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa).

com animais: Veja o vídeo! na pesquisa https://www.youtube.com/watch?v=IyMbBj2ikrw