Metodologia otimizada

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Metodologia otimizada Eduardo Montes, PMP

Metodologia otimizada - Agenda Introdução Iniciação Planejamento Execução e Controle Encerramento

Introdução Objetivo: Como: Garantir que os módulos sejam entregues conforme prazo, custo e escopo já definidos. Como: Equipe de Projeto Eficiente + Gerente de Projeto Integrador + Metodologia otimizada baseada no Guia PMBOK® Processos de gerenciamento de projetos e Modelos de documentos aperfeiçoados continuamente de acordo com as lições aprendidas e as melhores práticas identificadas.

Metodologia / Grupo de Processos de GP Um processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas realizadas para obter um conjunto pré-especificado de produtos, resultados ou serviços. Iniciação: Criação das propostas e aprovação junto aos clientes. Planejamento: Refina os objetivos e detalha como alcançar os objetivos e o escopo do projeto. Execução: Integra pessoas e recursos para realizar o plano de projeto. Controle: Mede e monitora regularmente o progresso para identificar variações em relação ao planejado para se tomar as devidas ações corretivas. Encerramento: Formaliza a aceitação do produto e concluí o projeto.

Principais Artefatos Documento Descrição I Registro das partes interessadas I Identifica as partes interessadas no projeto e suas principais expectativas Plano de projeto P O plano de projeto guia a execução, controle e encerramento do projeto Declaração do escopo Determina qual trabalho será realizado e quais entregas produzidas Dicionário da EAP Detalhe cada elemento da EAP de modo a orientar a equipe do projeto Cronograma Determina datas de início e término das atividades do projeto Registro dos riscos e problemas C Identifica os Riscos e Problemas do projeto e descreve como serão tratados Status Report Divulga informações pertinentes ao projeto Solicitação de mudança Toda mudança solicitada deve ser avaliada pelo GP e precisa ser aceita ou rejeitada por uma autoridade ou comitê Registro das mudanças Registra cada mudança solicitada e controla seu status Ata de reunião Descreve as decisões importantes tomadas durante a reunião Termo de Aceite E Documento de aceitação formal de entrega pelo cliente Lições aprendidas Sumariza lições aprendidas para evitar ocorrências em novos projetos

Objetivo: Criar proposta e conseguir aprovação do cliente. Iniciação Objetivo: Criar proposta e conseguir aprovação do cliente. Projetada para auxiliar o cliente a avaliar a viabilidade da proposta. Esta fase é concluída assim que a proposta é aprovada e um gerente de projeto atribuído. Fatores Críticos de Sucesso Definir com clareza o objetivo e a abrangência do projeto. Identificar partes interessadas no projeto e definir estratégias para ganhar suporte ou reduzir obstáculos. Identificação do gerente de projeto. Identificação da data de início e das dependências do projeto. Reconhecer no ambiente externo, oportunidades e ameaças. Aprovação da proposta pelo cliente (Custos; Prazo; Escopo; ...).

Planejamento Objetivo: Refinar os objetivos do projeto e planejar o trabalho necessário para alcançá-los. GP desenvolve o plano de projeto e seus planos complementares. Pré-requisitos Proposta aprovada; Gerente de projeto definido. Fatores críticos de sucesso: Definir o escopo e assegurar que as entregas estejam bem definidas; Definir equipe adequada as necessidades do projeto e assegurar que os recursos estejam disponíveis; Avaliar os riscos e criar plano de repostas; Definir a estratégia de comunicação do projeto; Salvar as linhas de base de prazo, custo e escopo; Definir a forma de monitorar as linhas de base de prazo, custo e escopo; Criar um ambiente no qual as partes interessadas possam contribuir de forma adequada.

Equipe do projeto executa suas atividades e relata o progresso ao GP. Execução e Controle Objetivo: coordenar os recursos para realizar o que foi planejado e controlar variação ocorrida. Variações identificadas por comparação do realizado com linhas de base de prazo, custo e escopo salvas no planejamento. GP: Certifica-se que as entregas estejam alinhadas com o escopo; Defende o escopo de mudanças; Confirma o nível de qualidade do trabalho executado; Controla variações ocorridas; Comunica o progresso do projeto aos principais interessados. Equipe do projeto executa suas atividades e relata o progresso ao GP.

Execução e Controle Pré-requisitos Fatores críticos de sucesso Clara definição dos objetivos do projeto; Plano de projeto detalhado e aprovado; Comprometimento da equipe do projeto em relação as entregas e seus marcos. Linhas de base de prazo, custo e escopo salvas. Fatores críticos de sucesso Executar, monitorar e controlar conforme definido no plano de projeto; Status Report periódico conforme definido no plano de projeto; Mudanças solicitadas devem seguir workflow definido; Atualização de documentos para mudanças aprovadas; Participação do cliente; Processo proativo de governança do projeto; Comprometimento dos membros da equipe com suas entregas e marcos; Execução dos checkpoints especificados para validação das entregas; Documentação dos problemas identificados no Issues Log. Gestão dos riscos e implementação das atividades de respostas a riscos

Fatores críticos de sucesso: Encerramento Objetivos: Formalizar a aceitação final das entregas do projeto; Arquivar a documentação necessária; Atribuir a equipe do projeto a novos projetos; Analisar os problemas ocorridos no projeto para evitar que problemas similares ocorram em novos projetos; Definir e comunicar os responsáveis pela manutenção do sistema ou produto criado. Pré-requisitos Critérios de aceitação pré-definidos; Processo de aceitação final pré-definido; Fatores críticos de sucesso: Aceitação do usuário final; Objetivos do negócio e benefícios antecipados são alcançados; Objetivos do projeto alcançados; Materiais do projeto são arquivados.

Obrigado! Eduardo Montes, PMP eduardo@escritoriodeprojetos.com.br