POLÍTICA SALARIAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Administração de Recursos Humanos
Advertisements

ARH como processo, Políticas e Objetivos
CARGOS,SALÁRIOS E BENEFÍCIOS
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
Remuneração e Carreira Baseadas em Competências e Habilidades
Cargos & Salários Profª.: Maria Regina
(CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS)
Motivando empregados e projetando cargos
Recompensar Pessoas: Cargos e Salários
“Administração de Recursos Humanos II”
Profª Patrícia Krauss Serrano Paris
Benefícios São facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as organizações oferecem aos seus empregados no sentido de poupar-lhes esforços e preocupações.
O mais importante é a remuneração
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Professor : Fábio Pizzato
POLÍTICA DE CARGOS E SALÁRIOS
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Estruturação de cargos e salários
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS
Daniel Bellissimo Versão 1.0 Julho de 2012
Criação de um plano de benefícios
AS MÚLTIPLAS FACETAS DO SALÁRIO
TRABALHO SOBRE GESTÃO DE PESSOAS
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
CARGOS E SALÁRIOS Cargos e Salários é uma ferramenta estratégica para garantir uma administração de Cargos e Salários segura e consistente.
DESENHO DE CARGOS Os cargos fazem parte integrante do formato estrutural da organização; CONCEITO DE CARGO: “ é uma composição de todas as atividades desempenhadas.
A IMPORTÂNCIA DO MARKETING CONTÁBIL
REMUNERAÇÃO É o processo que envolve todas as formas de pagamentos ou recompensas dadas aos funcionários decorrentes do seu emprego. Inclui três componentes:
Administrar Prioridades e Trabalhar com Processos.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO
Administração de Recursos Humanos II
Sistema de Administração de Carreiras
Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Abordagem Comportamental da Administração
Seu Agente de Mudança..
Gerência de Cargos, Remuneração Desempenho e Carreiras
Administração De Salários.
REMUNERAÇÃO.
Cargos e Salários Material para avaliação
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
A Adoção de Política de Recompensa para Melhoria da Eficiência em Projetos Pedro Paulo Coutinho PRODABEL.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
PLANO DE REMUNERAÇÃO.
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
Cargos e Salários Sem Mistério
Gestão Com Pessoas.
Administração de Recursos Humanos II 6ª. Série Prof. Márcio Zaratin
Teoria dos dois Fatores de herzberg
Teorias Motivacionais aplicadas à Administração
CURSO SEQUENCIAL DE GESTÃO DE PESSOAS AULA DIA 04/02/2012
Administração de Recursos Humanos
MOTIVAÇÃO Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. É um processo.
Profª. Ana Lúcia Magri Lopes
POLÍTICA SALARIAL GESTÃO DE DESEMPEMHO, REMUNERAÇÃO E CARREIRA
GESTÃO Planejamento Execução Controle INFORMAÇÃO Orçamento Custos Contabilidade INSTITUCIONAL princípios crenças e valores MISSÃO FÍSICO Instalações recursos.
A EMPRESA E SEUS SUBSISTEMAS
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
REMUNERAÇÃO.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
PLANO DE PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS / GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
Avaliação de Cargos Consiste na determinação de um valor relativo a cada cargo, com o propósito de se constituir uma escala hierárquica para os mesmos.
POLÍTICA DE ADMINISTRAÇÃO SALARIAL A Política Salarial é a parte estratégica da Administração de Cargos e de Salários. A prática salarial adotada pelas.
Transcrição da apresentação:

POLÍTICA SALARIAL

ATIVIDADE SALARIAL Segundo Araújo (2006, p.84) “considerando o desenvolvimento das organizações, verificamos que a atividade salarial torna-se uma prática bastante importante e decisiva em muitos aspectos, principalmente por se tratar do reconhecimento do capital humano”.

CONCEITO DE POLÍTICA SALARIAL Conforme afirma Chiavenato (2006, p. 322) “ política salarial é o conjunto de princípios e diretrizes que refletem a orientação e a filosofia da organização no que tange aos assuntos de remuneração de seus colaboradores”.

REQUISITOS APLICADOS EM UMA POLÍTICA SALARIAL EFICAZ: Motivadora: a produção dos colaboradores deve ser motivada através de salários justos e eqüitativos; Segura: de acordo com a pirâmide das necessidades de Maslow, o colaborador precisa sentir-se seguro com o salário que recebe, tendo o direito de satisfazer suas necessidades básicas, como alimentação, abrigo, segurança, dentre outras; Equilibrada: a soma do salário, das recompensas e benefícios do colaborador deve totalizar um razoável resultado para atender o colaborador nas suas diversas necessidades;

REQUISITOS APLICADOS EM UMA POLÍTICA SALARIAL EFICAZ: Justa e eqüitativa: o salário deve ser pago conforme as habilidades, competências, capacitação, experiência e esforço do colaborador nas suas atribuições; Adequada quanto aos custos: os salários não podem exceder ao planejamento dos custos da empresa, evitando-se, dessa forma atrasos nos pagamentos e demissões; Aceitável: os colaboradores precisam compreender que os salários representam um sistema razoável e flexível para eles e a organização, Adequada: os salários necessitam ser diferentes dos mínimos estabelecidos pelo Governo e pelos órgãos trabalhistas.

FERRAMENTAS PARA UMA EFETIVA POLÍTICA SALARIAL PROMOÇÃO HORIZONTAL PROMOÇÃO VERTICAL RECLASSIFICAÇÃO

PROMOÇÃO HORIZONTAL Conforme Pontes (2002, p. 251) “ a promoção horizontal ou aumento por mérito é a passagem do empregado para um nível superior de salário dentro do mesmo cargo e grau, decorrente de destacado desempenho de suas tarefas e aumento da experiência”

PROMOÇÃO VERTICAL Também conhecida como aumento por promoção, ocorre quando o colaborador é transferido de um cargo para outro, considerado em grau superior.

CONCEITO DE RECLASSIFICAÇÃO Segundo Pontes (2002, p.251) “a reclassificação ou aumento por reclassificação ocorre quando a um cargo forem atribuídas tarefas mais complexas, que através da reavaliação proporcionam elevação de grau” .

CRITÉRIOS NA ADMINISTRAÇÃO DE SALÁRIOS Objetivos da organização para a obtenção de um eficiente e eficaz programa de salários. Responsabilidade pela política salarial. Classificação dos cargos Graus de classificação (complexidade do cargo).

CRITÉRIOS NA ADMINISTRAÇÃO DE SALÁRIOS Faixa salarial Pesquisas salariais Salários de admissão Aumentos salariais Aumentos decorrentes de promoção vertical, horizontal ou reclassificação de cargos.

SALÁRIO REAL OU PODER DE COMPRA Conforme Pontes( 2002, p. 259) “ o salário real ou poder de compra é o salário desgastado pela elevação dos preços em certo período, onde esse índice chega a certos níveis e torna-se inadiável um reajuste salarial”.