MARKETING FARMACÊUTICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os quatro Ps do Marketing
Advertisements

COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1 - O PAPEL DE VENDAS NO MIX DE MARKETING
Gerenciando o marketing
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Conhecendo o meu negócio para criar uma estratégia de Marketing
Administração II Profª Eliete Angela Roman Duarte
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
9 - Sistemas de Informação & Marketing
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Planejamento de Comunicação
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
AS ETAPAS DAS VENDAS.
Gestão de Marketing Conceitos gerais.
Marketing... O que é isso???... Market, em inglês, significa mercado.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA EMPRESAS DE SERVIÇOS
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Introdução ao Composto de Marketing
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
PLANO DE NEGÓCIO.
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
AVALIANDO O AMBIENTE EXTERNO
Mix de Marketing Os “n” P’s do Marketing
Disciplina: Marketing Aula 1
FUNÇÃO DE MARKETING X FUNÇÃO DE VENDAS
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Função da Administração:
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Introdução ao Marketing
Comunicação Mercadológica
Módulo II – O Composto de Marketing
IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Administração Mercadológica PLT
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
A importância da comunicação integrada
Planejamento Estratégico de MKT
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
Prof. Ricardo Oliveira. Marketing Mix..
ISO 9000.
O COMPOSTO DE MARKETING
O GRUPO INTERATIVE nasceu a partir das necessidades levantadas junto aos nossos clientes em satisfazer as demandas de Comunicação Mercadológica, Recursos.
PLANO DE NEGÓCIO Parte 3.
Cadeia de Valor.
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Comunicação e Expresssão | Departamento de Expressão Gráfica disciplina: egr5187 – marketing Professor.
Instituto Federal de Santa Catarina Técnico em Agronegócio Turismo Rural MARKETING TURÍSTICO Prof. Thiago Meneghel.
COMPOSTO MERCADOLÓGICO
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral.
Abertura e Estruturação Organizacional
Transcrição da apresentação:

MARKETING FARMACÊUTICO JULIO FERNANDES MAIA NETO

Marketing - Conceito É um conjunto de técnicas voltadas a promover um produto, serviço, pessoa... Conjunto de ações que uma empresa desenvolve visando conquistar, manter e satisfazer os diferentes públicos com os quais se relaciona, de modo a manter-se competitivo e rentável.

Conceito É um conjunto de técnicas voltadas à promoção da Farmácia Hospitalar FASE PRIMORDIAL: “Decidir como Decidir” “Qual é o nosso negócio”

Visão do marketing * ONTEM * HOJE * AMANHÃ

Clientes: (Internos e Externos) Funcionários Médicos Odontólogos Nutricionistas Farmacêuticos Fisioterapeutas Fornecedores Pacientes Prestadores de serviços e publico em geral

Macro-Dependência das empresas Vigilâncias Sanitárias – Federal, Estadual, Municipal Fornecedores Planos de saúde Variação cambial Escolas de farmácia,medicina e etc Entidades de classe Legislações

Farmácia Espectro de ação Assistência Farmacêutica Atenção Farmacêutica Administração e contabilidade Produção e manipulação Sistemas de distribuição Nutrição Parenteral Antineoplásicos Comissões Pesquisa e extensão

Como promover o marketing na Farmácia ESTRUTURA FISICA E FUNCIONAL PROFISSIONALISMO PRODUTIVIDADE ESPECTRO DE AÇÃO

MARKETING NA FARMACIA Informar sempre a funcionalidade dos serviços Divulgar as novidades Caso divulgar produto de rotina, que seja com finalidade diferente da habitual Textos objetivos, de fácil assimilação e fidedignos Usar material com design ligado às características da instituição Oferecer Departamento Científico permanente Usar a web quando se aplicar Visitar as clínicas e participar dos eventos Relacionamento pessoal e profissional

MARKETING JUNTO AOS FORNECEDORES Mostrar-se exigente e conhecedor do assunto Não adquirir produtos promocionais Manter o financeiro em dia Demonstrar organização Tê-lo como parceiro Visitar e ser visitado Ter um bom programa (software) de compras Saber detalhar seus pedidos Evitar erros nos quantitativos e qualitativos Demonstrar ter um bom sistema de informação Negociar preços sem chegar à barganha excessiva

MARKETING JUNTO AOS FUNCIONÁRIOS Pagar o justo e em dia Oferecer boas condições e ambiente de trabalho Treinamento contínuo Fazê-lo entender a filosofia da instituição Promover quando for necessário e justo Criar e/ou oferecer atividades sociais e esportivas Incentivar e ajudar a CIPA Manter um excelente relacionamento interpessoal Avaliações coerentes, sérias e sem apadrinhamento

Merchandising Envolve conhecimento sobre a natureza do produto, sua embalagem, marca, classificação, preço e padronização

Propaganda e Publicidade Propaganda:Paga e controlada Publicidade: Gratuita e não controlada

Função da Propaganda O consumidor deve ser avisado da existência do produto. Informa, educa e faz a venda antecipada na mente do consumidor

Microambiente de Marketing Controle Parcial: Fornecedores, concorrentes, consumidores, ...

Macroambiente de Marketing Variáveis Incontroláveis:Economia, política, legislações.

Variáveis Internas Controláveis: Produção, preço, RH,...

Mix Composto Mercadológico do Marketing (5Ps) Produto Ponto Preço Promoção Propaganda

“Nenhuma barreira empresarial será intransponível se utilizarmos a estratégia correta e fizermos uma implantação programada, com um controle monitorado e plano de marketing arrojado”. Julio Maia

Julio Fernandes Maia Neto farmaformula@farmaformula.com.br