DE UM PINGO D’ÁGUA SE CHEGA AO MAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Advertisements

7º Grupo de Qualidade SOFTEX/SEBRAE-PE Comunicado de Formação do Grupo Agosto 2016.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.
ENSINO RELIGIOSO RELATO DE EXPERIÊNCIAS. NÚCLEO: GUARAPUAVA ESTABELECIMENTOS: COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE GUARAPUAVA, MANOEL RIBAS E MOACYR J. SILVESTRI.
Apresentação.  Os temas dos trabalhos podem permear qualquer área do conhecimento.  Grupos de 5 ou 6 alunos de uma mesma categoria (iniciante – 6°ano;
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
PIC COC 2017 Projeto Jovem Empreendedor
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
NA ERA DOS EMOJIS. NA ERA DOS EMOJIS Na era dos Emojis Escola: Escola de Educação Infantil e Fundamental Bê a Bá / Colégio Interligado Cidade: Dois.
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
Conhecendo o meu corpinho
“Meu pequeno cidadão” Escola: Colégio Novomundo Cidade: Praia Grande
NOSSO(A) AMIGO(A). NOSSO(A) AMIGO(A) NOSSO(A) AMIGO(A)
O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL. O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL.
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Escopo do projeto. Escopo do projeto Escola: Escola Cisne Real Colégio Sciens Cidade: Bauru (SP) Categoria: Tecnologias Educacionais Professor responsável:
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE. Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE.
Jornada Cultural Africana
LER É DIVERTIDO, ESCREVER É MÁGICO!
Resgatando heranças e transformando gerações
Projeto: De onde vem o alface?
Parque Nacional Serra da Canastra
EXPLOSÃO DE SONS NA NATUREZA E NA RECICLAGEM
Projeto: “Inglês com música: novas práticas para o aprendizado do idioma”
Escola: Colégio Santo Antônio de Jesus Cidade: Santo Antônio de Jesus (BA) Categoria: Cidadania Professor responsável: Marcelo de Sousa Costa.
Reescrita de fábula e produção de autoria
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
UNINDO-SE A UMA MINORIA – O SURDO
Informações importantes
JARDIM DAS DESCOBERTAS
Encena livro.. Encena livro. Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Minha terra encanta o mundo inteiro
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CADERNO DE RELATOS. CADERNO DE RELATOS CADERNO DE RELATOS.
Projeto Praça COC Escola: Cognus COC Araras Cidade: Araras
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Projeto Empreendedorismo
Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
DIA DO TRABALHADOR. DIA DO TRABALHADOR Dia do Trabalhador Escola: COC Semeador Cidade: Foz do Iguaçu (PR) Categoria: Cidadania Professor responsável:
Informações importantes
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Projeto: O Bichinho da Corrupção
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
Informações importantes
HÁBITOS ALIMENTARES. HÁBITOS ALIMENTARES HÁBITOS ALIMENTARES Escola: Colégio Milenium Cidade: São José dos Pinhais (PR) Categoria: Práticas pedagógicas.
Orçamento Participativo Jovem Escolar
Escopo do projeto “Expressão Livre”. Escopo do projeto “Expressão Livre”
Informações importantes
Confabulando com Fábulas.
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Jovens Empreendedores
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Projeto Multiplicadores
PROJETO PEQUENO EMPREENDEDOR. PROJETO PEQUENO EMPREENDEDOR.
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
Título do Trabalho a ser apresentado
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA PARCERIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BERTIOGA SISTEMA COSTA NORTE.
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
EDUCAÇÃO ESPECIAL PCNP – Gediane Tenório.
Orientações Gerais para alunos e orientadores
A BNCC e a Saúde.
Transcrição da apresentação:

DE UM PINGO D’ÁGUA SE CHEGA AO MAR

Cidade: São José do Rio Pardo (SP) Categoria: Práticas Pedagógicas Escola: De Grau em Grau Cidade: São José do Rio Pardo (SP) Categoria: Práticas Pedagógicas Professora responsável: Sylvia Poggio Bizzarri Área: Práticas Pedagógicas

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Natureza do projeto: A escola toda se reuniu em torno de um único projeto visando às Práticas Pedagógicas. As atividades todas foram tiradas do Material Didático do Sistema COC. Projetos criativos foram expostos envolvendo professores e alunos.

Objetivos: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Demonstrar aos visitantes a evolução do material didático da Educação Infantil ao Ensino Médio. Demonstrar que o aluno que fica dentro do Sistema COC em todos os níveis tem um desenvolvimento completo, daí o nome do projeto. Não existiria mar se não houvesse a gota. São essas pequenas gotas que fazem a diferença para o mar que as recebe. Desde a confecção do material didático, a dedicação do corpo docente leva essas gotas para um lugar maior, o mar. São ações que podem escrever uma história. Juntos, podemos fazer muito.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Fases de Implementação: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Fases de Implementação: Os preparativos se iniciaram logo após a concepção da ideia e da proposta. A Educação Infantil se voltou para o mundo das Histórias Infantis, no desenvolvimento da oralidade e valores. O Ensino Fundamental tirou dos grupos do material didático, subsídios para a realização do projeto.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Fases de Implementação: 1º Ano – Alimentação Saudável com a colaboração da Nestlé. 2º Ano – Sementes do Amanhã. 3º Ano – Realizou um trabalho sobre o texto da apostila. A História de Nikito e a cerejeira 4º Ano – A influência Africana na Arte brasileira. 5º Ano – A União das Culturas e Raças para a Paz Mundial, demonstrando que Amor não tem Cor. 6º Ano e 7º Ano – História da Fotografia e a fotografia da História. 8º Ano – Ciclo da Água, Uso Racional, Poluição, Assoreamento. Proteção Ambiental. 9º Ano – Poesia e Poetas. Ensino Médio – Agroecologia e Vitrine Humana(Vista a sua cara). Robótica – O Sonho de Ícaro de voar. As potencialidades individuais afloraram em cada série, em cada segmento.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Cronograma básico: 1.Divulgação: Maio a Agosto/ 2016. Reunião de apresentação e discussão do planejamento estratégico com os alunos (público-alvo: escolas e comunidade). 2. Execução das ações: Dias: 29 e 30 de Setembro/2016. 3. Checagem dos resultados: A Exposição propriamente dita e divulgação na mídia. 4. Ação e Entrega dos Resultados: Ações finais e apresentação dos resultados obtidos.

Especificação do gasto PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Custo previsto: Especificação do gasto Valor Materiais de montagem 2.500,00 Ferramentas hidráulicas e elétricas 500,00 TOTAL 3.000,00

Obrigada!