História da Culinária Japonesa & Gastronomia Tradicional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.
Advertisements

Dieta Mediterrânica.
ALIMENTAÇÃO.
Alimentação Saudável Enoque Marta Joana.
TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA
TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA
TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA
CARDÁPIO INSTITUCIONAL
Cardápio Colégio Victória
A alimentação como prevenção para a Saúde
Alimentação Agrupamento de Escolas Viseu Norte
Dicas para adotar uma dieta vegetariana
Viagem para a Europa.
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
CULINÁRIA BRASILEIRA.
Culinária Regional Rosário Oeste - MT.
PROJETO ÉTICO-CULTURAL 2007
QUALIDADE NA ALIMENTAÇÃO
CONHECENDO O CENTRO -OESTE GOIANO
Delícia, Delícia... assim a sua cozinha me mata!
CURSO DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS
Hummm... Que lhe parece?.
CUIDADOS COM A DIETA A dieta do brasileiro sempre se baseou no arroz com feijão associado a algum tipo de mistura composta por carnes e verduras. Nos últimos.
FTIN Formação Técnica em Informática
Gaspacho Alentejano Trabalho realizado por: Miguel Varela Rita Fialho
Regras para uma alimentação saudável na
Bioinformática Base de dados: signalink
Se comer 2 pratos de sopa de legumes por dia
Temos o melhor clima … Temos os melhores produtos agrícolas …. Porque não havemos de ter a melhor alimentação e a melhor saúde ? “É um privilégio… não.
Marinadas Observações:
Fábio Ferreira nº12 Lúcia Martins nº 20 Tiago Mendes nº 30
Professoras Marceli e Ana Maria
Tradição, cultura e Gastronomia
SALADAS SALADAS.
Gastronomia lusófona: Moçambique
20 de Outubro de 2014 Arroz (70g = 1 escumadeira = 90kcal)
DIETA DOS 13 DIAS Esta dieta não pode passar dos treze dias.
Disciplina de Tecnologias da Informação e da Comunicação Culinária Beatriz Filipa Fernandes Vicente nº3 8ºA Margarida Lopes Lourenço nº14 8ºA AEMF 2012/2013.
Hábitos de Alimentação
GRUPO 1 FOGO MANDIOCA CARNE CRUA MEL.
Sopa Creme de cenoura Prato Empadão de peixe Salada Alface/Cenoura Sobremesa Fruta da época Sopa Sopa de feijão branco com legumes Prato Douradinhos com.
Iara Martins de Sousa Castro Sandra Maria Martins Resende Reis
Jorge Novo EPAMG - Escola Profissional e Artística da Marinha Grande Marinha Grande - Leiria 2º ano Curso Profissional de Electrónica Automação e Comando.
Trabalho realizado por: João Cruz, Rui Pinheiro, Paulo Santos e Sónia Batista.
Elaboração de Cardápios
EB2/3 Viso EFA-B3 Tema: Gastronomia Asiática.
Quando estiver à toa, Cozinhar é preciso...
DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO INFANTIL SAUDÁVEL
AS COMIDAS MAIS CARAS DO MUNDO. Vinagre Balsâmico – envelhecido por 75 anos. Custa R$ 5.000,00 o litro. Esta jóia vem da cidade de Módena, no norte da.
Alimentação Europeia Curiosidades
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
Filé de Lombo João André Benato Luiz Carlos Cardoso.
Cozinha Asiática Chef thiago Maia.
Dia Internacional da Alimentação
Alimentação no 1º ano de vida
Analisando sua Alimentação...
Santa Lúcia Nome: Iago dos Santos Turma: 801.
Alimentação Saudável Trabalho realizado por: Ruben Mendes 9ºD nº22.
Ciências Naturais – 9.o ano
A AGRICULTURA O QUE É A AGRICULTURA ? O QUE PRODUZ A AGRICULTURA ?
4º A - manhã.
MAGHREB. Os três países do Maghreb são: Marrocos, Argélia e Tunísia. Têm em comum pratos bem característicos: o cuscuz que costuma ser servido com carneiro,
O que pode-se dar aos bebes 4 meses para 6 meses Quando tal não é possível, iniciarmos a introdução de novos alimentos entre os 4 e os 6 meses, pois esta.
BÉLGICA. TRADIÇÕES A culinária belga aproveita muito bem os recursos do país. A Antuérpia oferece as enguias; Liège, tordos (pequenas aves como os sabiás)
Gastronomia madeirense
ESPANHA. TRADIÇÕES A influência dos vários povos na formação da cozinha espanhola; O arroz, trazido pelos árabes; O chocolate vem dos astecas; Substituíram.
PORTUGAL. Portugal País originalmente povoado pelos Iberos, Portugal viu a passagem sucessiva de numerosos povos: cartagineses, gregos, romanos, visigodos,
INTRODUÇÃO Á TÉCNICA E DIETÉTICA
BOLIVIA. DADOS PRINCIPAIS: ÁREA: KM²; CAPITAL: LA PAZ (ADMINISTRATIVA) E SUCRE (CONSTITUCIONAL, JUDICIAL); POPULAÇÃO: 9,62 MILHÕES (ESTIMATIVA.
Transcrição da apresentação:

História da Culinária Japonesa & Gastronomia Tradicional Cultura, Língua e Comunicação Núcleo Gerador: Saúde

História da Culinária Japonesa Imperador Tenmu lançou um decreto no ano de 676 que, a partir dessa data, não se poderia consumir mais carne de vaca, veado, javali e frango. Apesar de já nos séculos VII e VIII, o Estado seguir os preceitos do Budismo, que proibiam o uso de animais para alimentação, só a partir dos séculos Xl e Xll é que os habitantes passaram a sentir peso na consciência e a seguir a lei da proibição.

Um grande acontecimento na história da vida alimentar dos japoneses foi a introdução do Budismo no Japão no século VI, que proíbe a matança de seres vivos.

Antes do Budismo os japoneses alimentavam-se não só de peixes, mas também de animais silvestres caçados, como veados e javalis.

Desde a década de 1980, a comida japonesa tornou-se moda nas grandes cidades de todo mundo. Os japoneses iniciaram o cultivo de arroz em campos alagados e tornaram-se uma sociedade agrícola por volta de 2.500 A.C..

Nessa época, os japoneses passaram a ter uma refeição cujo alimento mais importante era o arroz.

Assim, os japoneses puseram fim à carne e a iguaria mais apreciada passou a ser o prato de peixe.

Gastronomia Tradicional

Tempurá O tempurá, que é um prato de peixe e verduras, fritos no óleo vegetal, actualmente é considerado um dos pratos representativos da culinária japonesa, mas a sua história é relativamente recente.

Sashimi O sashimi é uma iguaria da culinária japonesa consistindo de peixes e frutos do mar frescos, em fatias finas com molho de soja e wasabi.

Sushi O Japão retira do mar os principais alimentos que compõem a sua cozinha. Os peixes, as algas e frutos estão presentes em praticamente todos os pratos da culinária Japonesa.

Sukiyaki O Sukiyaki é uma mistura de massas, carne de vaca fina e fatiada, ovo e vegetais fervidos num molho especial feito de caldo de peixe, molho de soja, açúcar e saquê.

Yakissoba O Yakissoba tem origem na China assim como todas as massas conhecidas do Oriente, mas yakissoba Japonês é mais leve e tem menos gordura que o Chinês. O Yakissoba é macarrão chinês refogado com legumes e carne bovina, com molho à base de caldo de frango e shoyu.

Gyoza Gyoza são pastéis cozidos e depois grelhados à moda japonesa. A sua receita tem mais de cem anos de idade, foi passada de geração em geração através da família Nakane.

Yosenabe Um clássico da gastronomia japonesa, esta caldeirada de peixes, camarão, frango, cogumelos, legumes e tofu são cozidos num suave molho à base de algas marinhas e raspas de peixe bonito (espécie de atum) seco servida com o clássico molho ponzu.

Tepanyaki O Tepanyaki é um grelhados de legumes, carnes, frango, peixes e camarão, servido numa chapa de ferro bem quente. São pratos leves e com pouca gordura.

Kabayaki É considerado uma iguaria pelos japoneses e consumido em grande escala no Japão durante o Verão. É enguia assada no carvão com molho tarê.

Bebidas Tradicionais

Saquê Classificado na mesma categoria do vinho, o saquê é um fermentado natural, com teor alcoólico em torno de 16%, cujos únicos ingredientes são arroz e água.

Chá Tem origem da China, o chá foi levado ao Japão através de monges que viajavam entre os dois países. O chá verde foi o único chá que se popularizou no Japão.

Vinho Vinhos brancos tipo espumantes secos são uma excelente opção para acompanhar os sashimis e sushis. Vinhos tintos leves são recomendados para os pratos quentes como os sukiakis.

Webgrafia http://www.sushi-kiyo.com.br/as_comidas_restaurante_japones.htm Site consultado 20/04/09 http://209.85.229.132/search?q=cache:irEAyrquMPYJ:www.fjsp.org.br/agenda/07_05_receitas/Caracteristica%2520da%2520refeicao%2520japonesa%2520e%2520sua%2520historia.pdf+hist%C3%B3ria+da+culin%C3%A1ria+japonesa&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=pt Site consultado 21/04/09 http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=http://asiarecipe.com/indculture.html&sa=X&oi=translate&resnum=4&ct=result&prev=/search%3Fq%3DIndian%2BCulture%252Bfood%26hl%3Dpt-PT%26rlz%3D1T4ADBS_enPT298PT299

Trabalho elaborado por: Marta Couto Vânia França Patrício Vieira EFA_NS1 Escola ES/3 de Carvalhos