Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
ENCCEJA MATEMÁTICA.
Liliani Lecco Dettogni
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Tópicos de Educação Matemática A
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Concepções de Estatística de um grupo de professores de Matemática da Escola Básica brasileira: um estudo diagnóstico Cileda de Queiroz e Silva Coutinho.
EXPLORANDO OS CONCEITOS DE TRIGONOMETRIA
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Linguagens didático-pedagógicas para o ensino da
Pibid Discente bolsista Ana Cristina O Linhares Supervisora: Maria Aparecida Coordenador: prof. George Pinto.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:
MATEMÁTICA PCOPs Ana Paula e Robson.
OBJETIVOS   Analisar a abordagem feita sobre “Transformações Geométricas no plano”. Planejar, justificar, elaborar, implementar e validar uma sequência.
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM
Desenvolvimento do Raciocínio em Geometria
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Planejamento PNAIC 2014.
Questões de didática da matemática Paulo Figueiredo Lima (Dmat/UFPE) Presidente da SBEM 1 o. Colóquio em Epistemologia e Pedagogia das Ciências PUC-Rio.
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
Modelagem Matemática: Elaboração de Atividades
Percepção do Espaço Pela Criança
Unidade de Ensino São João Apresenta...
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
Uma abordagem curiosa e divertida
ATIANE CAVALCANTE CARLOS ALBERTO RUY MARCOS
A Geometria Vetorial no Ensino Médio
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
SILVANA BERBEL FERNANDES
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Matemática em Ambiente Computacional
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil.
Como elaborar um plano de aula
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Ministério de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante.
Autor: Marcelio Adriano Diogo
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
VI Seminário de Acompanhamento e Avaliação UCA-UNICAMP – Região Norte (AC, RO, PA) Acre - Outubro/2012.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
LUZ CATALINA RIVEROS RIVERA
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática Tópicos de Educação Matemática A Construção do conceito de área e perímetro de figuras planas Camila da Silveira Silvério

Engenharia Didática O tema escolhido foi sobre enino- aprendizagem de área e perímetro através de composição e decomposição de figuras planas. Escolhi este tema, pois no decorrer dos anos em que leciono, verifiquei que os alunos confundem área com perímetro e vice-versa. Este tema será desenvolvido em um grupo de alunos de 7ª série, e será trabalhado situações problemas envolvendo o futebol.

DISSERTAÇÃO: “Conceito de área: da composição e decomposição de figuras até as fórmulas” A pesquisa teve como objetivo investigar através do uso da composição e decomposição de figuras planas, até a demonstração das fórmulas, como o conceito de área pode ser apresentado de maneira significativa e motivadora aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. Foi concebido e aplicado uma sequência utilizando como metodologia de pesquisa, alguns elementos teóricos da engenharia didática: análise prelimenares; elaboração da sequência didática e análise a priori; aplicação das atividades e análise a posteriori

Artigo: O Futebol - Proporcionando o ensino aprendizagem na matemática - Soistak (2006), aplicou em um grupo de 11 alunos da 4ª série, que possuía uma grande dificuldade na aprendizagem de Matemática, um projeto sobre Modelagem Matemática. Através de vários questionamentos, surgiu o futebol. Como esse era um assunto de interesse comum, foi a partir daí que ela começou a desenvolver o seu projeto, no qual trabalhou tais conteúdos: pesquisa, tabelas, gráficos, maquete, sistemas de medidas lineares, figuras planas e cálculos de área e perímetro. Ao final desse trabalho ela concluiu que os alunos demonstraram mais interesse e autoconfiança, já que eram eles que construíram o seu conhecimento.

Idéias de Piaget e Vygotsky Aprendizagem participativa; Construção pessoal do conhecimento; Indivíduo interage com agentes como professores e colegas; O próprio desenvolvimento é a força propulsora; A aprendizagem é a força propulsora do desenvolvimento intelectual; O professor é encorajador e estimulador; O professor é mediador; Sala de aula requer interação social; Desenvolvimento cognitivo dá-se do interior para o exterior; Desenvolvimento cognitivo dá-se de fora para dentro;

O modelo Van Hiele Nível 0: visualização Nível 1: análise Nível 2: dedução informal Nível 3: dedução Nível 4: rigor As propriedades são: sequencial, avanço, intríseco e extrínseco, linguística e combinação adequada. As fases são: interrogação/informação. orientação dirigida, explicação, orientação livre e integração

Tabela de planejamento OBJETIVOS AÇÃO RECURSOS Identificar a importância da matemática nos dias de hoje e onde ela aparece Passar o vídeo do “Pato Donald no país da Matemágica” Vídeo “Pato Donald no país da Matemágica” Resolver situações problemas que envolvam área e perímetro de figuras planas, usando o futebol como tema. Resolução de problemas envolvendo área e perímetro de figuras planas, sem a utilização de fórmulas Folhas com os problemas, malha quadriculada, tesoura, cola e folhas coloridas

Identificar a matemática no futebol Passar o vídeo sobre a matemática no futebol. Vídeo “Matemática em toda parte – futebol” Definir o conceito de área e perímetro através da composição e decomposição de figuras planas Através de questionamentos e baseando-me na resolução dos problemas, fazer com que os alunos definam o conceito de área e perímetro através da composição e decomposição de figuras planas Conversa informal e anotações no quadro

Construir o campo de futebol Com o auxílio do geogebra, construir um campo de futebol, visto de cima. Geogebra Utilizar o conceito de área e perímetro corretamente Através dos conceitos trabalhados e das atividades realizadas, eles possam confeccionar situações problemas onde envolvam o campo de futebol construído no geogebra Geogebra e folhas onde escreverão as situações problemas.

Hipóteses Supõe-se que os alunos: I. Reconheçam as figuras planas; II. Identifique as propriedades das figuras planas; III. Percebam a importância da matemática e onde ela aparece, através do vídeo “O pato Donald no país da Matemágica”; IV. Que o material entregue, auxilie na construção do conceito de área e perímetro das figuras planas; V. O vídeo sobre futebol disperte no aluno, a percepção que a geometria encontra-se dentro do esporte preferido do brasileiro; VI. O material concreto ajude na transposição do empírico para o dedutivo;

VII. Os alunos tenham facilidade em interpretar os problemas propostos; VIII. Consigam conceituar área e perímetro; IX. Os alunos diferenciam área de perímetro e vice-versa; X. A geometria dinâmica, auxilie na construção dos conceitos de área e perímetro das figuras planas.