Plano Estratégico das Unidades Universitárias - UFSC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
Membros: Maria José Soares Mendes Giannini (FCF/Ar)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
COMPETÊNCIAS SAI (PAIPUFRGS)
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Etapas da construção do PDI IFTO
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
AUTOAVALIAÇÃO.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade.
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Pedagogia Universitária
SINAES: Concepções e Diretrizes
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
I SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE GESTÃO CAMPUS FLORESTAL.
Cléo de Lima Tribunal de Contas do Paraná.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
PDI: Hora de planejar.
Pró-Reitoria de Planejamento
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Pessoal Técnico-Administrativo A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE E O DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
Pró-Reitora: Profª Yara Maria Rauh Müller
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Atuação dos agentes de Controle Social
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
Processo de construção com a participação da Comunidade CPII PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 COLÉGIO PEDRO II.
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Transcrição da apresentação:

Plano Estratégico das Unidades Universitárias - UFSC Reunião com Dirigentes das Unidades da Administração Central - UFSC Síntese Florianópolis, novembro de 2010

Objetivos da Reunião Apresentação do processo e produtos das atividades de planejamento nas unidades universitárias; Apropriação, pelas unidades da administração central, dos planos estratégicos das unidades universitárias; Apresentação das próximas etapas do processo.

Escopo da Apresentação Introdução Princípios Norteadores do Planejamento UFSC Histórico Planejamento UFSC Processo Metodologia – Unidades Universitárias Produto Quadro Síntese dos Planos Estratégicos – Unidades Universitárias - PDI Análise DPL Encaminhamentos Finalização dos Planos Anuais (Un. Univ e Adm Central) Construção do Plano Anual UFSC (Pan UFSC 2011) Institucionalização - Calendário UFSC Construção do Plano Estratégico da UFSC

Princípios Norteadores UFSC Introdução Princípios Norteadores UFSC A gestão de uma universidade de excelência deve estar embasada num planejamento estratégico, com horizontes bem delineados (curto, médio e longo prazos). A gestão com cultura de avaliação constante permite mostrar uma filosofia de autocrítica permanente, em busca do aprimoramento institucional. A UFSC vem trabalhando no sentido de adotar o planejamento como instrumento para se construir uma universidade de excelência.

Histórico Histórico Instituição do CAPLAN em set/2008 (Portaria 1130/GR/2008) 2008 - Contribuir como uma instância de discussão para o equacionamento de questões de grande relevância e urgência para a UFSC / Iniciar atividades de pré-planejamento envolvendo os Gestores da Instituição. 2009 - Fomentar a concepção e a implementação das atividades de Planejamento, com foco nas unidades da administração central SEPLAN - DPL 2009 – Coordenação na elaboração do PDI Início da Expansão do Processo de Planejamento para as Unidades Universitárias 2010 – De acordo com o PDI 2010-2014 Apresentação da Proposta de Planejamento (março 2010) Ciclo de Planejamento UFSC Processo Produto

Cada Unidade repassa o seu Plano Estratégico para as Subunidades que a compõe, para que ele possa ser analisado e por elas detalhado em ações que auxiliem na resposta às Questões Estratégicas da Unidade (níveis Tático e Operacional). Planejamento Estratégico Objetivos Estratégicos Questões Estratégicas Foco: longo prazo, missão, visão Planejamento Tático Ações, projetos, termos de referência Foco: médio prazo, objetivos estratégicos Planejamento Operacional Ações mensuráveis e com prazos definidos Projetos apreciados no orçamento Foco: curto prazo, plano anual PAn

Planejamento Estratégico Nível estratégico Campanha de sensibilização Planejamento Estratégico PDI PDI Nível tático Plano Anual Plano Anual Plano Anual Plano Anual Plano Anual Avaliações anuais Nível operacional

Planejamento de Curto Prazo Continuidade do processo nas unidades da administração central (planejamento – ação – acompanhamento e avaliação); Ampliação da iniciativa incluindo as unidades universitárias Adoção de uma modelagem que integre as unidades – universitárias e administrativas. Estabelecimento do cronograma de planejamento visando contemplar os prazos para elaboração do orçamento . Plano UFSC 2011 (PAn)

Participantes do Processo de Planejamento Adm Central (Pró-Reitorias e Secretarias) Unidades Universitárias (Centros) Conselho das Unidades Universitárias Pró-reitorias e Secretarias Etapa I – Seminário de Planejamento Etapa II – Elaboração dos Planos – Projetos Direção das Unidades Universitárias Pró-reitores e Secretários Gestão dos Planos

Acompanhamento Avaliação Planejamento como processo processo Planejamento entrada produto Avaliação de Cenários Resultados da Autoavaliação Demandas internas Objetivos Planos Projetos Acompanhamento Avaliação Seminário de Autoavaliação CPA’s / CSA’s

Definição da Missão, Visão e Princípios da Unidade O Seminário de Planejamento Estratégico conduzido em cada Unidade contou com o seguinte fluxo de atividades: Definição da Missão, Visão e Princípios da Unidade Como produto desse processo temos o documento de Planejamento da Unidade Análise ambiental dos fatores externos e internos Através das listas SWOT Levantamento das Questões Estratégicas Definição das ações necessárias para a resolução das Questões Estratégicas Preenchimento dos Termos de Referência

Linha do tempo 2009 – Seminários de Planejamento: CED, CCA e CDS; Março/2010 – apresentação do modelo e processo de planejamento – Administração Central, Unidades Universitária, GR, Reitor e o Vice-Reitor; Mudança na Estrutura das Unidades Universitárias – Atribuição de CD’s aos vice-diretores para coordenação do planejamento nas unidades. Abril/2010 – Seminários de planejamento: CCJ, CCB, CFM, CSE, CCE, CTC, CCS e SEPLAN; Maio/2010 – Seminários de planejamento: CFH, SINTER e SECARTE; Maio/2010 – realizadas duas Oficinas sobre Projetos e Termos de Referência; Junho/2010 – concursos Julho/2010 – Seminário de planejamento Araranguá e PRDHS; Solicitação do RAV/Pan das unidades da administração central; Agosto/2010 – Seminário de planejamento: Joinville; Setembro/2010 – Seminário de planejamento: Curitibanos.

Plano Estratégico das Unidades Universitárias Processo e Produto Produto até agora: Seminários de todas as Unidades Universitárias e Campi; Planos Estratégicos; O Departamento de Planejamento está agora recebendo os projetos das Unidades.

Alinhamento PDI - Ensino   Objetivos do PDI para o Ensino Assegurar a qualidade do ensino em todos os níveis buscando novos patamares de excelência acadêmica Institucionalizar ações inovadores nas atividades de ensino Buscar novos patamares de excelência na pós-graduação Expandir a oferta de cursos de mestrado profissional e de pós - graduação lato sensu com impacto social Ampliar o acesso qualificado e a efetividade dos processos de formação Institucionalizar ações de interação com os egressos

Alinhamento PDI - Ensino QE1 Ensino de Graduação 1.1 Rever as políticas para os cursos de graduação 1.2 Incrementar o plano pedagógico dos cursos 1.3 Melhorar os cursos de graduação atuais 1.4 Expandir as vagas de cursos de graduação atuais 1.5 Promover a criação de novos cursos de graduação 1.6 Promover planos de qualificação e de capacitação visando a graduação 1.7 Buscar o atendimento de demandas de infra-estrutura para a graduação   QE2 Ensino de Pós-graduação 2.1 Rever as políticas de Pós-graduação 2.2 Consolidar os cursos de Pós-graduação 2.3 Implantar novos cursos de Pós-graduação 2.4 Estimular a integração da Pós-graduação 2.5 Identificar e buscar a Infraestrutura necessária

Alinhamento PDI - Pesquisa Objetivos do PDI para a Pesquisa Promover a implantação de estruturas inovadoras de pesquisa Fortalecer o ambiente institucional da pesquisa de qualidade Fortalecer a inserção regional e a responsabilidade social da UFSC na área de pesquisa Ampliar a internacionalização das atividades de pesquisa QE3 Pesquisa 3.1 Identificar as demandas de pesquisa 3.2 Rever as políticas de pesquisa 3.3 Implantar novas linhas de Pesquisa 3.4 Promover a integração da pesquisa com ensino e extensão 3.5 Identificar e buscar a infraestrutura para a pesquisa 3.6 Buscar recursos financeiros para Pesquisa

Alinhamento PDI - Extensão Objetivos do PDI para a Extensão Melhorar as ações e estimular propostas inovadoras de interação comunitária Ampliar e melhorar as ações de interação como os setores organizados da sociedade QE4 Extensão 4.1 Identificar as demandas de extensão 4.2 Rever as políticas de extensão universitária 4.3 Identificar o potencial para extensão na UFSC 4.4 Estimular novos projetos de extensão 4.5 Identificar demandas de infraestrutura para extensão

Alinhamento PDI - Gestão Objetivos do PDI para Gestão Institucionalizar as práticas de planejamento e gestão estratégicos Aprimorar a gestão organizacional QE5 Estrutura organizacional 5.1 Rever a estrutura organizacional da UFSC 5.2 Rever as atribuições estabelecidas 5.3 Melhorar os processos administrativos 5.4 Atualizar e criar sistemas de apoio administrativos 5.5 Adequar os sistemas de indicadores e avaliação

Alinhamento PDI - Gestão Objetivos do PDI para Pessoal Implementar ações inovadoras para o aprimoramento individual dos servidores visando a melhoria do desempenho institucional Fortalecer e profissionalizar a comunicação e o relacionamento interno e externo QE6 Pessoal 6.1 Rever as políticas de pessoal 6.2 Conhecer e buscar atendimento das demandas de pessoal 6.3 Rever e ampliar o programa de capacitação de pessoal 6.4 Rever os programas de integração e/ou de motivacão de pessoal 6.5 Incrementar a qualidade de vida no trabalho 6.6 Melhorar os meios para o trabalho

Alinhamento PDI - Gestão Objetivos do PDI para Infraestrutura Adequar a infraestrutura e sua gestão às demandas da atualidade QE7 Infraestrutura 7.1 Identificar e buscar atendimento de necessidades de Espaço físico 7.2 Incrementar a mobilidade e acessibilidade nos Campi 7.3 Incrementar os programas de manutenção na UFSC 7.4 Melhorar e ampliar os meios de comunicação 7.5 Identificar e prover os equipamentos e meios necessários 7.6 Incrementar a segurança física e patrimonial

Alinhamento PDI - Gestão Objetivos do PDI para Captação de Recursos Implementar ações buscando ampliar a captação de recursos para a consecução das políticas institucionais QE8 Recursos financeiros 8.1 Promover a captação de recursos financeiros de fontes adicionais 8.2 Buscar ampliação e rever a distribuição do orçamento da UFSC

Alinhamento PDI – Cultura e Arte Ampliar o ambiente cultural e artístico da UFSC para aperfeiçoar a formação do ser humano Promover maior articulação com as unidades universitárias nas atividades artístico-culturais Ampliar as ações da UFSC como um centro irradiador de artes e da cultura em Santa Catarina

Questão Estratégica – Ação - Projeto Exemplo – Dimensão Ensino 1.3 Melhorar os cursos de graduação atuais CCA Promover realização de eventos (seminários, semanas Universitárias, fóruns, e outros); Fortalecer as dimensões da sustentabilidade em seminários, conteúdos de disciplinas, projetos de pesquisa, extensão, trabalho de conclusão de curso e estágio conclusão de curso; Criar estratégias para motivar professores e alunos CDS Promover mecanismos de articulação entre os responsáveis pelas disciplinas Aumentar o nível de exigência nas disciplinas dos cursos (G e PG) CCE Analisar a situação atual dos cursos CCS Promover a integração entre cursos; Buscar contato com os egressos dos cursos; CFH Desenvolver o Ensino de Graduação Ampliar a quantidade de núcleos e laboratórios de ensino e pesquisa Promover a integração dos alunos em atividades de pesquisa e extensão Estabelecer critérios de avaliação; Promover a integração entre as unidades pertencentes ao centro; Uso dos novos instrumentos de socialização do conhecimento; Interdisciplinaridades; CAR Considerar a participação e valorização estudantis Promover a captação de alunos; Buscar formas de melhorar a permanência dos alunos;

Objetivos do PDI para o Ensino Assegurar a qualidade do ensino em todos os níveis buscando novos patamares de excelência acadêmica Institucionalizar ações inovadores nas atividades de ensino Buscar novos patamares de excelência na pós-graduação(é parte do primeiro) Expandir a oferta de cursos de mestrado profissional e de pós - graduação lato sensu com impacto social Ampliar o acesso qualificado e a efetividade dos processos de formação Institucionalizar ações de interação com os egressos QE1 Ensino de Graduação (questões das Unid. Universitárias) 1.1 Rever as políticas para os cursos de graduação 1.2 Incrementar o plano pedagógico dos cursos 1.3 Melhorar os cursos de graduação atuais 1.4 Expandir as vagas de cursos de graduação atuais 1.5 Promover a criação de novos cursos de graduaçaõ 1.6 Promover planos de qualificação e de capacitação visando a graduação 1.7 Buscar o atendimento de demandas de infra-estrutura para a graduação CCB - Implementar políticas para reconhecimento e compensação do CCB como centro de excelência no ensino CCA - Criar políticas de ensino que contenha perfil, sistema de avaliação contínua, apoio pedagógico, retroalimentação (egressos, produtores), código de conduta (docente - discente); CCA - Valorizar coordenadores, colegiado de cursos, coordenadorias de ensino e estágio; CDS - Estabelecer as políticas e prioridades em relação ao atendimento da sociedade Segue...

Análise Preliminar DPL Identificação de temas transversais convergentes com o diagnóstico realizado ao longo de 2009 - Grandes Temas - CAPLAN Estrutura e Organização Administrativa Processos organizacionais Atualização da Legislação Documentação Formal da Instituição Não-conformidades Distribuição de STAE Segurança e saúde no trabalho Sistemas de informações Logística (patrimônio, compras, distribuição e serviços) Projetos, Convênios e Contratos Projeto REUNI e Novos Campi Afetos a processos administrativos e normas Afetos a pessoal Afetos a infraestrutura

Análise Preliminar DPL Temas destacados nas Unidades Universitárias Estrutura Administrativa Dificuldade na Gestão das Unidades Universitárias – profissionalização da gestão Distanciamento entre unidades administrativas e unidades de ensino Pouco conhecimento da estrutura e objetivos institucionais Distanciamento entre servidores tecnico administrativos e servidores docentes Desmotivação Pessoal Distribuição , capacitação (gestão) Excesso de carga horária docente em atividades administrativas Espaço Físico (expansão e adequação) Segurança Manutenção patrimonial e Compras Sistemas, Suporte TI Distanciamento endtre serv docentes e sta’s Desmotivação e descompromisso Infraestrutura

Encaminhamentos Finalização dos Planos Anuais (Un. Univ e Adm Central) Sistematização e Consolidação dos Planos das Unidades Construção do Plano Anual UFSC Composição dos Planos – PAn UFSC 2011 Aprovação do PAn UFSC 2011 Institucionalização do Planejamento Inserção no Calendário UFSC Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Nível estratégico Campanha de sensibilização Planejamento Estratégico PDI PDI Nível tático Plano Anual Plano Anual Plano Anual Plano Anual Plano Anual Avaliações anuais Nível operacional

Departamento de Planejamento – Seplan Contatos: Hans Michael van Bellen – hans@reitoria.ufsc.br Eladir Maria Anália Domingos - eladir@reitoria.ufsc.br Anna Petrassi – annapetrassi@reitoria.ufsc.br Fone: DPL – 3721-9941 Seplan –3721-8418