Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
Advertisements

O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016.
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Gestão de Tutoria Adriana Domingues Freitas – Cruzeiro do Sul Virtual Karen Diana M. Arsenovicz - Cruzeiro do Sul Virtual Hugo Batista Fernandes - Cruzeiro.
Nesta aula você conhecerá a origem da tutoria. Vamos iniciar?
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
A Importância da Comunidades de Prática de Compras no Brasil
Projeto: “Inglês com música: novas práticas para o aprendizado do idioma”
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Adaptação da Mediação a Diferentes Perfis de Públicos e Áreas
Introdução a Educação a Distância
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Informações importantes
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Escola municipal de ensino fundamental fidel Zanchetta
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de Pessoas
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Documentos e Propostas legais
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
Metodologia do Ensino Superior
Aula 5 Professor Douglas Pereira da Silva
PRÁTICA DOCENTE DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Cíntia Alves Sanches, Patrícia Cristina Silveira, Alexandre Lins.
LEGENDAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Habilidade X Relacionamentos: receitas para o sucesso
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
ENTREVISTA Profa. Gabriela R. Zinn.
Cinema e Educação Tudo que Aprendemos Juntos
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
23 ° CIAED - Metodologias ativas e tecnologias aplicadas à Educação
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
Principais Contextos do Uso Atual de Testes Profa. Greici Macuglia.
Competências Gerais da BNCC
Competências Gerais da BNCC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
OBJETIVO Os Estudos Dirigidos apresentam-se como instrumento capaz de viabilizar as exigências de qualidade pedagógica requeridas por um processo educacional.
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
SEMANA PEDAGÓGICA 2017/1: METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?

HABILIDADES SOCIAIS DO TUTOR VIRTUAL: ANÁLISES A APROXIMAÇÕES Orientador: Adriano Rodrigues Ruiz

OBJETIVO DA PESQUISA Fazer aproximações entre as habilidades sociais dos professores, as funções dos tutores virtuais e as habilidades sociais requeridas deste profissional.

Apresentar a importância das tecnologias da informação e da comunicação no contexto escolar

Relacionar a educação a distância com as tecnologias da informação e da comunicação

Situar o tutor entre os profissionais de EAD, identificar suas funções;

Compreender o conceito de habilidades sociais e analisar sua influência das habilidades do professor no processo de ensino e aprendizagem e nas relações sociais do contexto escolar;

ONDE? PESQUISA QUALITATIVA LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO INTERPRETAÇÃO E INFERÊNCIA ONDE?

O TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cada instituição define a composição de sua equipe levando em conta os objetivos, as demandas do projeto e os recursos disponíveis. Exemplos: Gestora De autores ou conteudistas Pedagógica De design instrucional De arte De monitoria pedagógica Tecnológica

ATRIBUIÇÕES DO TUTOR Responsável por ofertar situações de aprendizagem interativas Encorajar as inteligências coletivas Conduzir as discussões Amenizar conflitos Orientar as leituras e procedimentos de estudo Esclarecer dúvidas e ajudar nas produções Auxiliar no desenvolvimento da autoconfiança Suscitar o processo de autoria Fomentar questionamentos.

Auxiliar os estudantes a superarem os papéis de receptores da informação e ajudá-los a tornarem-se pesquisadores, exploradores e usuários da informação (MILL et al, 2008).

“o docente-tutor é um elemento-chave para o desenvolvimento cognitivo do estudante nas atividades individuais e coletivas ao longo da disciplina”. (MILL et al., 2008, p. 114)

o calor humano e o compartilhamento. A comunicação entre tutor e alunos deve ser clara, objetiva e possibilitar a aproximação, o calor humano e o compartilhamento.

Del Prette e Del Prette (2001, p. 31) HABILIDADES SOCIAIS “o termo habilidades sociais refere-se à existência de diferentes classes de comportamentos sociais no repertório do indivíduo para lidar de maneira adequada com as demandas das situações interpessoais”. Del Prette e Del Prette (2001, p. 31)

expressão de sentimento positivo de trabalho empáticas HABILIDADES SOCIAIS civilidade expressão de sentimento positivo de trabalho empáticas Assertivas, de direito e cidadania automonitoria comunicação

Ano Artigos Dissertações Teses Total 1996 02 -- 1997 1998 2005 01 2006 2007 2008 2009 04 2010 2011 2012 2013 2014 13 07 03 23

ESTUDOS SOBRE HABILIDADES SOCIAIS DO PROFESSOR POR NÍVEL DE EDUCAÇÃO Artigos Dissertações Teses Total Ed. Infantil e Ens. Fundamental 01 --- Ens. Fundamental 03 04 08 Ens. Fundamental e Ed. Especial Ens. Fundamental e Ens. Médio 02 -- Ed. Infantil ao Ens. Superior Ens. Superior 09 06 17

PROGRAMAS DE TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DO INDÍVIDUO DE SE RELACIONAR COM O OUTRO DE MANEIRA PRODUTIVA E SATISFATÓRIA AMPLIA O REPERTÓRIO DA HABILIDADES SOCIAIS DO INDIVÍDUO

Criar um ambiente de comunicação fácil e confortável contribui para que o participante não se sinta isolado dos colegas (TELES, 2009)

Gratificar Pedir e dar feedback Elogiar HABILIDADES SOCIAIS DE COMUNICAÇÃO Fazer e responder perguntas Pedir e dar feedback Gratificar Elogiar Iniciar, manter e encerrar conversação

feedback é um elemento crítico para reforçar o aprendizado Feedback: mecanismo de regulação de desempenho que geram determinados resultados feedback é um elemento crítico para reforçar o aprendizado o feedback adequado para cada situação irá auxiliar o aluno a ter uma compreensão necessária do assunto estudado certos tipos de feedback podem despertar maior ou menor reação nos alunos

REFERÊNCIAS

MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO!