O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Advertisements

1 ABORDAGENS DE ECLE COM BASE EM PROCESSOS CAP. 5 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília.
1 HISTÓRICO DO ECLE CAP.2 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt.
Autora: Maria de Lourdes Vieira Universidade Estadual de Goiás Anápolis-GO.
IMPLICAÇÕES DA ABORDAGEM VYGOTSKIANA PARA A EDUCAÇÃO
O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. A linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas.
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
TRABALHO POR PROJETO: DIVULGAÇÃ DO RESULTADO Pesquisando sobre o TRABALHO POR PROJETO: DIVULGAÇÃ DO RESULTADO.
Reunião Pedagógica Língua Inglesa 03 e 04 /02/2011.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS Adaptado de Nap Lorena. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS.
Variação Linguística A Variação de uma língua é o modo pelo qual ela se diferencia, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto Histórico, Geográfico.
 Ainda usamos o famoso método do “bá-bé-bi-bó-bu”?
Tecnologias na Sala de Aula Ferramentas e Possibilidades Pedagógicas Professora Orientadora: Naira Delazari.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
PSICOPEDAGOGIA Msc. Luciene de O. Vieira.. O fracasso é do aprendente ou do ensinante.
MÓDULO 1 A Arte de Escrever – Parte 1
A Yes! Com mais de 40 anos de experiência, a missão da Yes! é despertar seus alunos para o universo cultural dos países de língua inglesa e espanhola,
Educação Híbrida na Escola.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
LER É DIVERTIDO, ESCREVER É MÁGICO!
Projeto: “Inglês com música: novas práticas para o aprendizado do idioma”
Coordenação: Profª Ana Maria M. Roeber Prof. Marcelo Korberg
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Texto, gênero e discurso
Prof. Arthur Albertin.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Português Instrumental e Redação Técnica EAD – 30 HORAS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA
Introdução a Educação a Distância
Síntese do diagnóstico com trabalhadores do Poupatempo
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
GESTÃO DO CONHECIMENTO.
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
Introdução a Educação a Distância
Atividades de sala de aula no ECLE
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Gerenciamento Produtivo de Reuniões
Organização Programática 2º Ciclo
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
Coloque a data na qual a atividade se desenvolveu, se for publicação, a data da publicação. Se for uma atividade que duro mais de um dia colocar data de.
Literatura em Quadrinhos Ler brincando. Informações: O grupo: Bianca Costa Claudia Guiomar F. Teixeira Sara Texto de: Patrícia Kátia da Costa Pina Capítulo.
Língua Portuguesa Aula 1 Prof. Fábio Simas.
Indisciplina na Sala de Aula
COMPONENTES: Cesar Emanoel
Escrita e interação KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA – SEGUNDA GRADUAÇÃO
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
O ENSINO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA
Temática em causa: A GESTÃO DA SALA DE AULA. Objectivos do tema: 1.Explicar porque é que a gestão da sala de aula é um tópico tão importante para os professores.
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
Concordância e variação linguística
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Grupo IBEP Educação Grupo editorial 100% brasileiro.
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa Prof. Luciano Oliveira.
COMO SERÁ DESENVOLVIDO?
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Transcrição da apresentação:

O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (ECLE- cap. 1) Baseado na obra de Jack C. Richards Elaborado por Cecília Hartt

Cap.1-O que é ensino comunicativo de línguas estrangeiras? Conjunto de princípios aplicados às metas de ensino de línguas estrangeiras, como a forma pela qual os alunos aprendem um idioma, os tipos de atividades em sala de aula que facilitam o aprendizado e os papéis desempenhados por professores e alunos em uma sala de aula.

As Metas do Ensino de Lìnguas Estrangeiras Meta do ECLE = competência comunicativa Competência gramatical = conhecimento responsável por nossa capacidade de produzir sentenças em um idioma (partes do discurso, tempos verbais, frases, orações, modelos e sentenças) e como são formadas as sentenças.

COMPETÊNCIA COMUNICATIVA Saber como usar a linguagem para uma série de finalidades e funções diferentes; Saber como variar o uso da linguagem de acordo com as circunstâncias e os participantes ( saber quando utilizar um discurso formal ou informal ou quando usar a linguagem de maneira apropriada para a comunicação escrita ou falada)

COMPETÊNCIA COMUNICATIVA Saber como produzir e entender diferentes tipos de textos (narrativas, relatórios, entrevistas e diálogos); Saber como manter a comunicação apesar das limitações no conhecimento de um idiomas (uso de diferentes estratégias de comunicação).

Como os alunos aprendem uma língua estrangeira Interação aluno e usuários do idioma. Criação coletiva de significado. Criação, através do idioma, de interações carregadas de significado e com propósitos definidos. Negociação de significado a medida em que o aluno e seu interlocutor cheguem a um entendimento.

Como os alunos aprendem uma língua estrangeira Aprendizado por meio do uso do feedback que os alunos recebem ao longo de seu processo de uso do idioma. Atenção voltada à linguagem que se ouve (o input) e a tentativa de incorporar as novas formas em sua competência comunicativa. Colocar a prova e fazer experiências com diferentes formas de expressão social.

Tipos de atividades em sala de aula que facilitam o aprendizado Atividades de trabalho em pares; Dramatizações; Atividades em grupos; Projetos.

Papéis dos alunos e professores em sala de aula Alunos: participar de atividades em aula que se fundamentam em uma abordagem cooperativa, assumindo maior responsabilidade por seu próprio aprendizado. Professores: facilitadores ou monitores, aceitando o erro como parte do processo do ensino-aprendizagem de línguas.