Avaliação do Serviço de Atenção Farmacêutica Eduardo Rocha Vinholes (IC - PUIC); Graziela Modolon Alano (PQ); Cleidson Valgas(PQ) Dayani Galato (PQ) Núcleo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

- REGULAMENTADO PELA RESOLUÇÃO N. 9 DE 24 DE MAIO DE DE ACORDO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO -DEVERÁ INCLUIR NECESSARIAMENTE.
PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
São Paulo – Fevereiro de 2011 Departamento de Ações Programáticas - SBPT.
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
A Importância do Farmacêutico Clínico
Programa Tutores FMUSP Estrutura e implantação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Patrícia Lacerda Bellodi*, Maria Eugenia Vanzolini,
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
O trabalho em equipe no contexto hospitalar: Reflexões à partir da experiência de um programa de residência multiprofissional em saúde. Podemos definir.
Orientador: Cássio Adriano Braz Aquino
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
O USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO CURSO TÉNICO DE HEMOTERAPIA COMO UMA ESTRATÉGIA PARA APROXIMAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO Autores: Rosiane Mello Zibetti, Loriley.
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
ESF Integralidade da assistência
Resultados Conclusões Através da detecção de RAM’s e problemas relacionados ao uso inadequado de medicamentos, foi possível diminuir o número de hospitalizações.
Conclusões e recomendações
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Medicamentos no contexto local indígena Guarani (Litoral de SC)
ANÁLISE CRÍTICA DOS PROGRAMAS DE ASMA NO BRASIL Dr. Alcindo Cerci Neto Universidade Estadual de Londrina Secretaria Municipal de Saúde de Londrina.
A organização do processo de trabalho e da assistência à saúde: análise dos municípios que compõem a 7ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Santa.
Estudo de Utilização de Medicamentos em Colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. Área da Saúde. ALANO, Graziela M.
Didática aplicada à Enfermagem
Controle Social, Saúde Mental e Cidadania: Estudo dos relatos de usuários e familiares participantes de um curso de controle social Bolsista: Aline da.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Implementação das PIC. Organização de uma equipe técnica de referência Conforme discussão da “Inserção das PIC na rede de saúde”, sabe-se que um dos passos.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
DETERMINAÇÃO DE FATORES EXTRÍNSECOS AO PACIENTE PORTADOR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) E/OU DIABETES MELITTUS (DM) USUÁRIOS DA FARMÁCIA CENTRAL.
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
 ANÁLISE CRÍTICA O ensino das graduações de saúde deve formar profissionais generalistas nas diversas profissões. A iniciativa do curso foi bastante proveitosa,
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
MEMÓRIA E IDOSO: EXPERIÊNCIA DA LIGA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE BOTUCATU (LGGB) NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SÍNDROMES DEMENCIAIS Oliveira, CC; D’Oliveira,
Dayse Carvalho do Nascimento
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
São realizadas, predominantemente, atividades de saúde seguindo conteúdos de programas do Ministério da Saúde, e não baseadas no conhecimento dos indivíduos.
Apesar do aparente conhecimento teórico do que é Educação em Saúde por parte dos profissionais, há evidências de execução da educação baseada na mistura.
Unimed Vitória A Unimed Vitória possui uma história marcada por desafios e conquistas desde a sua fundação em Nos últimos anos, o Sistema Unimed.
vídeo
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
Apresentação do novo modelo
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
O impacto do atendimento odontológico domiciliar em idosos. Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da Saúde Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da.
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Termo de Terminalidade
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
Contribuição da criança no estoque domiciliar de medicamentos Ciências da Saúde. Gabriela Colonetti Beckhauser (Bolsista de Iniciação Científica- PUIC)
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

Avaliação do Serviço de Atenção Farmacêutica Eduardo Rocha Vinholes (IC - PUIC); Graziela Modolon Alano (PQ); Cleidson Valgas(PQ) Dayani Galato (PQ) Núcleo de Pesquisa em Atenção Farmacêutica e Estudos de Utilização de Medicamentos – NAFEUM – Curso de Farmácia – Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL Resultados O SAF desenvolve basicamente dois tipos de atividades, os atendimentos individuais e as ações de Educação em saúde. Durante a avaliação dos indicadores do Serviço, observou-se que neste período foram atendidos em torno de 60 pacientes e 22 palestras. Os profissionais de saúde entrevistados relataram que a atividade desenvolvida pelos farmacêuticos colaborou significativamente para que os sujeitos compreendessem de forma clara a necessidade de adesão aos tratamentos propostos. As percepções obtidas dos pacientes mostraram que o atendimento individual serve para esclarecer muitas dúvidas sobre a farmacoterapêutica e permite ao paciente questionar ao profissional as dúvidas que possui sobre os medicamentos que utiliza e outros cuidados com a sua saúde. A partir dos resultados obtidos no grupo nominal, foi proposto posteriormente uma estrutura mínima para implantação do SAF em unidades do SUS contemplando recursos humanos, estrutura física e logística Quanto a recursos humanos ficou definido que a condição mínima deveria ser um farmacêutico, com perfil de dedicação ao estudo e aprendizado permanente, com domínio de ferramentas de busca de informação, responsabilidade, habilidade de dialogo e comunicação, com capacitação e aptidão para desenvolver trabalho de atenção farmacêutica. É necessário um espaço físico próprio para atividade, onde foram definidas características quanto possuir fácil acesso ao público, com suporte mínimo para três pessoas, oferecer privacidade, com pouca poluição sonora, iluminação e temperatura agradável. Em relação a organização logística, ficou estabelecido como critérios mínimos a disponibilidade de tempo suficiente para o farmacêutico fazer atendimentos individuais e estudo dos casos, possibilidade de discussão conjunta com outros profissionais sobre o plano de ação e encaminhamento de pacientes por outros serviços de saúde. Perspectivas Parte dos critérios identificados como limitações e sugestões estão este semestre em processo de implementação. O serviço continua funcionando no ambiente mutiprofissional de saúde com atendimentos individuais e ações de Educação em Saúde. O estágio do curso de Farmácia esta cada vez mais integrado com o SAF, principalmente no novo currículo, onde os alunos já iniciam o estágio no quarto período. Está em elaboração um artigo com os resultados obtidos no processo de avaliação do SAF pelos profissionais envolvidos no serviço, que após concluído, será submetido a avaliação para publicação na revista Ciência e Saúde Coletiva. Considerações finais O impacto do serviço perante os pacientes, profissionais da saúde de grupos atendidos e profissionais integrantes da equipe foi bastante positivo, pois colaborou para maior integração e troca de conhecimentos e entre o corpo docente, os alunos do estágio e os membros da comunidade A estrutura do serviço mostrou ser adequada para sua execução, porém foram identificadas necessidades de melhorias e aperfeiçoamento com a finalidade de tornar as atividades mais ágeis e o ambiente mais apropriado para os atendimentos individuais. Verificou-se que a estrutura necessária para a implantação do SAF em unidades de saúde do SUS é bastante simples, sendo destacado como ponto mais importante um farmacêutico com perfil adequado para a execução do serviço, que seria além de conhecer o processo de atenção farmacêutica, ter disponível fontes de informação confiáveis. Introdução A Atenção Farmacêutica é um modelo de cuidado no nível primário de atenção que objetiva atender as necessidades relacionadas à farmacoterapia, no qual o farmacêutico assume uma prática centrada no paciente e desenvolve em conjunto ações que promovam o uso racional de medicamentos (CIPOLLE et al., 2004). Na Unisul existe uma clínica de atendimento que conta com a participação de enfermeiros, médicos, odontólogos, fisioterapeutas e psicólogos, enfatizando que, integrando esta atividade, há um ano temos o Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF). Atualmente o SAF atende pacientes vindos de clínicas da Universidade, de outros projetos de extensão, de outros bairros da cidade e até mesmo de outras cidades. Para realizar este processo o SAF conta hoje com a participação efetiva de três farmacêuticos e a colaboração de outros dois. Tem-se também, vários alunos envolvidos, inclusive com a inserção piloto do estágio curricular em farmácia. Um processo de avaliação do SAF é fundamental, pois a partir destes dados poderão ser determinados os pontos fortes e os que precisam ser melhorados, entre estes, os relacionados com a estrutura física, recursos humanos e organização de atendimento. . Objetivo Avaliar o Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) implantado na Unisul Métodos Na etapa de avaliação de percepção, foi realizada a técnica de grupo nominal com a equipe do serviço e entrevistas com alguns pacientes do serviço. Na etapa de análise dos resultados com a equipe do serviço, foram mobilizados os farmacêuticos envolvidos no Serviço e os bolsistas e colaboradores que estavam interessados em contribuir. Para a realização do processo de avaliação foi necessário inicialmente identificar um consenso sobre os aspectos a serem avaliados. Para construção deste consenso foi adotada a técnica de grupo nominal, com a participação de todos integrantes da equipe do serviço. Foram avaliadas desde a estrutura do serviço até a contribuição deste nas rotinas dos integrantes da equipe e na dos pacientes. A atividade de grupo focal e as entrevistas individuais foram gravadas e os discursos foram transcritos, com o objetivo de enquadrar em categorias para posterior análise Ao final deste evento foi realizado um grupo focal que teve por finalidade identificar o contexto no qual o SAF foi incluído e para realizar a avaliação final e perspectivas do Serviço. Sendo solicitado aos componentes do evento a sua percepção sobre o SAF nos diferentes contextos ao qual estava inserido (Curso de graduação em Farmácia, Universidade e Comunidade). Referências Bibliográficas CIPOLLE, R.J.; STRAND, L.M.; MORLEY, P.C. Pharmaceutical Care Practice: The Clinician’s Guide. 2 nd ed., McGraw-Hill, 2004. HEPLER, Charles D.; STRAND, Linda M. Oportunidades y responsabilidades en la Atención Farmacéutica. Traducido de Am J Hosp Pharm. Pharmaceutical Care España, n. 1, p 35-47, 1999. MANASSE, H.R. Jr. Medication use in an imperfect world: Drug misadventuring as an issue of public policy: part I. American Journal Hospital Pharmacist, v. 46, p. 924-944, 1989. VINHOLES, E. R.; ALANO, G. M.; GALATO, D. Educação em saúde: A experiência do Serviço de Atenção Farmacêutica da Universidade do Sul de Santa Catarina no contexto do Uso Racional de Medicamentos. Rev. Saúde e Sociedade, 2008. Apoio CNPq/MS – UNISUL