Estratégia Mercadológica Unidade 4 Segmentação, Diferenciação e Posicionamento Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
OBJETIVO Estudar as técnicas de segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de mercado. Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
Mercado
O que é Segmentação de Mercado? “A segmentação consiste no processo de dividir um mercado em grupos de compradores potenciais com necessidades, desejos, percepções de valores ou comportamentos de compras semelhantes” (CHURCHILL Jr.; PETER, 2000, p. 204). Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
Tipos de segmentação de mercado Mercado de massa; Segmentos específicos do mercado de massa; Nichos definidos de atuação; Mercado sob medida. Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
Padrões de segmentação Concentração em segmento único; Especialização seletiva; Especialização de mercado; Especialização de produto; Cobertura ampla. Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
Estratégia de marketing Estratégia de concentração Produto Praça Promoção Preço Estratégia de marketing de massa Mercado total Composto de marketing único Produto Praça Promoção Preço Segmento A Estratégia multisegmento Produto Praça Promoção Preço Mais de um composto de marketing Segmento C Produto Praça Promoção Preço Estratégia de concentração de mercado Segmento A Composto de marketing único Produto Praça Promoção Preço Estratégia de nicho Nicho Composto de marketing unitário
Concentração em segmento único M1 M2 M3 P1 P2 P3 Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
Padrões de segmentação Concentração em segmento único; Especialização seletiva; Especialização de mercado; Especialização de produto; Cobertura ampla. Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
Especialização Seletiva M1 M2 M3 P1 P2 P3 Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
Padrões de segmentação Concentração em segmento único; Especialização seletiva; Especialização de mercado; Especialização de produto; Cobertura ampla. Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
Especialização de Mercado M1 M2 M3 P1 P2 P3 Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
Padrões de segmentação Concentração em segmento único; Especialização seletiva; Especialização de mercado; Especialização de produto; Cobertura ampla. Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
Especialização de Produto M1 M2 M3 P1 P2 P3 Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
Padrões de segmentação Concentração em segmento único; Especialização seletiva; Especialização de mercado; Especialização de produto; Cobertura ampla. Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
Cobertura Ampla M1 M2 M3 P1 P2 P3 Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
Pensamento e sentimento do comprador Comportamento de compra Demográfica Geográfica Psicográfica Pensamento e sentimento do comprador Comportamento de compra Bases da Segmentação de Mercado de Consumo
Posicionamento de mercado é “a maneira como um produto é definido pelos consumidores, no que diz respeito aos atributos importantes”, isto é, “...o lugar que o produto ocupa na mente dos consumidores em relação aos produtos concorrentes”. (Kotler, 2000, p. 321) Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
Estratégias de Posicionamento de Marketing por Atributos e Benefícios por Qualidade ou Preço por Aplicação ou Utilização Estratégias de Posicionamento de Marketing por Categoria de Produtos por Usuário por concorrente Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
Estratégia Mercadológica Unidade 4 Segmentação, Diferenciação e Posicionamento Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha