Glossário de Marketing

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Transcrição da apresentação:

Glossário de Marketing Profª Drª Louise Lage Fonte.: Princípios de Marketing, Kotler & Armstrong.

Glossário de A a Z Administração de Marketing – A análise, o planejamento, a implementação e o controle e o controle de programas desenvolvidos para criar, construir e manter trocas benéficas com compradores-alvo para que sejam alcançados os objetivos organizacionais. Marketing – Processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio de criação. Oferta e troca de produtos e valor com os outros. Produto – Qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo. Serviços – Atividades ou benefícios oferecidos para venda que são essencialmente intangíveis e não resultam na posse de nada. Gestão da Qualidade Total (Total Quality Management – TQM) – Programas desenvolvidos com o intuito de aumentar constantemente a qualidade de produtos , serviços e processos de marketing. Satisfação do Cliente – A intensidade com que o cliente percebe o desempenho de produtos em relação às suas expectativas . Se o desempenho não corresponder às expectativas do cliente, ocorrerá a insatisfação corresponder, o comprador ficará satisfeito. Se exceder às expectativas, então ele ficará encantado.

Glossário de A a Z Valor para o Cliente – A diferença entre o que o cliente ganha adquirindo e utilizando um produto e o que gasta para fazer a aquisição. Declaração de missão – Uma declaração do propósito da organização – o que ela quer realizar em um ambiente maior. Definição de mercado-alvo – O processo de avaliar a atividade de cada segmento de mercado e selecionar um ou mais segmentos para entrar. Desenvolvimento de produto – Uma estratégia para o crescimento da empresa em que se procura oferecer produtos modificados, ou novos produtos, para os segmentos de mercado atuais. Trata-se de transformar o conceito do produto em um produto físico para assegurar que a idéia do produto se transforme em produto vendável. Desenvolvimento do mercado – Uma estratégia para o crescimento da empresa em que se procura identificar e desenvolver novos segmentos de mercado para os produtos atuais da empresa. Diversificação – Uma estratégia para o crescimento da empresa em que se procura abrir ou comprar negócios que não fazem parte dos produtos e mercados atuais da empresa. Estratégia de marketing – A lógica de marketing por meio da qual a unidade de negócios espera alcançar seus objetivos de marketing.

Glossário de A a Z Implementação de marketing – O processo que transforma as estratégias de marketing em ações, para que os objetivos estratégicos sejam atingidos. Matriz de crescimento/participação – Um método de planejamento de portfólio que avalia as unidades estratégicas de negócios da empresa em termos de taxa de crescimento do mercado e participação de mercado relativa. As UEN(s) são classificadas como estrela, vaca leiteira, criança-problema ou abacaxi. Mix de marketing – Um conjunto de ferramentas de marketing táticas e controláveis – produto, preço, praça e promoção – que a empresa utiliza para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo. Penetração de mercado – Uma estratégia para o crescimento da empresa em que se procura aumentar as vendas dos produtos atuais para os segmentos de mercado atuais sem alterar os produtos. Planejamento de mercado – Processo de desenvolvimento e manutenção de um ajuste estratégico entre as metas e as capacidades da organização e suas oportunidades de marketing em mutação. Ele conta com uma definição clara da missão da empresa, o estabelecimento de seus objetivos, seu portfólio de negócios e a coordenação de estratégias funcionais. Portfólio de negócios – O conjunto de negócios e produtos que constituem a empresa.

Glossário de A a Z Posicionamento de mercado – Fazer com que um produto ocupe um lugar claro, distinto e desejável na mente dos consumidores-alvo em relação aos produtos concorrentes. Processo de marketing – O processo de (1) analisar oportunidades de marketing, (2) selecionar mercados-alvo, (3) desenvolver o mix de marketing e (4) administrar o esforço de marketing. Segmentação de mercado – O processo de dividir o mercado em grupos de compradores com diferentes necessidades, características ou comportamentos que poderiam exigir produtos ou mix de marketing distintos. Segmento de mercado – um grupo de consumidores que respondam de maneira similar a determinado conjunto de esforços de marketing. Unidade Estratégica de Negócios (UEN) – Unidade da empresa que possui missão e objetivos separados, e pode ser planejada independemente dos outros negócios da empresa. Uma UEN pode ser uma divisão da empresa, uma linha de produto de uma divisão ou, às vezes, um único produto ou marca. Canal de comunicação não pessoal – Mídia que veicula mensagens sem contato pessoal ou realimentação, incluindo as principais mídias, atmosfera e os eventos. Canais de comunicação pessoal – Canal por meio do qual duas ou mais pessoas se comunicam diretamente uma com a outra, seja cara a cara, por telefone, por correio ou via internet.

Glossário de A a Z Comunicação boca a boca – Comunicação pessoal sobre um produto realizada entre compradores-alvo e seus vizinhos,amigos, membros da família e associados. Comunicação integrada de marketing (CIM) – Conceito segundo o qual uma empresa integra e coordena cuidadosamente seus vários canais de comunicação de modo a transmitir uma mensagem clara, consistente e atraente sobre a organização e seus produtos. Marketing direto – Comunicações diretas com consumidores individuais cuidadosamente definidos como alvo, com o objetivo de obter resposta imediata e cultivar relacionamentos duradouros. Mix de comunicações de marketing (mix de promoção) – Mix específico de ferramentas propaganda, venda pessoal, promoção de venda, relações públicas e marketing direto que uma empresa utiliza para perseguir seus objetivos de divulgação e marketing. Promoção de Vendas – Incentivos de curto prazo para estimular a compra ou venda de um produto ou serviço. Propaganda – Qualquer forma paga de apresentação e promoção não pessoal de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. Relações Públicas – Desenvolvimento de boas relações com os diversos públicos da empresa pela obtenção de publicidade favorável, construção de uma boa imagem corporativa e administração ou impedimento da disseminação de boatos, histórias ou eventos desfavoráveis.

Glossário de A a Z Agência de Publicidade – Empresa prestadora de serviços de marketing que auxilia outra empresa a planejar, preparar, implementar e avaliar todas as partes de seus programas de propaganda. Objetivo da Propaganda – Atividade específica de comunicação a ser realizada para um público-alvo específico, durante um período de tempo específico. Promoção no ponto-de-venda – Colocação de displays e demonstrações no ponto-de-compra ou venda. Análise da concorrência – Processo de identificação de concorrentes-chave; de avaliação de seus objetivos, estratégias, forças e fraquezas e modelos de reação; de seleção dos concorrentes a atacar ou evitar. Benchmarketing – Processo de comparação entre os produtos e processos da empresa e os concorrentes ou empresas líderes em outros setores, com a finalidade de descobrir maneiras de melhorar a qualidade e desempenho. Cadeia de valor – Importante ferramenta para identificar meios de criar mais valor para o cliente. Custo total para o cliente – Total de todos os custo monetários, de tempo, de energia e psicológico associados a uma oferta de marketing.

Glossário de A a Z Desafiante de mercado – Empresa que ocupa o segundo lugar em um setor e luta com afinco para aumentar sua participação de mercado. Empresa centrada no cliente – Empresa que foca o desenvolvimento do cliente ao elaborar suas estratégias de marketing e ao entregar valor superior a seus clientes-alvo. Empresa centrada no concorrente – Empresa cujas manobras são baseadas principalmente nas ações e reações dos concorrentes. Empresa centrada no mercado – Empresa que reparte sua atenção equilibradamente entre clientes e concorrentes ao elaborar suas estratégias de marketing. Estratégia competitiva de marketing – Estratégia que posiciona solidamente a empresa contra os concorrentes e lhe confere a mais forte vantagem estratégica possível. Líder de mercado – Empresa que detém a maior participação de mercado dentro de um setor; geralmente lidera as outras empresas nas alterações de preço, lançamentos de novos produtos, cobertura de distribuição e gastos com promoção. Marketing de relacionamento – Processo de criação, manutenção e aprimoramento de relacionamentos fortes, repletos de valor com clientes e outros interessados.

Glossário de A a Z Ocupante de nicho de mercado – Empresa que atende pequenos segmentos dentro de um setor e que outras empresas desdenham ou ignoram. Qualidade – Totalidade de atributos e características de um produto ou serviço que afetam sua capacidade de satisfazer necessidades declaradas ou implícitas. Rede de entrega de valor – Rede formada pela empresa, fornecedores, distribuidores e, finalmente, pelos clientes que trabalham em parceria para aprimorar o desempenho do sistema como um todo. Satisfação do cliente – Grau de concordância entre o desempenho percebido do produto e as experiências do comprador. Seguidora de mercado – Empresa que ocupa o segundo lugar em um setor e quer manter sua participação sem causar problemas. Valor do cliente ao longo do tempo – Diferença entre as receitas advindas de certo cliente ao longo do tempo e o custo da empresa para atrair, vender e atender o mesmo cliente. Valor entregue ao cliente – Diferença entre o valor e o custo total para o cliente de uma oferta de marketing – lucro – para o cliente.