Gestão de Projetos e Empreendedorismo

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Transcrição da apresentação:

Gestão de Projetos e Empreendedorismo 1° Semestre de 2013 Alessandro Almeida | www.alessandroalmeida.com Gestão de Projetos e Empreendedorismo

Plano de Negócios

Plano de Negócios Documento onde o negócio é descrito nos detalhes pertinentes aos objetivos que visa cumprir e ao público a quem é apresentado “objetivos que visa cumprir”... desde um estudo da viabilidade da ideia até a obtenção de recursos para iniciar o empreendimento

Plano de Negócios Pode ser um documento complexo... Plano de Marketing Análise do mercado, dos concorrentes, dos fornecedores e dos clientes Estratégia de Marketing Objetivos, produto, preço, distribuição, comunicação Plano Financeiro Investimentos iniciais, apuração dos resultados, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio Produção e Operações Equipamentos Etc... ... e com dezenas de páginas

Plano de Negócios

Talvez o modelo tradicional de Plano de Negócios fique obsoleto...

A Startup Enxuta

Um empreendimento A Startup Enxuta Startup... Instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza Um empreendimento

A Startup Enxuta Em vez de lançar um produto totalmente acabado, a partir de um plano de negócios, a ideia é testar hipóteses, apresentando um “produto mínimo viável” aos stakeholders O foco é buscar um modelo de negócios adequado a partir da constante interação com o público-alvo

Modelo de Negócios Um Modelo de Negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização

Modelo de Negócios Exemplos: Cauda Longa (Lulu.com) Grátis como modelo de negócio (Jornal Metro e Skype) Modelos de Negócio Aberto (P&G)

Definindo nosso Modelo de Negócios Os nove componentes

Definindo nosso Modelo de Negócios: Os nove componentes Segmentos de Clientes Proposta de Valor Canais Relações com os Clientes Fontes de Receita Principais Recursos Principais Atividades Principais Parceiros Estrutura de Custos

Definindo nosso Modelo de Negócios: Os nove componentes

Segmentos de Clientes Para quem estamos criando valor? Quem são nossos clientes mais importantes? Quais são os padrões de clientes?

Propostas de Valor Qual valor garantimos ao cliente? Quais problemas de nossos clientes estamos ajudando a resolver? Quais pacotes de produtos e serviços estamos oferecendo a cada segmento? Quais necessidades de clientes estamos satisfazendo? Qual o produto mínimo viável?

Canais Através de quais canais os segmentos de clientes visados querem ser abordados? Como são abordados hoje por outras empresas? Quais funcionam melhor? Quais têm a melhor relação custo-benefício? De que maneira estão sendo integrados a rotinas de clientes?

Relações com os Clientes Como conquistamos, mantemos e expandimos clientes? Quais relações já estabelecemos com os clientes? Como são integradas ao resto de nosso modelo de negócios? Qual é o seu custo?

Fontes de Receita Por qual benefício (valor) nossos clientes realmente estão dispostos a pagar? Por qual pagam atualmente? Qual é o modelo de precificação?

Principais Recursos Quais são os principais recursos exigidos por nossas propostas de valor, canais de distribuição, relacionamento com os clientes e fontes de receita?

Principais Atividades Quais são as principais atividades exigidas por nossas propostas de valor, canais de distribuição, relacionamento com os clientes e fontes de receita?

Principais Parceiros Quem são nossos principais parceiros e fornecedores? Quais recursos cruciais estamos adquirindo de nossos parceiros? Quais atividades cruciais nossos parceiros executam?

Estrutura de Custos Quais os custos mais importantes inerentes a nosso modelo de negócios? Dentre os principais recursos, quais são os mais caros? Dentre as principais atividades, quais são as mais caras?

O Quadro do Modelo de Negócios Permite a visualização dos nove componentes de um negócio em uma única página

O Quadro do Modelo de Negócios

O Quadro do Modelo de Negócios VALOR

O Quadro do Modelo de Negócios EFICIÊNCIA

O Quadro do Modelo de Negócios Construção colaborativa! Equipe Clientes Parceiros / Fornecedores Todos que puderem contribuir! Permite uma visão clara e rápida do modelo de negócios

O Quadro do Modelo de Negócios A construção do Quadro pode ser tão trabalhosa quanto a criação de um Plano de Negócios, mas o processo é menos burocrático

Exemplo: iPod e iTunes

Referência: http://www.businessmodelgeneration.com/ Exemplo: iPod e iTunes Referência: http://www.businessmodelgeneration.com/

Exemplo: iPod e iTunes iPod e iTunes Design de hardware Marca desejada Gravadoras Experiência musical diferenciada Marketing Custo da mudança Mercado de massa Fabricantes de componentes Apple Pessoas Lojas de revenda Hardware do iPod Conteúdo e acordos Lojas da Apple apple.com Software do iTunes iTunes Receita substancial de hardware Receita marginal de música Marketing e vendas Pessoas Produção Referência: http://www.businessmodelgeneration.com/

Exemplo: Nespresso

Exemplo: Nespresso Referências: http://bmgenbrasil.com/ e http://www.businessmodelgeneration.com/

Exemplo: Nespresso Nespresso Marketing Fabricantes de máquinas de café Expresso de alto nível e qualidade de restaurante em casa Clube Nespresso Produção Residências Logística Produtores de café Nespresso Boutiques Empresas Canais de distribuição Patentes do sistema Call Center nespresso.com Revenda Fábricas Pedido por correio Marcas Principais receitas: Cápsulas Outras: Máquinas e Acessórios Distribuição & Canais Fabricação Marketing Referências: http://bmgenbrasil.com/ e http://www.businessmodelgeneration.com/

Exemplo: Células de Estudo 2014

Exemplo: Nespresso

Exemplo: Nespresso Células de Estudo (2014) Criar material didático Encontro anual das células Promover a evolução cultural de crianças, jovens e adultos de comunidades carentes através da utilização de todos os recursos tecnológicos e pedagógicos disponíveis Promover os cursos e eventos Rede de empregos Adolescentes Crianças APLs e Cooperativas Captação de recursos e voluntários Adultos Escolas Famílias dos participantes do projeto Escolas públicas (rede estadual) Marca Empresas Voluntários ONGs ONGs da região? Dinâmica inovadora Somente moradores de regiões periférias (avaliar indicador: IDH?) Associações dos Bairros Principal: Doações (PF ou PJ) Venda de material didático (preço de custo) Ajuda de custo para os voluntários Material didático

Template Quadro do Modelo de Negócios

Dúvidas?

Muito obrigado! alessandro.almeida@uol.com.br www.alessandroalmeida.com/unifieo.htm www.slideshare.net/alessandroalmeida Muito obrigado!