Café com Debate Andrea Filatro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Pedagogia da pesquisa-ação
Encontro de Gestores da Inspetoria Salesiana de São Paulo
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Organização Curricular da Escola
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Padrões de competência em TIC para professores
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Educação de Lideranças para a Sustentabilidade
Bacharelado em Sistemas de Informação
Contexto de Educação a Distância
Planejamento geral de um curso
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Educação no contexto do Trabalho
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional
Escolhendo o nosso Futuro
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Conceitos e Gerações de EAD
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Inovação universitária e seu impacto na sociedade Profa. Maria do Rocio F. Teixeira UFRGS/SBGC-RS Dezembro 2009.
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Curso de Capacitação em Educação a Distância
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Existe aprendizagem que não seja colaborativa? Wilson Azevêdo.
Uso de tecnologias inovadoras nas monitorias Erica Lais Hoeveler - Professores de Plantão 20º CIAED – Congresso Internacional de Educação à distância 08/out/2014.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Educação Especial Aula 7
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Laboratório de Ensino a Distância
Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil Fevereiro 2012.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
GESTÃO DO CONHECIMENTO
UNIVERSIDADE ABERTA DE EDUCACAO PERMANENTE EM SAUDE DEZ/2007.
APRENDIAGEM E EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Docência universitária: repensando a aula
Conceitos e reflexão sobre a tecnologia educacional.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
MOOC O MOOC é uma REVOLUÇÃO no Ensino dentro da Revolução da Informática. MOOC - Massive Online Open Course. Democrático - Ferramenta de formação que atinge.
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Transcrição da apresentação:

Café com Debate Andrea Filatro Desafios da tutoria na contemporaneidade

Agenda Cenário educacional instável O tutor no meio do sanduíche Encontro ou choque de gerações Demandas organizacionais Web 2.0 e eLearning 2.0 Tutoria 2.0 Agenda

Cenário educacional instável Desterritorialização do ensino Matéria de aula não mais como conteúdo educativo único Outras fontes de autoridade e conhecimento além do professor Fim do tempo acadêmico como unidade de medida da atuação docente Cenário educacional instável

Contexto de atuação do tutor INDIVIDUAL DIDÁTICO INSTITUCIONAL SOCIAL POLÍTICO ECONÔMICO CULTURAL Contexto de atuação do tutor (FILATRO, 2008)

Contexto individual (FILATRO, 2008) POLÍTICO SOCIAL ECONÔMICO CULTURAL DIDÁTICO INSTITUCIONAL SOCIAL POLÍTICO ECONÔMICO CULTURAL Contexto individual (FILATRO, 2008)

"Não há ícones para clicar, meu caro. Isso é uma lousa.” LER É LEGAL "Não há ícones para clicar, meu caro. Isso é uma lousa.”

Isto é uma biblioteca, meu caro ... Uma espécie de versão primitiva da Web.

Uau. Este livro tem todas as informações de que preciso Uau! Este livro tem todas as informações de que preciso! Como faço para imprimi-lo?

Encontro de gerações (OBLINGER & OBLINGER, 2005) Maduros Baby Boomers Geração X Geração Net Nascimento 1900-1946 1946-1964 1965-1982 1982-1991 Descrição Geração líder Geração “eu” Geração emergente Mileniais Atributos Comando e controle Autossacrifício Otimistas Viciados em trabalho Independentes Céticos Esperançosos Determinados Prefe- rências Respeito à autoridade Família Envolvimento na comunidade Responsabilidade Ética profissional Atitude de “posso fazer” Liberdade Multitarefas Equilíbrio trabalho-vida Ativismo público Tecnologia mais recente Pais Aversão Tecnologia Envelheci-mento Exagero Negatividade Encontro de gerações (OBLINGER & OBLINGER, 2005)

Contexto institucional INDIVIDUAL DIDÁTICO INSTITUCIONAL SOCIAL POLÍTICO ECONÔMICO CULTURAL Contexto institucional (FILATRO, 2008)

Acesso Acesso a materiais, referências, aplicações interativas, educadores e qualquer outro recurso usado para dar suporte à aprendizagem Requisitos (IMS Learning Impact 2007 Report)

Qualidade Associada a resultados verificados pela capacidade de: recordar e aplicar conhecimentos aprendidos executar uma ação no mesmo contexto ou em novo contexto distinguir entre o que é conhecido e o que é desconhecido (metacognição) Requisitos (IMS Learning Impact 2007 Report)

Requisitos Exequibilidade econômica (affordability) Acessibilidade econômica para ofertar educação a um número maior de pessoas Retorno sobre o investimento – valor agregado da experiência educacional Requisitos (IMS Learning Impact 2007 Report)

Requisitos Prestação de contas (accountability) Imperativo de liderança para determinar o mix apropriado de acesso, qualidade e exequibilidade econômica Requisitos (IMS Learning Impact 2007 Report)

Contexto macro (FILATRO, 2008) POLÍTICO SOCIAL ECONÔMICO CULTURAL INDIVIDUAL DIDÁTICO INSTITUCIONAL SOCIAL POLÍTICO ECONÔMICO CULTURAL Contexto macro (FILATRO, 2008)

Conectivismo (SIEMENS, 2003) Transmissão Aprendizagem como curso Acreção Aprendizagem como processo continuado Aquisição Aprendizagem como autosseleção Emergência Aprendizagem como cognição e reflexão Conectivismo (SIEMENS, 2003)

Web 2.0 Web como plataforma Aproveitamento da inteligência coletiva “Longa cauda” (long tail) “Beta” perpétuo Modelos de programação mais leves Web 2.0 (O´REILLY, 2005)

Contexto didático (FILATRO, 2008) POLÍTICO SOCIAL ECONÔMICO CULTURAL INDIVIDUAL DIDÁTICO INSTITUCIONAL SOCIAL POLÍTICO ECONÔMICO CULTURAL Contexto didático (FILATRO, 2008)

E-learning 2.0 Conteúdo aberto Inovação na “combinação” Filosofia “open source” Cultura de compartilhamento e reúso Novas formas de design e execução da aprendizagem E-learning 2.0 (WELLER, 2007)

Obrigada! afilatro@uol.com.br