Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Taylorismo Fordismo e Pós-Fordismo
Advertisements

Administração de Produção e Operações
A Revolução Industrial
Fatos Históricos Importantes
INTRODUÇÃO Á ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Gestão da Produção P = F (bens; serviços)
Atividade Industrial Setor secundário.
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Ferramentas da Qualidade 5 Sensos PDCA/MASP
Juliana Porfiro Telles Marinete Coelho Pereira
Administração da Produção I
EVOLUÇÃO HISTÓRICA PRÉ-HISTÓRIA: caça, agricultura, pastoreio
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
Marketing no Século XXI
Administração de Produção e Operações
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Crítica ao conceito revolução.
REESTRUTURAÇÃO INDUSTRIAL, TERCEIRIZAÇÃO E REDES DE SUBCONTRATAÇÃO
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Sandra Tabuti Sandra Sauer Samuel Malta Nilson Medeiros
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
CONTABILIDADE GERENCIAL
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
Organização Industrial
Indústria Do artesanato ao robô.
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Contabilidade de Custos
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
FUNDAMENTOS DE MARKETING PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
Administração: um breve olhar sobre a sua cientificidade
Cadeia de Valor.
Estratégia de Operações
EngªCivil Disciplina: Engª dos Transportes
ITIL(Information Technologies Infrastructure Library)
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Estratégia – considerações iniciais
Controle de estoque.
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Logística Grupo 14 F x.
Profª. Graziele Maciel Estratégias para ambientes organizacionais Estrutura industrial: histórico evolutivo Da Revolução Industrial aos dias atuais
CONTABILIDADE GERENCIAL
RESTROSPECTIVA SOBRE A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
A Evolução Histórica do RH nas Organizações
Repensando a Logística
A partir do século XVIII
DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE PROCESSOS
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
Disciplina: Controladoria
Estratégia Empresarial
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
TEORIA E ANÁLISE DE CUSTOS Professora: Rosemary Silva
Estágios do desenvolvimento econômico Para colocar em perspectiva o conceito de sociedade pós-industrial, é indispensável comparar suas características.
Marketing de Serviços Conceitos Básicos de Marketing Natália Xavier Bueno.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO HISTÓRICO Atividades que conduzem a transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade, acompanho o homem desde sua.
Integrantes Grupo de Trabalho: Adriel Telles Dieque Rocha Eliseo Carlos Picinini Felipe Adam Guilherme Coelho João Rischter Wagner Trentini MANUFATURA.
Geografia Rede SESI de Educação.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Administração da Produção e Operações
BE 076 – Organização e Administração na Ed. Física TEMPO Que tempo? Percepção do tempo. O que eu faço com o meu tempo?... SÉCULO XX E A GLOBALIZAÇÃO.
Prof. Silvano Oliveira / 27 CONTABILIDADE DE CUSTOS
1) O PAPEL DOS SERVIÇOS NA ECONOMIA
Trajetória histórica da Logística Curso de Administração Prof.° Paulo Alencar.
Transcrição da apresentação:

Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração Administração da Produção 2013.1

Considerações Dentro da Administração de Empresas uma das áreas que sofreu e ainda vem sofrendo profundas modificações é a Administração da Produção, deixando de ser considerada pelos outros setores da empresa como um setor desconhecido e sem importância para o sucesso da empresa (Corrêa & Gianesi, 1993).

Considerações Correa & Gianesi (1993) afirmam que este movimento crescente de revalorização do papel da manufatura na empresa deve-se principalmente a três fatores:

Considerações crescente pressão por competitividade; potencial competitivo das novas tecnologias de processo e de gestão de manufatura; e melhor entendimento do papel estratégico que a produção tem no alcance dos objetivos estratégicos da organização.

Conceito(s) Administração da produção é o conjunto das atividades auxiliares de planejamento e controle, indispensáveis à fabricação bem sucedida dos produtos industriais.

Conceito(s) Administração da produção e operações diz respeito àquelas atividades orientadas para a produção de um bem físico ou à prestação de um serviço.

Conceito(s) Administração da produção e operações é o campo de estudo dos conceitos e técnicas aplicáveis à tomada de decisões na função de produção (empresas industriais) ou operações (empresas de serviços).

Conceito(s) Ocupa-se das atividades de gerenciamento estratégico dos recursos escassos (humanos, tecnológicos, informacionais e outros), de sua interação e dos processos que produzem e entregam bens e serviços.

Evolução histórica da Administração da Produção Atividades que levam à transformação de um bem tangível em um outro com maior utilidade, acompanha o homem desde sua origem. Quando polia a pedra a fim de transformá-la em utensílio mais eficaz, o homem pré-histórico estava executando uma atividade de produção. Nesse primeiro estágio, as ferramentas e os utensílios eram utilizados exclusivamente por quem os produzia, ou seja, inexistia o comércio

Surgimento da produção Organizada Com o passar do tempo, surgimento de maiores habilidades na produção de certos bens, e passaram a produzi-los conforme solicitação e especificações apresentadas por terceiros. Surgiam, então, os primeiros artesãos e a primeira forma de produção organizada. Estabelecimento de prazos de entrega, conseqüentemente classificando prioridades. Os artesãos, em face do grande número de encomendas, começaram a contratar ajudantes,

Revolução Industrial A produção artesanal começou a entrar em decadência com o advento, da Revolução Industrial. Com a descoberta da máquina a vapor em 1764 por James Watt, tem início o processo de substituição da força humana pela força da máquina. Surgimento das primeiras fábricas

Revolução Industrial Padronização dos produtos e seus processos de fabricação; O treinamento e a habilitação da mão-de-obra direta; A criação e o desenvolvimento dos quadros gerenciais e de supervisão; O desenvolvimento de técnicas de planejamento e controles financeiro e da produção; Desenvolvimento de técnicas de vendas.

Revolução Industrial Muitos dos conceitos que hoje nos parecem óbvios não o eram na época, como o conceito de padronização de componentes introduzidos por Eli Whitney em 1790. início o registro, por desenhos e croquis, dos produtos e processos fabris, surgindo a função de projeto de produto, de processos, de instalações, de equipamentos etc.

Classificação por ERAS A ERA DA PRODUÇÃO EM MASSA: Elevado consumo de todos os produtos, devido à elevada demanda. A ERA DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL: Consumo elevado e produção em série, com uso de equipamentos e instrumentos de base tecnológica. Substituição do homem nos processos produtivos.

Classificação por ERAS A ERA DO MARKETING: Consumo motivado e direcionado para produtos com especificidades, devido à melhoria dos processos produtivos e preocupação com o Consumidor.

Classificação por ERAS A ERA DA INFORMACÃO e do CONHECIMENTO: Consumo elevado de serviços e bens que melhorem a qualidade de vida. Foco no cliente e suas necessidades e desejos. Uso da tecnologia da informação nos processos produtivos e na prestação de serviços. TI, Cibernética, Robótica e Mecatrônica. As pessoas têm maior importância.

Considerações sobre a evolução As atividades da administração da produção remontam à origem do ser humano, mas começaram a ter ênfase especial no início da revolução industrial, por volta de 1780, quando seu estudo e evolução aceleram-se, vertiginosamente.

Considerações sobre a evolução Dessa forma, vários cientistas e estudiosos, como Taylor, Fayol, Ford dentre outros, contribuíram de forma significativa para o avanço da administração da produção, em um novo tipo de organização que surgiu com a revolução industrial, representado pelas indústrias.

Considerações sobre a evolução Dito isto, alguns fatores históricos levam à compreensão da Administração da Produção: Revolução Industrial Pré e Pós-guerra (Ford e Taylor / EUA) Industria x Serviços (década de 60) Era da Informação Era do Conhecimento