Qualidade de Software Aula de Revisão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas III
Advertisements

Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
2 – Inovação e Competitividade – Um Enfoque na Qualidade
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Negócio Internacional Capítulo 9 Fabrico Global e Gestão da Cadeia de Fornecimento International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice.
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
“Um Software de Qualidade deve encantar o consumidor, e não apenas funcionar direito e não ter erros.”
Qualidade Total.
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
Garantia de Qualidade do software
Competitividade, Produtividade e Qualidade
Sistemas de Gestão Integrada
Gerenciamento do escopo do projeto
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Qualidade de Software Aula 2
Gestão da Qualidade A DIMENSÃO ESTRATÉGICA
CMM(Capabililty Matury Model)
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
Control Objectives for Information and related Technology
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Metodologia Versão 2 FSRS.
Treinamento Sistema de Gestão Integrada
AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
NBR isso 9001:2008 Uma introdução.
A Organização ISO International Organization for Standardization Organização não-governamental Fundada em 23/02/1947 Sede em Genebra/Suíça Razão de Existência:
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Alexandre G. Lages Cristiano C. A. Soares Thiago C. Nascimento
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Integrantes Gisely C. Oliveira Marcelo C. Ribeiro Maria Ap. Ferreira Rafael Vaz Walisson Junior Wesley C. Gomes.
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Qualidade de Software Aula 2 / 2014/1
Análise e Projeto de Sistemas
Introdução à Qualidade
Prof. Alexandre Vasconcelos
Qualidade Qualidade é um dos principais objetivos da Engenharia de Software. Muitos métodos, técnicas e ferramentas são desenvolvidas para apoiar a produção.
Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha.
Prof. Alexandre Monteiro Recife
QUALIDADE EMPRESARIAL
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
5. Abordagem como um sistema de gestão
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Introdução à Qualidade de Software
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Melhoria do processo de software brasileiro
Sistema de Gestão da Qualidade
Planejamento Estratégico
Evolução das Normas série ISO 9000
CONCEITOS BÁSICOS DE QUALIDADE DE SOFTWARE.
Qualidade de Software Aula 4
Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade aplicável à certificação de produtos de E.P.I. A N I M A S E G.
1 Trabalho Extra SIG Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
Sistemas de Gestão da Qualidade
Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva
Software Aplicativo de Usuários Finais - Qualidade de Software
ISO 9000.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Conteúdo programático
Introdução à Qualidade
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Gerenciamento da Qualidade
Sistemas de Gestão da Qualidade
CMMI Capability Maturity Model Integration
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

Qualidade de Software Aula de Revisão Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife

Contatos Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Apelido: Alexandre Cordel E-mail/gtalk: alexandrecordel@gmail.com Site: http://www.alexandrecordel.com.br/fbv Celular: (81) 9801-1878

Roteiro Introdução à Qualidade TQM / TQC Manutenibilidade ISO 9001:2008 / 9000-3 ISO 12207

Qualidade: O que é? “É atender plenamente os requisitos do cliente” “É superar a expectativa do cliente” Segundo a Organização Europeia de Controle de Qualidade, “Qualidade de um produto é a condição necessária de aptidão para a finalidade a que se destina”. Exigir de um produto qualidade além da necessária é encarecê-lo, exigir menos é prejudicar o nome do fabricante diante do público consumidor. “ A totalidade das características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer às necessidades explícitas e implícitas” (NBR ISO 8402)

Benefícios da Qualidade Na visão do fornecedor (ex: equipe interna de TI ou fornecedor externo – do mercado) Maior produtividade Maior precisão nas estimativas Redução de defeitos no produto Aumento da confiabilidade do produto Menos esforço de re-trabalho Menos horas extras de trabalho Redução do tempo para atender o mercado Redução de custo de desenvolvimento e manutenção Maior competitividade Maior índice de satisfação do cliente/usuário final

Benefícios da Qualidade Na visão do contratante Auxilia a definição de critérios para seleção e descredenciamento de fornecedores Auxilia a definição de processos de acompanhamento do progresso e desempenho dos fornecedores nas etapas de desenvolvimento, entrega e pós-entrega dos produtos Auxilia a definição de critérios para avaliação e aceitação dos produtos entregues pelo fornecedor

Evolução Total Quality Management Garantia da Qualidade Estratégia de qualidade Grupos de trabalho Envolvimento de clientes e fornecedores Total Quality Management Garantia da Qualidade Sistemas da Qualidade Custo da qualidade Solução de problemas Planejamento da qualidade Controle da Qualidade Métodos estatísticos Desempenho de processo Padrões de qualidade Inspeção Detecção de Erro Retificação

Total Quality Management - TQM TQM - Gerenciamento de Qualidade Total Nova abordagem de gestão que visa incorporar a questão da qualidade aos modelos de gestão já existentes Ponto principal é a qualidade, ou seja, a satisfação do cliente (qualidade percebida) é a base para a implantação do TQM (qualidade técnica). TQM é uma filosofia, uma nova forma de pensar e trabalhar, que se preocupa com o atendimento das necessidades e das expectativas dos consumidores.

Total Quality Management - TQM TQM (Total Quality Management) tem sido amplamente utilizado em indústria, educação, governo e serviços. Chama-se total porque o seu objetivo é a implicação não só da empresa inteira mais também a organização estendida: fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. TQM é composta de estágios tais como: planejamento, organização, controle, liderança.

Total Quality Control - TQC TQC - Controle de Qualidade Total Também tem como ponto forte a qualidade. Aperfeiçoamento contínuo. Nenhum dia deve passar sem que algum melhoramento tenha sido feito em algum lugar. Melhoria pode vir tanto da organização como do ambiente externo.

TQM vs. TQC Qualidade relaciona-se mais enfaticamente à satisfação do Cliente ou melhor Eficiência e Eficácia no relacionamento com o Cliente Qualidade Total expande a necessidade de se ter Eficácia e Eficiência no relacionamento de todos os elementos que compõem o modelo da empresa inserida em um contexto mais amplo. TQM, compreende o gerenciamento das relações entre todos os envolvidos com a existência da empresa, não se restringindo somente ao relacionamento com o Cliente. TQC, pode ser definido como um conjunto de atividades, envolvendo toda a empresa, que têm como objetivo assegurar o resultado final do empreendimento, atuando diariamente em prol desse objetivo. Na prática, empresas que aplicam o TQM ou o TQC acabam por desenvolver um conjunto de atividades similar e talvez por isso é que muitos autores confundam os termos. Conceitualmente podemos considerar que o TQC seja uma parte integrante do TQM.

Fatores de Qualidade: Manutenibilidade MANUTENÇÃO CORRETIVA: identificar e corrigir erros MANUTENÇÃO ADAPTATIVA: adaptar o software ao ambiente MANUTENÇÃO PERFECTIVA: atender pedidos do usuário para modificar funções existentes, incluir novas funções e efetuar melhoramentos gerais MANUTENÇÃO PREVENTIVA: Melhorar a manutenibilidade ou confiabilidade futuras e fornecer uma base melhor para futuros melhoramentos MANUTENÇÃO PREDITIVA: Substituição antes de apresentar problema

Introdução Família ISO9000 ISO9001 ISO9002 ISO9000-3 Software Norma ISO 9001 ISO 9001:2008 (aplicado à empresa) É um padrão internacional que “especifica requisitos para um sistema gerencial de qualidade de uma organização”. ISO 9000-3 (aplicado ao produto) Estabelece um guia para facilitar a aplicação da ISO 9001 para desenvolvimento, suporte e manutenção de software. Família ISO9000 ISO9001 ISO9002 ISO9000-3 Software

Certificação ISO 9001 ISO 9000-3 Relação com o TQC A aplicação da ISO 9000-3 independe de tecnologia, modelos de ciclo de vida, processos de desenvolvimento, seqüência de atividades ou estrutura organizacional. Relação com o TQC Qualquer empresa que tenha implantado o TQC satisfará a qualquer auditoria visando a certificação pela norma ISO 9001. No entanto o inverso não é verdadeiro. O fato de uma empresa estar certificada pela ISO 9001 não atrapalha um programa de TQC.

Certificação ISO 9001 O que significa obter a certificação ISO 9001? Significa que o Sistema de Qualidade da Organização foi avaliado por uma entidade independente reconhecida por um organismo nacional de acreditação, e considerado de acordo com os requisitos da norma ISO 9001. O certificado tem validade de 3 anos. Após esse prazo ele precisa ser renovado. Além disso a cada 6 meses o sistema é auditado para verificar se ele continua a atender aos requisitos da norma. O certificado poderá não ser revalidado se a organização deixar de cumprir os requisitos.

Certificação ISO 9001 Pode ser usada quando a organização: Necessita demonstrar sua capacidade para fornecer de forma coerente produtos que atendam aos requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis; Aumentar a satisfação do cliente por meio da efetiva aplicação do sistema e a garantia da conformidade com os requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis.

Estrutura da ISO 9001 Objetivo Referência Normativa Enfatiza 8 elementos: Objetivo Referência Normativa Termos e Definições Sistema de Gestão da Qualidade Responsabilidade da Direção Gestão de Recursos Realização do produto Medição, Análise e Melhoria

Modelo de Abordagem por Processos

Padrão ISO 12207 Entendendo o Padrão ISO 12207 Composta por processos, atividades e tarefas Flexível, modular e adaptável Modularidade (módulos bem definidos) Responsabilidade (responsável único por processo) Independe de linguagem, método e modelo de ciclo de vida Processos: Fundamentais, Apoio, Organizacionais e Adaptação Model Driven Architecture specification, OMG Architecture board ISO 9001:2008 / ISO 9000-3/ ISO 12207

Desdobramento do Processo Model Driven Architecture specification, OMG Architecture board

Processo de Ciclo de Vida de Software Model Driven Architecture specification, OMG Architecture board