Gestão do Processo de Mudança Análise Comparativa: Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte – BHTrans Banco do Brasil – BB Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais – SEPLAG/MG
Diagnóstico Mapeamento de agentes do contexto interno e externo BHTrans – ações para resolução de problemas lentas, privilégio da área central e corredores de tráfego, mais reclamações BB – ineficiência, concorrência, Bacen, temor da privatização e da sindicalização SEPLAG – déficit público elevado, pouca qualidade do gasto, servidor imotivado
Diagnóstico Mapeamento de aptidões à mudança BHTrans – empresa jovem, modelo de governança testado em outras cidades BB – crescimento vertiginoso, novos empregados advindos de concurso público SEPLAG – “fundo do poço”, necessidade de ampliar efetividade do Estado, suporte de consultoria externa para delinear a metodologia de mudança
Diagnóstico Mapeamento de resistência à mudança BHTrans – pouca organização interna para atuação descentralizada, distância do povo BB – empregados antigos, sindicato, parte da classe dirigente SEPLAG – distintas relações entre área meio e área fim, influência política, discurso tecnocrático, sindicatos pouco preparados
Diagnóstico Levantamento de restrições e apoiadores BHTrans – apoio de alguns dirigentes da cúpula BB – apoio da direção e restrição dos empregados, decisão de governo SEPLAG – decisão de governo, apoio da classe política, inoperância do sindicato, passividade do servidor público
Diagnóstico Identificação de projetos e ações de aperfeiçoamento de gestão em andamento BHTrans – descentralização de atividades, nova estrutura organizacional BB – parâmetros de mercado, novos processos de trabalho, foco no negócio SEPLAG – “Choque de Gestão”, “Estado para Resultados”, atuação do “Geraes” e “Sumin”
Diagnóstico Levantamento de opiniões e sugestões de atores sociais relevantes BHTrans – Curso de Pós-Graduação BB – Critérios do Acordo de Basiléia, acionistas, Governo SEPLAG – Painel de especialistas, empresários, consultoria externa, BDMG, FJP, UFMG, PUC-Minas, Banco Mundial
Concepção Diretrizes estratégicas da organização: BHTrans – aproximação com comunidade, aumentar velocidade de respostas BB – excelência nos processos, foco no cliente e não no clientelismo SEPLAG – equilíbrio fiscal, modernização e inovação de instrumentos de gestão pública
Concepção Mobilização de grupo-tarefa BHTrans – Direção BB – Comitê Gestor de Mudança SEPLAG – Equipe do “Estado para Resultados”, Câmaras Setoriais, parceria com Legislativo
Concepção Plano de Ação e Projetos de Aperfeiçoamento BHTrans – Mudança na estrutura com Diretoria de Ação Regional e Operação BB – Parâmetros de Mercado, Agências de Relacionamento, Centralização dos Processos, Foco no Segmento de Negócio SEPLAG – Projetos Estruturadores
Concepção Definição do perfil para os gestores organizacionais BHTrans – equipe alinhada com a comunidade BB – empregados comprometidos SEPLAG – servidores com experiência e profissionais do mercado, processos de certificação profissional
Concepção Definição da disseminação BHTrans – de cima para baixo BB – de cima para baixo, incluiu reunião com empregados e sindicatos SEPLAG – de cima para baixo, discussão nas unidades administrativas
Suporte Comunicação Interna BHTrans – cartazes, intranet e internet BB – comunicação diversificada, com intranet e internet como meios principais SEPLAG – comunicação diversificada com intranet, internet, e boca-a-boca
Suporte Processo Decisório BHTrans – direção BB – conselho, presidência e dirigente regional SEPLAG – governador, secretários e dirigentes de órgãos
Suporte Identificação das experiências de mudança BHTrans – atividades nas regionais, dinâmicas e de maior qualidade BB – centralização de processos, novos cargos e atividades no trabalho SEPLAG – resultados acordados e premiação
Organização Frente à Mudança Percepção do esforço maior da alta direção Resultados da Mudança BHTrans – aproximação com a comunidade BB – aumento dos resultados SEPLAG – déficit zero, retomada dos investimentos, ações de longo prazo
Cultura e Mudança Cultura é um dos principais fatores que interfere no processo de gestão da mudança Refere-se às normas do grupo ou formas tradicionais de comportamento que as pessoas vão desenvolvendo ao longo dos tempos Diz respeito aos valores implícitos compartilhados entre os grupos Quanto mais rápidas forem as mudanças ambientais, maior a atenção para a cultura
Cultura da Organização Frente à Mudança Resultados da Mudança BHTrans – cultura de engenheiros BB – cultura de resultados frente a antiga cultura bancária estatal SEPLAG – cultura de serviço público para cultura de resultados
Gestão do Processo de Mudança Requerimentos para a mudança: Criação de um senso de urgência Comprometimento da alta direção Articulação com a visão e missão da organização Fortalecimento e motivação dos empregados Adoção da comunicação efetiva utilizando as redes formais e informais Não satisfação apenas com resultados parciais Institucionalização do processo de mudança