Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA

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Transcrição da apresentação:

Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA Capítulo 12 Métodos de Entrevista

Descreva os pontos fortes e fracos dos meios pelo quais se pode realizar uma entrevista. Entrevista cara a cara – fácil de estabelecer sintonia e, portanto, obter bons dados em profundidade, mas limitada pela distância, de forma que os participantes devem morar perto ou o entrevistador terá que viajar. Entrevista por telefone – dados não tão ricos, entrevistas mais curtas e respostas truncadas, mas mais fáceis de monitorar, mais baratas, mais rápidas.

Descreva os pontos fortes e fracos dos meios pelo quais se pode realizar uma entrevista. Entrevista por e-mail – podem avaliar pessoas em todo o mundo, mas menos propícias a entrevistas exploratórias ou ampliadas. Entrevista telefônicas com o uso de computador (Computer-Assisted Telephone Interviewing, CATI) – insere dados diretamente no computador, mas só pode ser usada com entrevistas altamente estruturadas.

Cite e dê uma breve descrição de cinco formas diferentes de analisar dados de entrevistas. Análise de conteúdo pré-entrevista: Sistema de codificação baseado em perguntas de pesquisa e literatura existente. Análise Categorial: Estabelece unidades ou categorias para dados com base no exame de conteúdos de entrevistas. Análise temática: desenvolve temas e padrões complexos e elaborados, não facilmente redutíveis a unidades ou categorias de dados simples.

Cite e dê uma breve descrição de cinco formas diferentes de analisar dados de entrevistas. Análise de rede: Desenvolve vínculos entre temas e constelações de temas, resultando em descrições de padrões entre as respostas dos entrevistados. Análise holística: Resume de forma coerente o conteúdo geral, o sentido e as implicações das respostas dos entrevistados.

Quais são os problemas potenciais encontrados quando crianças são entrevistadas e como se deve lidar com elas? Viés aquiescente de resposta – há uma forte possibilidade de as crianças responderem sim a uma pergunta, independentemente de qual for. Evite perguntas que possam ser respondidas sim/não As crianças muitas vezes responderão “não sei” a uma pergunta. Minimize perguntas complexas e vocabulário complexo.

Quais são os problemas potenciais encontrados quando crianças são entrevistadas e como se deve lidar com elas? As crianças muitas vezes responderão “não sei” a uma pergunta. Minimize perguntas complexas e vocabulário complexo. As crianças se distraem com relativa facilidade. Prenda o interesse delas com diferentes tópicos, materiais visuais, fotografias. Faça uma entrevista breve. As crianças tendem a interpretar as perguntas literalmente Evite metáforas, comparações, aforismos.