PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Transcrição da apresentação:

PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

PROMOÇÃO DA SAÚDE Processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, com maior participação no controle deste processo. (carta de Ottawa, 1986)

Saúde Resultante das condições de alimento, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde (8a. CNS, 1986) Pré-requisitos para a saúde: paz, educação, moradia, alimentação, renda, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e equidade. (Carta de Ottawa -1986)

PROMOÇÃO DA SAÚDE Escola como espaço privilegiado para a formação de cidadãos mais críticos, construção de conhecimentos e valores Oportunidades de promoção da saúde com a criação de ambientes saudáveis, formação de hábitos, desenvolvimento de habilidades para a vida Ações extensivas ao entorno e à comunidade escolar

Escola Promotora de Saúde É aquela na qual alunos, professores, funcionários, pais e familiares atuam em conjunto para melhorar a qualidade de vida, a educação, a saúde e o ambiente em que vivem

relação com a comunidade Escola Promotora de Saúde Dimensões ambiente físico controle de acidentes, projetos ambientais, condições físicas políticas de saúde alimentação, tabagismo, álcool, drogas, segurança, informação currículo tópicos de saúde, treinamento de professores, abordagem educacional ambiente social violência, relações, evasão, reprovação relação com a comunidade envolvimento dos pais, projetos coletivos, serviços

Desafios Trabalho interdisciplinar e intersetorial Relação interinstitucional e a cultura de cada setor / instituição Superação do modelo “biomédico” e da concepção de saúde como produto / mercadoria

24 Desafios Ações criativas, descentralizadas, ágeis, eficazes Difusão da cultura de Promoção da Saúde 24

Construindo... Promoção da saúde requer discussão dos problemas locais Compromisso político e social Defesa da educação pública, inclusiva, de qualidade Consolidação e defesa do SUS Responsabilidade de todos e de cada um, construída e assumida no dia-a-dia

Papel do Enfermeiro/Educador Conhecer a realidade local, com suas situações de vulnerabilidade e de proteção, indicadores de saúde, características ambientais e culturais Participar do planejamento de ações de saúde de acordo com a realidade observada

Papel do Enfermeiro/Educador Pautar a construção de uma perspectiva interdisciplinar e multiprofissional enquanto quadro de referência para a promoção; Desenvolver ações de promoção da saúde por meio de atividades educativas, do estímulo à participação social, visando à melhoria da qualidade de vida e a gestão social das políticas públicas de educação e saúde; Contribuir para a instrumentalização técnica dos profissionais de educação e saúde;

Papel do Enfermeiro/Educador Envolvimento dos grupos de alunos, educadores, famílias e outros que se fizerem necessários na promoção das ações; Valorizar o protagonismo da criança e adolescente, reconhecendo-os como sujeitos de necessidades e direitos