Avaliação de Desempenho Humano Curso: Administração Disciplina: Gestão de pessoas V Sala: MA7 Integrantes: Fernando Parreira Ivan Villiger Daniel Griffel Matheus Garcia
História e evolução Surgimento na Companhia de Jesus Século XIX – Estados Unidos 1918 - General Motors Peter Drucker – APO Décadas 70-80
Conceitos de Avaliação de Desempenho “processo que tem por objetivo a melhoria global do desempenho e da produtividade das pessoas ao longo do tempo”. (LATHAM E WEXLEY, 1994, apud Hipólito, 2002, p. 73)
Focos da Avaliação de Desempenho Foco na aferição do potencial Foco no desenvolvimento profissional Foco na análise de comportamento Foco na realização de metas e resultados
Gestão por competências O que é competência? Gestão de pessoas por competência Alinhamento das funções de Recursos Humanos Avaliação de desempenho por competência
Quem deve avaliar o desempenho? Autoavaliação; Gestor; Gestor e avaliado;
Quem deve avaliar o desempenho? Pares; Equipe de trabalho; Subordinado;
Quem deve avaliar o desempenho? Cliente; Comissão; Múltiplas fontes (360°).
Métodos Tradicionais de Avaliação Checklist Método simples e baixa complexidade Pequenas estruturas organizacionais
Métodos Tradicionais de Avaliação
Métodos Tradicionais de Avaliação Escala Gráfica Avaliado de acordo com as competências pessoais/rotinas, comportamentais e técnicas Descrição das competências
Métodos Tradicionais de Avaliação
Métodos Tradicionais de Avaliação Escala Gráfica Mede o desempenho por melhor aproximação Busca refletir os objetivos da organização Sem participação do avaliado e feedback
Métodos Tradicionais de Avaliação
Métodos Tradicionais de Avaliação Incidentes Críticos Relatório do comportamento do avaliado Fatos importantes Alto grau de comprometimento do gestor
Métodos Tradicionais de Avaliação
Métodos Tradicionais de Avaliação Avaliação Forçada ou Ranking Compulsório Avaliar quadro geral dos avaliados Método complementar
Métodos Tradicionais de Avaliação
Métodos Tradicionais de Avaliação Método de Pesquisa de Campo Analise mais completa, Avaliação moderna 1- Analise de pontos 2- Avaliação em conjunto com o RH 3- Planejamento 4- Plano de Ação e acompanhamento
Implantação de um Processo de avaliação Fases Sensibilização (pesquisa de opinião) Conscientização (Comunicar, certificar resistências) Entendimento (projeto piloto)
Implantação do Processo de avaliação Fase Implementação Implantação – importante interação entre gestores e Rh, aplicação em um setor-teste Aceitação – modelo bem sucedido!
Implantação do Processo de avaliação Fase do Comprometimento Comunicação (porque fazê-lo, esclarecer os objetivos) Treinamento (teste dos avaliadores)
Razões para implementar Encontrar novos talentos na organização Facilitar o autodesenvolvimento Identificar empregados que precisam de aperfeiçoamentos Fornece feedback Oferecer programas de mérito, promoções e transferências
Campos de Observação Campo dos resultados Campo do conhecimento Campo do comportamento
Variáveis influentes no desenvolvimento humano Atitudes Conscientes Efeito halo Efeito de tendência central Atitudes Inconscientes Impressão de uma qualidade acontecimentos recentes supervalorizar qualidades potenciais características que não dizem respeito ao cargo
Caminho ideal para um bom desempenho O trabalhador deve estar sempre motivado. O caminho do conhecimento deve estar aberto e possível de ser atingido.
Gestão do desempenho humano nas organizações Empresas de pequeno porte Empresas de grande porte Planejamento Avaliação intermediaria Avaliação final Avaliação 360 Avaliação preliminar Comitê de desempenho Feedback
Perguntas Quais as principais razões para implementar uma avaliação de desempenho humano? Na sua opinião, quem é o mais indicado para avaliar o desempenho? Cite um exemplo de método tradicional de avaliação. Que dificuldades um administrador enfrenta no processo de avaliação?