III SIMPÓSIO PIBID UFBA

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III SIMPÓSIO PIBID UFBA Simpósio temático – Planos de atividades para 2017

(Subprojeto Geografia) III SIMPÓSIO PIBID UFBA DIAGNÓSTICO ESCOLAR E INSERÇÃO DOS BOLSISTAS NO COLÉGIO EST. GOV. LOMANTO JÚNIOR (Subprojeto Geografia) SUPERVISORA Francisca Edilma Ferreira Nunes BOLSISTAS Felipe Bastos de Jesus, Gustavo Pereira de Souza João Manoel N. dos Santos João Octávio Factum de Souza Rodrigo Cabral Dias Vitor Carlos Coroa Xavier Victor Gabriel Reis Buarque da Silva COORDENAÇÃO Grace Alves e Noeli Pertile Salvador – 2017

Apresentação O presente plano trata do diagnóstico escolar, que será realizado no Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior, situado no bairro de Itapuã – Salvador/BA. Tal atividade, além de integrar um plano mais amplo de 8 ações do subprojeto de Geografia, será desenvolvida nos turnos matutino e vespertino com turmas de 2º e 3o anos do Ensino Médio. Objetivos Fazer uso de diagnóstico escolar interdisciplinar como estratégia de inserção e intervenção que vai permitir aos licenciandos de Geografia, como bolsistas do PIBID, passarem pela experiência do convívio e da observação participativa em uma unidade de ensino médio; Investigar os aspectos pedagógicos, administrativo e estrutural do colégio em questão, visando a configuração de suas demandas, fragilidades e potencialidades; Utilizar o Diagnóstico Escola como base para orientar todas as demais intervenções pensadas para a comunidade escolar; Favorecer aos cursistas/bolsistas a familiaridade com a realidade e o cotidiano escolar, possibilitando maior conhecimento das condições de organização, funcionamento e estrutura do colégio de sua atuação; Contribuir para uma compreensão mais ampla e efetiva sobre o ensino médio público, bem como, sobre as práticas de ensino aprendizagem da geografia escolar.

Construindo o Diagnóstico Escolar III SIMPÓSIO PIBID UFBA Construindo o Diagnóstico Escolar

III SIMPÓSIO PIBID UFBA Resultados e impactos esperados Obter um Diagnóstico Escolar interdisciplinar do CEGLJ, visando melhor conhecimento e maior compreensão das demandas, dificuldades e potencialidades desta unidade de ensino, bem como, respaldar possíveis intervenções. Cronograma de execução A atividade será executada no primeiro semestre, porém terá alcance em todo o ano letivo de 2017, podendo inclusive, servir como referência para anos posteriores.

III SIMPÓSIO PIBID UFBA Referencias BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu (Org.). Pesquisa participante: O Saber da Partilha. Aparecida, 2006. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº1/2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Brasília: MEC, 2002 CALLAI, Helena C. Estudar o Lugar para compreender o Mundo. In: Antonio Carlos Castrogiovanni; Helena Copetti Callai; Nestor Andre Karecher (Org.). Ensino de Geografia - práticas e textualizações no cotidiano. 5 ed. Porto Alegre: Mediação, 2006. CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 17. ed. Campinas: Papirus, 2010 NOVAES, Maria Helena. O Valor do Diagnóstico na Educação. Disponível em http://www.ufrgs.br/museupsi/valordigeduc.htm. Acesso em 10/01/2017. OLIVEIRA, Maria Marly de. Projetos, relatórios e textos na educação básica: como fazer. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. PAÍN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. 4 ed. Porto Alegre: Artmed,1992. REALI, N. G. Diagnóstico escolar: implicações político/pedagógica e questões metodológica. Disponível em:https://www.google.com.br/search?q=diagn%c3%93stico+escolar%3a+implica%c3%87%c3%92es+pol%c3%8dtico%2fpedag%c3 %93gica+e+quest%c3%95es+metodol%c3%93gicas&oq=diagn%c3%93stico+escolar%3a+implica%c3%87%c3%92es+pol%c3%8dtico %2fpedag%c3%93gica+e+quest%c3%95es+metodol%c3%93gicas&aqs=chrome..69i57.2147j0j8&sourceid=chrome&ie=utf-8. acesso em 15 de janeiro de 2017. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. – 23. ed. e atual. – São Paulo: Cortez, 2007. 304p. VYGOTSKY, L. S. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

III SIMPÓSIO PIBID UFBA Apoios e financiamentos