Jogos de Empresas UNIP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Advertisements

Jogos de Empresas UNIP.
Aula 5 Administração Integrada. Modelo Estratégico Básico No modelo estratégico básico temos quatro elementos que podem ser definidos como constituintes.
Disciplina: CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA Profº. Aílson José Vier s:
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
Jogos de Empresas UNIP. Ambiente de negócios Num cenário de rupturas e descontinuidades torna-se imprescindível reconhecer a complexidade do processo.
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
Administração/2010 Faculdades Integradas Funcec Bacharel em Administração 2º CANECAÇO FUNCEC - 3º Período de Administração - Prof.: Graziela Pereira.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Oficina Portfólio de Projetos
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
PLANEJAMENTO DE VENDAS.
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Introdução e Conceitos.
Administração financeira
Estudo de Mercado Previsão de demanda.
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS DA UNIVERSIDADE POSITIVO.
PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO
Introdução ao Comportamento Organizacional
ANÁLISE DE CUSTOS Prof.: LEONIDAS LOPES DE CAMARGO
Diagnóstico das Finanças Públicas
O valor da Informação nas Organizações
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
O Controlo de Gestão e a Situação do SMIGESPT
Administração de serviços 7º período
Curso de Graduação em Administração a Distância da UFSC SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profa. Alessandra de Linhares Jacobsen.
Convenção da Família Bonaparte Hotel Salinas – Maragogi
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
Avaliação de Desempenho Econômico
Manual do Participante
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Pesquisa Mercadológica
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Relatório de Autoavaliação Institucional
Planejamento de estratégias:
SOFTWARE DE GESTÃO PARA AQUICULTURA
Cenários Estratégicos
A controladoria na empresa
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade II
Cap 28 – O oligopólio Parte I 9ª edição.
Agroecologia modulo IV Virgínia Padilha
Treinamento e Desenvolvimento
Administração de Novos Negócios
Plano de Negócios Parte 1
REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
Gestão da Qualidade 2º período
Introdução à Logística: Conceito e evolução
Sucedido, dê o máximo de si.
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Qualidade de Processo de Software
Aula 3 – Visão Estratégica
Prof. Alberto Martins Júnior
PROGRAMA MESTRE DA PRODUÇÃO
Planejamento de Recursos Humanos
Logística e Gerenciamento da
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
Título da reunião da empresa
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma ferramenta de gestão de documentos e.
Metodologia Científica e Tecnológica
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
Fluxo de Caixa É a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados.
Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
Cap 28 – O oligopólio Parte I 9ª edição.
Estratégia Empresarial
Transcrição da apresentação:

Jogos de Empresas UNIP

Ambiente de negócios Num cenário de rupturas e descontinuidades torna-se imprescindível reconhecer a complexidade do processo de gestão das organizações e admitir a incapacidade de exercer o pleno controle sobre os resultados. Diante das inexoráveis e rápidas mudanças de diversas naturezas, o aprendizado autônomo e simultâneo ao processo de decisão e ação, parece ser a variável critica para os profissionais de administração e da área de negócios em geral. Longe de um comportamento linear e mais próximo do que poderia ser chamado de movimentos caóticos, as sucessivas configurações do ambiente causam perplexidade nas organizações. Para enfrentar essa dinâmica, com o menor desconforto possível, faz-se necessário reunir competências pessoais e profissionais superiores. O SDE auxilia no desenvolvimento dessas competências.

Modelo do jogo O SDE é um modelo de oligopólio que possibilita a escolha de diferentes estratégias de ação, onde questões relativas ao risco e retorno de empreendimentos podem ser articuladas de diferentes maneiras para o alcance de objetivos de longo prazo. Os participantes planejam e implantam um novo empreendimento que irá produzir e comercializar o RPB - Refrigerador Portátil de bebidas - um novo produto, sem similar, concorrendo com outras empresas simuladas em diversos mercados. Trata-se de um mercado altamente competitivo, onde as empresas interagem com diversos agentes econômicos, como parceiros institucionais externos. Ao final da simulação, a performance dos grupos é avaliada com base na análise e cotejamento dos resultados obtidos com os objetivos estratégicos originalmente estabelecidos.

Objetivos Ampliar o domínio conceitual e técnico dos participantes, através do desenvolvimento de três importantes competências: Visão sistêmica; Visão competitiva; Visão estratégica de negócios.

Etapas do jogo:

Portal da empresa Onde as empresas simuladas tomam decisões em todas as áreas. Dados da edição e da empresa, acesso ao portal de notícias, acesso aos relatórios e à barra de comunicações externas constituem os importantes recursos de apoio para a tomada de decisão. A figura 2 apresenta uma visão geral do Portal da empresa.

Figura 2

Portal de notícias É a fonte de notícias e informações do ambiente externo às empresas. A cada período, as empresas podem conhecer os indicadores de preços e custos, saber de fatos relevantes que estão ocorrendo no ambiente e que podem afeta-las, além de receber estímulos de agentes econômicos que desejam estabelecer contato e realizar negócios. A figura 3 apresenta uma visão geral do Portal da empresa.

Figura 3

Relatórios disponíveis As empresas acessam relatórios projetados para o período em curso, onde poderão antecipar os impactos produzidos pelas decisões tomadas, considerando algumas premissas e previsões. Há também os relatórios reais, disponíveis ao final de cada trimestre, e apresentam o que de fato ocorreu com a empresa. Outros relatórios comparativos também podem ser analisados. Entre os principais relatórios estão: DRE, DRE acumulado, Fluxo de Caixa, Balanço patrimonial, relatórios de vendas, custos e estoques. A figura 4 apresenta uma visão geral dos Relatórios.

Figura 4

Organização das empresas Os participantes na simulação do SDE são organizados em número variável de empresas, sendo o mínimo cinco e o máximo sete. Do ponto de vista da estrutura interna das empresas, as atividades e decisões relativas às diferentes áreas da empresa, como marketing, produção, finanças etc. são agrupadas em um processo de decisão colegiado. A cada rodada, as últimas alterações serão consideradas como sendo as decisões finais da empresa. A comunicação entre diretores da empresa e entre as empresas ocorre através das caixas de entrada e saída. As agendas de e-mail e telefones também estão disponíveis no portal das empresas.

             Planejamento estratégico como etapa da simulação Diferentemente de outras soluções, o SDE já traz integrado em sua plataforma o sistema de apoio ao planejamento estratégico do negócio.              Sistema de apoio a decisão integrado O Sistema de Apoio à Decisão, consubstanciado em relatórios econômicos, financeiros e dos fluxos físicos da empresa, já está integrado naturalmente à plataforma do SDE.              Avaliação qualitativa inteligente O inovador módulo de avaliação dos resultados qualitativos e quantitativos apresenta uma detalhada discussão teórica sobre conceitos fundamentais de planejamento, implementação e avaliação de estratégias e a relaciona com o desempenho das empresas, consolidando o aprendizado dos participantes.              Algoritmos cientificamente consolidados Os algoritmos da simulação, especialmente o de demanda do mercado e demanda das empresas, são suportados por modelos cientificamente consolidados na literatura de jogos de empresas, assegurando maior realismo e consistência dos resultados.