Planejamento Estratégico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
Advertisements

1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
6 Sistemas Empresariais Sistemas de Informações Gerenciais SIG.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Definição Administrar estrategicamente é um processo contínuo e interativo. No ambiente atual de concorrência, não é mais suficiente.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
Variáveis Quantitativas Qualitativas Aula 5. 2 TRADE MARKETING E O PONTO DE VENDA - Vantagens do Canal para a Indústria. - Vantagem do Trade Marketing.
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
Gestão de TI Aula 3 – PDTI Prof. Luís Fernando Garcia
EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Contexto da Aplicação da Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
UNIDADE 1 – Introdução À Administração Estratégica.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESA IDENTIDADE Quem somos? Onde estamos? SITUAÇÃO CONTEXTUAL Por que estamos Por que estamos Aqui? Aqui? DECISÃO DE RUMO.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
Prof. Igor Martins Chiavenato (2007).
CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
Disciplina: Sistemas de Informação
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA O CICLO DE VIDA DO PRODUTO
Gestão Estratégica de Custos
Previsão de vendas.
Prof. José Paulo Hernandes
CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS PLANO OPERACIONAL
Administração Financeira III
O PLANO DE MARKETING.
Funções de administração
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Planejamento.
Definição da Estratégia Organizacional
Gestão estratégica.
Sistema de Gestão Econômica:
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Roteiro de Planejamento Estratégico
Estratégia no Nível de Negócios
Professor Norival Carvalho Cunha
Marketing Planejamento Estratégico em Logística
Professor Norival Carvalho Cunha
Instrumentos Utilizados
Gestão Estratégica de Operações
Aula 08: Ambiente do Suprimento
Logística e Gerenciamento da
Gestão/ Planejamento Estratégico
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Caminho particular pelo qual os produtos passam – centros de distribuição, atacadistas e varejistas, até os consumidores. Conjunto.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
PLANO DE NEGÓCIO Plano de Negócio – busca elementos que permitam a diminuição do risco, e não a sua eliminação; E uma forma de pensar sobre o futuro do.
Roteiro de Planejamento Estratégico
ASPECTOS ESTRATÉGICOS E MERCADOLÓGICOS.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO DE R.H. Profª Ana Lana.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Gestão da Logística de Distribuição
CADEIA DE VALOR.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Planejamento Estratégico
Gestão Estratégica em Logística
Planejamento estratégico
Funções de administração
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
Planejamento Estratégico em Logística
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Gestão Estratégica de Operações
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Formação Acadêmica  Administração de Empresas Publicas e Privadas  MBA Docência do Ensino Superior  MBA Gestão de Pessoas e Coaching  MBA Psicologia.
Planejamento Estratégico e ações de Marketing.
Gestão Estratégica de Custos
Transcrição da apresentação:

Planejamento Estratégico Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico O que é Planejamento? Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento . Planejamento é um método de aplicação, contínuo e permanente, destinado a resolver racionalmente os problemas que afetam uma sociedade situada em determinado espaço, em determinada época, através de uma previsão ordenada capaz de antecipar suas conseqüências (Ferrari, 1982). Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento . Planejamento é um método de aplicação, contínuo e permanente, destinado a resolver racionalmente os problemas que afetam uma sociedade situada em determinado espaço, em determinada época, através de uma previsão ordenada capaz de antecipar suas conseqüências (Ferrari, 1982). . O planejamento é o processo derivado da função da administração de planejar, que significa “especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos“. Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento Planejamento é um conjunto de decisões e ações implementadas com o intuito de atingir objetivos pré- estabelecidos, nas mais diversas áreas. Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento Planejamento é um conjunto de decisões e ações implementadas com o intuito de atingir objetivos pré- estabelecidos, nas mais diversas áreas. Planejamento é o conjunto de atitudes que precedem a ação em um determinado sentido. Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento O que o Planejamento avalia:   . Assunto abordado (pesquisa, recursos humanos, comercialização,...); . Elementos do planejamento (estratégias, políticas, orçamentos,...); . Tempo do planejamento (curto, médio e longo prazo ou estratégico); . Espaço organizacional onde o planejamento é elaborado (entidade, município,...); . Características do planejamento (nível de complexidade, de publicização, de formalização). Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento O que deve ser analisado no processo de planejamento O que? Recursos? Como? Planejamento Processo Decisório Quando? Quanto? Para quê? Onde? Para quem? Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento Características do Planejamento:   . O Planejamento não é uma atividade estanque ou imutável; . O Planejamento deve mudar no mesmo ritmo das mudanças no cenário; . As empresas devem estruturar-se de forma a ter agilidade e flexibilidade para promover essas mudanças no Planejamento; . O exercício permanente da atividade de planejar tende a reduzir o grau de incerteza inerente ao processo; Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento Tipos de Planejamento   . Planejamento de curto, médio e longo prazo. Caracteriza-se por ser composto por ações sistemáticas no sentido de estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, a programação e a elaboração de orçamentos de curto, médio e longo prazo, tendo como base o histórico passado da atividade; . Planejamento Estratégico. Caracteriza-se por ser um procedimento permanente de uma gestão empreendedora, baseando a estratégia futura da companhia no exame de tendências, cenários e novas alternativas. Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento Tipos de Planejamento   . Planejamento Tático Decisões de objetivos de curto e médio prazo. São focados em ações específicas. Desdobra os objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no Planejamento Estratégico. . Planejamento Operacional É o “arregaçar as mangas”. Envolve decisões sobre o como fazer a partir do que foi estabelecido nos planos estratégico e tático. Carlos Freire 2012

O que é Planejamento Estratégico? Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Estratégico Processo gerencial que busca desenvolver e manter um ajuste entre os objetivos e recursos da organização e as oportunidades de mercado em permanente modificação. (Kotler, 1998) Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Estratégico Processo gerencial que busca desenvolver e manter um ajuste entre os objetivos e recursos da organização e as oportunidades de mercado em permanente modificação. (Kotler, 1998) Planejamento estratégico é ocupar pontos vazios no futuro. (Oscar Motomura, 2000) Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Estratégico . Michael Porter – 1980 – Estratégia Competitiva . As 5 forças que regulam o mercado: . Entrantes . Substitutos . Concorrentes . Poder dos Clientes . Poder dos Fornecedores Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Estratégico O Planejamento Estratégico está diretamente ligado às questões que as empresas devem se colocar: Quem somos? Onde estamos? O que fazemos? O que queremos ser? Onde queremos chegar? O que queremos fazer? Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Estratégico Vantagens do Planejamento Estratégico Aprofunda o conhecimento sobre: a organização, o macroambiente, microambiente. Oferece uma visão completa do conjunto. Promove o consenso entre os líderes da empresa acerca do que é importante. Com isso torna as decisões mais rápidas; Torna os objetivos comuns. Uma única direção para todos. Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Estratégico Vantagens do Planejamento Estratégico Agiliza as adaptações da organização às mudanças do ambiente; Permite melhor alocação de recursos; Contextualiza os planos táticos; Otimiza os controles; Implementa ciclos permanentes de melhoria. Carlos Freire 2012

Definições Planejamento Estratégico em Logística Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico em Logística Planejamento Estratégico Empresa Visão Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Empresa Visão Planejamento Estratégico em Logística Planejamento Estratégico Financeiro Empresa Visão Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Empresa Visão Planejamento Estratégico em Logística Planejamento Estratégico Financeiro Planejamento Estratégico de RH Empresa Visão Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Empresa Visão Planejamento Estratégico em Logística Planejamento Estratégico Financeiro Planejamento Estratégico de RH Planejamento Estratégico de Marketing Empresa Visão Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Empresa Visão Planejamento Estratégico em Logística Planejamento Estratégico Financeiro Planejamento Estratégico de RH Planejamento Estratégico de Marketing Empresa Visão Planejamento Estratégico de Vendas Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Empresa Visão Planejamento Estratégico em Logística Planejamento Estratégico Financeiro Planejamento Estratégico de RH Planejamento Estratégico de Marketing Empresa Visão Planejamento Estratégico de Vendas Planejamento Estratégico de Logística Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Distribuição – Conceito “O fluxo de produtos e/ou serviços de um produtor a um consumidor ou usuário final.” Philip Kotler Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Distribuição de qualidade é aquela que disponibiliza o produto/serviço de uma maneira: rápida, pontual, segura e lucrativa para o vendedor; acessível, confiável, pontual e segura para o consumidor. Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Distribuição Direta: Sem intermediários. Fabricante Consumidor Internet, Lojas de Fábrica. Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Distribuição Indireta: Por intermédio de intermediários. Fabricante Atacadista Varejista Consumidor Fabricante Varejista Consumidor Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Distribuição pode ser: Intensiva: quando quer colocar o produto no maior número de pontos de venda possível; Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Distribuição pode ser: Seletiva: Quando a empresa fabricante vende por meio de mais de um intermediário, mas não por todos. Leva-se em conta a imagem do produto, o ponto de venda deve ser compatível com esta imagem. Muitas vezes, é preciso que o revendedor ofereça assistência técnica, estacionamento, decoração do ponto de venda, entre outros. Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Distribuição pode ser: Exclusiva: A fabricante vende por meio de um único intermediário; Quando se quer preservar ao máximo a imagem do produto; Normalmente, é o tipo usado para produtos de valor unitário alto. Exemplo: As concessionárias de carros. Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Distribuição em serviços: Serviços são produzidos e entregues (distribuidos) simultaneamente; Serviços são intangíveis; Serviços não podem ser estocados. Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Distribuição em serviços: A distribuição em serviços vai estar baseada em três fluxos: Fluxo de informações e promoção: distribuição de informações e materiais promocionais sobre a oferta dos serviços; Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Distribuição em serviços: 2. Fluxo de Negociação: acordo para que negócios e contratos de compra e venda sejam fechados; Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Distribuição em serviços: 3. Fluxo de produtos: muitos serviços requerem instalações físicas para entrega, sendo que, nesses casos, torna-se necessária a criação de um ponto centralizado ou uma rede de locais físicos, como é o caso de bancos, educação à distância, armazenamento de documentos, etc. Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Nas empresas que estão sendo estudadas, analisar e caracterizar o Fluxo de Logística. Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com