O formulário é um importante meio de comunicação, transmissão e registro de informações, principalmente as baseadas em dados quantitativos. Formulários.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEIO DE COMUNICAÇÃO, TRANSMISSÃO E REGISTRO DE INFORMAÇÕES
Advertisements

Disciplina O&M / Professora Beth
Formulários.
Programa de Conservação Auditiva PCA - é um conjunto de medidas coordenadas que tem por objetivo evitar o desenvolvimento de perda auditiva induzida por.
Gerador de aplicativos Oracle PL/SQL WEB baseado na estrutura das tabelas do banco de dados Oracle Wagner da Silva Orientando Prof. Alexander Roberto Valdameri.
Prof.ª Rosana Abbud Círculo de Controle de Qualidade.
Sistemas de Informações Gerenciais. Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade.
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
Gedoc. Novo Sistema SIP Sistema atual Informatizar o protocolo.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Arquitetura da informação. Padrões de definição, classificação e estrutura de conteúdo. Organização das informações e tecnologia de linguagem. Abstração.
Implantando um ERP com sucesso Sistemas de Gestão Integrada - ERP Juliana Maria Lopes Alexandre Moya João Roberto Magazoni 27LI – Julho 2005.
Gerenciamento dos recursos humanos. Gerenciamento de RH Planejamento dos Recursos Humanos. Mobilização da Equipe do Projeto. Desenvolvimento da Equipe.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Gestão de Pessoas IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações.
CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia
Administração de Materiais
Prof. José Paulo Hernandes
Organização, Sistemas e Métodos
Ferramentas de análise e melhoria de processos
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Prof. José Paulo Hernandes
Leitura e Documentação
Site: Processos Logísticos André Amorim Site:
Gestão de processo Dutra 2017.
Ferramentas de análise e melhoria de processos
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
Método de Análise e Solução de Problemas MASP. . Método é a sequência lógica para se alcançar um objetivo. Método de melhoria é para encontrar a solução.
SIGPP Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Projetos
AUDITORIA.
Estudo e Distribuição do Trabalho
Aprendizagem do Século XXI
OSM II Manuais administrativos – Parte 1
Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas
Elaboração de Projetos
Métodos da pesquisa – coleta de dados
METODOLOGIA DE PESQUISA
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Access 2010 Microsoft. Access 2010  O Microsoft Access é um Sistema de Gestão de Base de Sados (SGBD) relacional em ambiente gráfico (Windows), que possibilita.
Relatórios de Auditoria
ADMINISTAÇÃO DA PRODUÇÃO
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Treinamento.
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
Curso Técnico em Agroecologia
Tecnologia da Informação Visão Geral sobre Informática
ORIGEM Pós Segunda Guerra Mundial. ORIGEM Pós Segunda Guerra Mundial.
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
Administração de Energia
Execução e Controle
ARRANJO FÍSICO ESTUDO DE LAYOUT. INTRODUÇÃO  Abordagem dos aspectos básicos do arranjo físico das organizações;  Arranjo físico adequado proporciona:
MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL Prof. Irapuã Pacheco Martins Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia.
Manuais Administrativos
Origens e estruturação das escolas e teorias da administração Professora: Rosemary Gomes CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA SANITARIA E ANBIENTAL.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Otávio Lima
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Figura: Seiri – Senso de Utilização
Análise e Projeto de sistemas Profa. Cynara carvalho
INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS
REVISÃO O. S. M. ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E METODOS PROVA N1:
Pesquisa Científica
Formulários OSM Ariana Barra.
Prof. Wanderley Carneiro © / 47 Método dos Elos – adequação de layout de processos Estabelece a posição mais adequada para os postos de trabalho.
Transcrição da apresentação:

O formulário é um importante meio de comunicação, transmissão e registro de informações, principalmente as baseadas em dados quantitativos. Formulários

Necessidade dos formulários: (1) Importância dos dados e informações (2) Exigências legais e governamentais (3) Padronização nas comunicações (4) Armazenamento de dados e informações (5) Função de controle (6) Alteração no número de pessoal administrativo e (7) Treinamento administrativo dos funcionários da empresa.

Formulário – é um instrumento do processo administrativo constituído de: (1) Palavras e números compostos de dados fixos (“impressos” antes do uso) e dados variáveis (anotados a posteriori) (2) Espaços ou campos (3) Linhas (4) Colunas e (5) Formato.

A criação de um formulário é necessária sempre que as informações necessitem de ser armazenadas para que não se percam no desenvolvimento do processo administrativo.

Atribuições do Analista de Formulários O analista de formulários não é um cargo muito comum nas empresas. Não se deve esquecer de que o nível de importância desse cargo e função está relacionado ao grau de aplicação da informática na empresa.

Abrangência da função: (1) Codificar os formulários (2) Manter um controle centralizado e atualizado de todos os formulários codificados (3) Servir como elo de ligação entre alguns setores (4) Evitar a proliferação generalizada de formulários (5) Enquadrar os formulários nas regras de racionalização de trabalho (6) Servir como fonte de informação constante sobre a finalidade e a utilização dos formulários da empresa (7) Aumentar a eficiência do formulário (8) Procurar incrementar a integração operacional do formulário (9) Procurar reduzir o custo do formulário (10) Procurar a economia do papel, mas sem ferir a eficiência do uso

(11) Elaborar formulários que originem uma atitude mental favorável por parte dos usuários (12) Analisar, melhorar ou cancelar formulários já existentes ou criar novos (13) Fixar limites de tempo de arquivo (14) Eliminar o arquivamento de dados ou de informações quando eles puderem ser obtidos com mais eficiência em outra fonte (15) Assegurar que não existem formulários desnecessários e que todos os existentes satisfazem de forma racional sua utilização pelas várias unidades organizacionais da empresa (16) Promover o planejamento eficaz dos formulários (17) Especificar a obtenção de economia quanto a produção e (18) Atualizar ou elaborar novas rotinas de formulários.

Formulário O formulário é um documento que possui determinados campos delineados para coleta e registro de dados e informações necessários a um ou mais sistemas administrativos.

Funções do formulário: (1) Proporcionar uniformidade ou padronização aos procedimentos inerentes aos sistemas administrativos (2) Proporcionar valor legal a determinadas operações na ou pela empresa (3) Estabelecer quais são os dados e as informações que devem ser registrados e processados no sistema considerado (4) Facilitar o controle das atividades das unidades organizacionais da empresa (5) Evitar registro de dados e informações de maneira repetitiva (6) Facilitar o fluxo de informações (7) Facilitar o tratamento dos dados e das informações e (8) Facilitar a compreensão e o entendimento.

Requisitos de Um Bom Formulário (1) Criar uma atitude mental favorável do executor para com a tarefa de preenchimento (2) Permitir a utilização do meio mais fácil na anotação dos registros: visibilidade, legibilidade e redução da fadiga visual (3) Atentar para sua utilização após o preenchimento (sistema de arquivamento) e (4) Possibilitar a redução da tendência para o erro na anotação e na utilização dos registros.

Metodologia de Elaboração de Formulários 1) Levantamento e análise das necessidades É conveniente que o resultado dessa análise seja apresentado de forma escrita e apoiado por fluxogramas. O analista deve listar todos os requisitos a serem solicitados pelo novo formulário.

Questionário para Levantamento e Análise de Formulários O analista pode utilizar um questionário ou roteiro de perguntas para facilitar o levantamento e posterior análise do formulário. As seguintes famílias de temas básicos devem ser abordadas neste questionário: (1) Identificação (2) Necessidade atual do formulário considerado (3) Preenchimento (4) Controle e avaliação (5) Consumo (6) Formato (7) Arquivamento (8) Custo e (9) Benefícios e problemas do formulário.

2) Elaboração do novo formulário Deve ser feito com o conhecimento do usuário, para facilitar o processo de aceitação das novas idéias. Um bom formulário nasce a partir do real e correto conhecimento da necessidade e da habilidade do analista em saber desenhar o layout do novo formulário.

Na fase de elaboração do novo formulário, alguns aspectos devem ser identificados e analisados: (1) Estilo de administração da empresa – uniformizar ou não uniformizar os documentos da empresa. (2) Informações importantes – devem ser definidas antes do início da elaboração dos formulários. (3) Layout do formulário – quais as dimensões que o formulário deverá ter, bem como o layout segundo o qual as informações serão distribuídas sobre sua superfície.

(4) Tipo e qualidade do papel – Tem que ser impresso (4) Tipo e qualidade do papel – Tem que ser impresso? Qual a duração necessária do formulário? Qual a importância do formulário? Qual o nível hierárquico das pessoas que irão manusear o formulário? Qual o uso do formulário? (5) Padrões para margens de formulários (6) Informações dos formulários (7) Processo de transferência de informações e (8) Redação do texto do formulário.

3) Treinamento e Controle de Formulários Para se ter adequado e racional controle dos formulários o analista deve providenciar: (1) O registro de formulários e (2) A ficha técnica do formulário (consolida todas as informações necessárias ao formulário).