Processos de Design de IHC

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Transcrição da apresentação:

Processos de Design de IHC Capítulo 4

O que é design? é um processo com três atividades básicas: análise da situação atual: estudar e interpretar a situação atual; síntese de uma intervenção: planejar e executar uma intervenção na situação atual; avaliação da nova situação: verificar o efeito da intervenção, comparando a situação analisada anteriormente com a nova situação, atingida após a intervenção.

Perspectivas de design são formas de interpretar a atividade de design racionalismo técnico reflexão em ação problemas e soluções conhecidos problemas e soluções únicos métodos de solução bem definidos a priori métodos e ferramentas para auxiliar o aprendizado do designer sobre o problema e solução únicos designer enquadra uma situação num tipo geral de problema cuja forma de solução seja conhecida designer busca aprender sobre o problema em questão e a solução sendo concebida

Reflexão em ação esse processo geralmente é estimulado pela conversa com materiais

Conversa com Materiais reflexão em ação é ... interagir com o modelo, obter resultados surpreendentes, tentar interpretá-los, e então inventar novas estratégias de ação com base nas novas interpretações

Processos de design de IHC Ciclo de vida simples Ciclo de vida em estrela Engenharia de Usabilidade de Nielsen Engenharia de Usabilidade de Mayhew Design Contextual Design Baseado em Cenários Design Dirigido por Objetivos Design Centrado na Comunicação Cada um desses processos define atividades, a ordem de execução e os artefatos consumidos e produzidos.

Ciclo de Vida Simples (Preece et al., 2002)

Ciclo de Vida em Estrela (Hix & Hartson, 1993)

Engenharia de Usabilidade de Nielsen Atividades propostas: Conheça seu usuário Realize uma análise competitiva Defina as metas de usabilidade Faça designs paralelos Adote o design participativo Faça o design coordenado da interface como um todo Aplique diretrizes e análise heurística Faça protótipos Realize testes empíricos Pratique design iterativo

Engenharia de Usabilidade de Mayhew

Design Contextual investigação minuciosa do contexto de uso atividades básicas: investigação contextual quem são os usuários, suas necessidades, objetivos e a forma de trabalho modelagem do trabalho fluxo de trabalho, artefatos utilizados, ambiente físico e cultural de trabalho consolidação da modelagem do trabalho reprojeto do trabalho projeto do ambiente do usuário prototipação testes com usuários

Design Baseado em Cenários

Design Dirigido por Objetivos

Design Centrado na Comunicação

Integração de IHC com Engenharia de Software As principais abordagens de integração são: definição de características de um processo de desenvolvimento que se preocupa com a qualidade de uso; definição de processos de IHC paralelos que devem ser incorporados aos processos propostos pela ES; indicação de pontos em processos propostos pela ES em que atividades e ƒmétodos de IHC podem ser inseridos.

Integração de IHC com Engenharia de Software

IHC e Métodos Ágeis sugestões de Blomkvist (2005) para integrar IHC em métodos ágeis: o designer de IHC deve ser responsável pelas decisões relacionadas com a qualidade de uso equilibrar o tempo necessário para entregar um sistema que funcione com a qualidade de uso oferecida buscar informações sobre o contexto de uso, e não apenas consultar os usuários e clientes no ambiente de desenvolvimento realizar uma análise da situação atual mais abrangente e rica em contexto de uso do que as histórias de uso (user stories) e os casos de uso (use cases) amplamente utilizados em métodos ágeis o designer de IHC deve auxiliar os usuários na priorização das funcionalidades que serão desenvolvidas realizar avaliações de IHC durante diferentes estágios do ciclo de desenvolvimento

Atividades extraclasse Leitura do Capítulo 4 Realização das atividades do Capítulo 4