Educação Aprendizagens de Jovens e Adultos ao Longo da Vida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Aprendizagens de Jovens e Adultos ao Longo da Vida
Advertisements

Papel do Fóruns – conquistas e limitações
Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, diversidade e Inclusão – SECADI Conferência Internacional de Educação de Adultos – CONFINTEA- CONFINTEA.
O Diretor na Gestão do Cotidiano Escolar Curso para Gestores Escolares: 21/10/2013 Florianópolis.
PNE PEE PNE PEE LEI Nº , DE 25 JUNHO DE LEI Nº , DE 25 JUNHO DE Florianópolis/2014.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos GRUPO DE TRABALHO INTERFEDERATIVO.
MENSAGEM É ESPECIAL PARA OS (AS) ENVOLVIDOS (AS) COM A EDUCAÇÃO EM CADA CANTINHO DA PARAÍBA E DE QUALQUER FORMA (gestor(a), professor (a), aluno (a), técnico.
CNE Status dos Seminários Estaduais de Discussão da BNCC.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Conferência Nacional de Recursos Humanos da Administração Pública Federal CONRH/APF APLICAÇÃO DA MARCA.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
Mesa redonda: Implicações do PIBID na prática pedagógica do professor supervisor Professores Supervisores: Ivanise Arcanjo Diniz Samuel Almeida de Jesus.
25 ANOS DE CONFERÊNCIAS DE SAÚDE : LIÇÕES APRENDIDAS E DESAFIOS PARA A 15ª CNS.
TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Conferência de Avaliação do PDI 2014/2018 do IFB Apresentação da DRGP Diretor(a):... Coordenador(a) A:... Coordenador(a) B:... MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto.
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
Modelo de Avaliação da Maturidade e Desempenho da Gestão Fiscal (MD-GEFIS) Estados e DF Março 2016.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Curso de Filosofia - UFRN
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
Centro Educacional Unificado
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Conselho Municipal de Educação de Porciúncula
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS
Minha terra encanta o mundo inteiro
Encontro Regional do CONGEMAS – Região SUL
EVENTO REGIONAL DE EA É a realização de 03 eventos que ocorrerão simultaneamente nos dias 27,28 e 29 de maio de Local desejável – Teatro Mário Covas.
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
Objetivos: Promover o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos; Definir as principais diretrizes da educação.
SEMANA “ESCOLA EM MOVIMENTO”
Formação para Educação Integral:
Coordenação: Vani Kenski
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
Resolução Nº 50 de 04 dezembro de 2008
SEJAM BEM-VINDOS E BEM-VINDAS!
Diálogo - Educação Ambiental, Comunicação, Mobilização e Informação em Recursos Hídricos Fórum da Juventude em Comitê de Bacia Hidrográfica- Sistema Lagunar.
Colegiados Territoriais
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
MEIO AMBIENTE SAUDÁVEL
TITULO COMPLETO DO TRABALHO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Peru Equador Argentina Colômbia + Chile e Brasil
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
 Maria Margarida Machado  
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Secretaria Municipal de Saúde Conselho Municipal de Saúde
em Educação em Direitos Humanos
IV Conferência Estadual
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Plano Nacional de Educação Maria Margarida Machado – FE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
I Simpósio Goiano de Serviço Social do NUCRESS Sudeste Estrada de Ferro e V Encontro do/a Assistente Social Regressão de Direitos tem cor e classe: Assistentes.
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
PERFIL DO EIXO TEMÁTICO
Transcrição da apresentação:

Educação Aprendizagens de Jovens e Adultos ao Longo da Vida INSITTUIÇÕES RESPONSÁVEIS: EDUCAÇÃO & APRENDIZAGENS DE JOVENS E ADULTOS AO LONGA DA VIDA VII ENCONTRO DO FÓRUM EJA-BAHIA Bahia: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Educação O VII Encontro Estadual de educação de Jovens e Adultos organizado pelo Fórum EJA / Bahia tem como objetivo precípuo fortalecer esse espaço por excelência de debates e reflexões no campo da educação de Jovens e Adultos. Nesse Encontro será enfatizado a preparação para a VI CONFINTEA bem como a discussão de importantes eixos temáticos para conformação de um diagnóstico da EJA do estado da Bahia OBJETIVOS ·Consolidar a compreensão do conceito de educação e aprendizagens de jovens e adultos como um direito humano que se efetiva ao longo da vida. ·Contribuir na construção de políticas estratégicas de implantação ou fortalecimento da modalidade de EJA na Educação Básica no Brasil. ·Fortalecer a política pública de EJA, por meio do diálogo com diferentes esferas da sociedade civil e do Estado, aprofundando a discussão das políticas em curso e a formulação de novas iniciativas na área educacional. & ÓRGÃOS PARCEIROS: Aprendizagens SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA de Jovens e Adultos ao Longo da Vida CEAP MOVA Movimento de Alfabetização FÓRUNS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALAGOINHAS / SUDESTE DA BAHIA / SANTO ANTÔNIO / CRUZ DAS ALMAS APOIO: Dias 17 e 18 de março de 2008. Estrada da Muriçoca, s/n - Paralela - Salvador - Bahia - Brasil - CEP: 41.250-420 - Tel.: 55 (0xx71) 3116-9000 FÓRUM EJA-BAHIA ENCONTRO PREPARATÓRIO PARA A CONFINTEA 2009

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS & POSSIBILIDADES programação VI CONFINTEA 2009 “Não devemos chamar o povo à escola para receber instruções, postulados, receitas, ameaças, repreensões e punições, mas para participar coletivamente da construção de um saber, que vai além do saber de pura experiência feito, que leve em conta as suas necessidades e o torne instrumento de luta, possibilitando-lhe ser sujeito de sua própria história.” (Freire, 2001) 17/03/09 (segunda-feira) MANHÃ (08-12h) Apresentação Cultural Mesa de Abertura “Historiando das CONFINTEA´s” Palestra: “Educação de Jovens e Adultos no contexto Internacional ” Palestrante:Marinaide Freitas TARDE (14-18h) Mesa Redonda: “EJA e diversidade” Mesa formada com representantes dos eixos temáticos dos GT´s CONFINTEA - Conferência Internacional de Educação de Adultos é o evento internacional máximo da área de Educação de Adultos. O Brasil sediará a VI Conferência Internacional sobre Educação para Adultos (CONFINTEA) em maio de 2009, ambiente que tem como objetivo possibilitar o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos na esfera internacional. Será o primeiro país do hemisfério sul a sediar uma conferência de tamanha grandeza no campo da Educação de Jovens e Adultos. Lembrando: I CONFINTEA - Dinamarca,1949; II CONFINTEA - Montreal,1963; III CONFINTEA - Tóquio,1972; IV CONFINTEA - Paris,1985; V CONFINTEA - Hamburgo, Saiba mais acessando: http://forumeja.org.br 18/03/09 (terça-feira) MANHÃ (08-12h) Grupos de Trabalhos: GT01 - “Sujeitos da EJA“ (SEC / SMEC / CEAP) GT02 - “Estratégias didático-pedagógicas” (UFBA / MOVA) GT03 - “Intersetorialidade: como a EJA se articula com os outros setores” (FÓRUM EJA Alagoinhas, Coité / UNEB) GT04 - “Sistema: gestão, recursos e financiamento” (UNEB / SEC - TOPA) Desafios e Recomendações TARDE (14-18h) Plenária Final