Gerência Contábil Fiscal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Palmas - TO, novembro de 2014 Joaquim Carlos Parente Júnior Secretário da Fazenda Secretaria do Planejamento e Orçamento PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL.
Advertisements

MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 30 de Setembro de º QUADRIMESTRE.
BSC Balanced Scorecard. O QUE É BSC? Balanced Scorecard (Indicadores Balanceados de Desempenho) BSC é um modelo de gestão que auxilia as organizações.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
Disciplina: CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA Profº. Aílson José Vier s:
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
GRUPO 05 Abiel Peyrot Ademir Pereira Gabriela Borin Luana Sperluk Neide Eyng ORÇAMENTO.
Clóvis Luís Padoveze Brusque - 25/08/ A Controladoria e Contabilidade 2. A Importância da Contabilidade nas Organizações 3. O Sistema Empresa.
FULL MANAGEMENT SUPPLY CHAIN Gestão Eficiente do Setor de Compras FULL MANAGEMENT SUPPLY CHAIN Gestão Eficiente do Setor de Compras.
Agenda  Conceitos dos Cadastro Contábeis-Fiscais  Relação entre os Cadastros Contábeis-Fiscais  Detalhamento dos Principais Cadastros:  Fornecedores.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
1º Encontro Trevisan 360° A importância da Gestão Tributária como Instrumento de Economia na PME
Introdução e Conceitos.
DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS Exercício: 2013 à 2017
Empresas e Sustentabilidade Tadeu Malheiros SHS/EESC/USP
Critérios de Desempenho
Administração financeira
Introdução ao Comportamento Organizacional
ANÁLISE DE CUSTOS Prof.: LEONIDAS LOPES DE CAMARGO
Renúncia de receita Fiscalização pelo TCU
Venda com entrega futura/ Faturamento Antecipado - ERP
EMPREENDEDORISMO NO COMEX
O Controlo de Gestão e a Situação do SMIGESPT
Implantação do Sistema Channel no TCE-MG
Reestruturação Organizacional e Governança Corporativa
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
Avaliação de Desempenho Econômico
Planejamento Sucessório
CONTABILIDADE 2. SEMESTRE 2016
Como mapear o atual Estágio de Maturidade do Mercado para sua Oferta?
CASO ACCOR - Primeira Etapa:
ESTRUTURANDO OS SISTEMAS DE CONTROLE INTERNO: UMA VISÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
A PESQUISA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
FONTES DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA EM BIOTECNOLOGIA:
Reconhecimento e Mensuração de Ativos e Passivos Fiscais Diferidos
GESTÃO DE Eventos 7º ADM – UDC
Planejamento de estratégias:
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
A controladoria na empresa
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
ANALYTICS DRIVEN.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Gestão da Qualidade 2º período
Sucedido, dê o máximo de si.
REUNIÃO DO CONSELHO ADMINISTRATIVO 16/12/2014 nº 184
Central de Bens e Serviços
Entrega e Serviços em Tecnologia da Informação
Avaliar desempenho de servidores
PROGRAMAÇÃO. PROGRAMAÇÃO Conceitos de Estratégia e Planejamento Estratégico Consultor Dobson.
PMO, Programas e Portfólio Prof. Cláudio Quartaroli.
1987 – Região de Araçatuba - SP – Estado de São Paulo – Nacional através de Representantes – Governo de Angola – Governo.
Posicionamento da Empresa no Setor
ANALISTA DE INTELIGÊNCIA
Introdução a Análise de balanços
Marcio Viana de Souza Leonice D. S. Cintra Lima
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
JOÃO BARBOSA DE SOUZA SOBRINHO PREFEITO MUNICIPAL
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Avaliar desempenho de servidores
Nome: KEITY Setor: CONTÁBIL Cargo: Assistente de Contabilidade
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma ferramenta de gestão de documentos e.
Cristiane Pereira Cruz Silva
JOÃO BARBOSA DE SOUZA SOBRINHO PREFEITO MUNICIPAL
TREINAMENTO NA FARMÁCIA ESCOLA 2010
CICLO PDCA Nome : Cezar Setor: Administrativo Cargo: Gerência.
Nome ou título do caso Nome da Organização.
L R F – LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
Transcrição da apresentação:

Gerência Contábil Fiscal Nome: Christiana Soares Cabral Flecha

Cadeia de Valor – Atividades GECOF GESTÃO DA EQUIPE Objetivo: promover desenvolvimento e sinergia do time, garantindo o bom desempenho nas entregas (alcance de resultados). Atividades de Suporte ASSESSORIA TRIBUTÁRIA Objetivo: aumentar a inteligência fiscal do setor, garantindo o cumprimento da legislação vigente, antecipando de forma pró ativa as mudanças tributárias e buscando oportunidades de economia fiscal. CONTABILIDADE Objetivo: realizar a Contabilidade da empresa e controladas/coligadas, de acordo com a legislação vigente; garantir a qualidade, prazos e confiabilidade das informações; gerar informações para terceiros. Atividades Primárias FISCAL Objetivo: garantir a correta apuração e recolhimento dos tributos federais, estaduais e municipais, bem como o cumprimento das obrigações acessórias; assessorar as demais áreas com informações fiscais para tomadas de decisão.

Cadeia de Valor – Estrutura e Processos GECOF COORDENAÇÃO CONTÁBIL Entradas e Saídas de Notas Fiscais Gestão de Receita e Custo Gestão de Despesas e Imobilizado Fechamento Contábil Apuração e Pagamento/Compensação de IR/CS Envio SPED Contábil, ECF e DCTF´s COORDENAÇÃO FISCAL ICMS e Obrigações Acessórias (por loja) PIS/Cofins e Obrigações Acessórias (por empresa) Tributos Municipais e Retenções de Terceiros Entradas de NF´s Revenda Cadastro Fiscal de Produtos e Fornecedores GERÊNCIA Contabilidade Societária Planejamento Tributário

Contabilidade – Atividades e Desafios Descrição Objetivo Fechamento Contábil Garantir a correta apuração e contabilização das receitas, custos e despesas da Drogaria Araújo e controladas/coligadas. Assegurar a acuracidade/confiabilidade das informações, o cumprimento dos prazos e a correta apuração dos tributos devidos. Atividade Descrição Objetivo Demonstrações Financeiras Elaborar as demonstrações financeiras mensais de acordo com a legislação vigente, bem como a sua análise (variação em relação a períodos anteriores e orçamento) e apresentação à Diretoria. Fornecer dados que permitirão o acompanhamento do desempenho da empresa, bem como subsidiarão a definição de diretrizes e tomada de decisões estratégicas. Desafios Sistemas: exigir a integridade dos dados importados para o sistema contábil/fiscal, reduzindo os processos manuais. Ação em andamento: acompanhamento semanal junto à TI e avaliação de novo ERP; Pessoas: reestruturar o time definindo funções de forma clara, capacitando e buscando aumentar a capacidade analítica e pro atividade. Ação em andamento: contratação de 2 analistas; Processos: revisar controles internos e procedimentos relacionados à geração de informações contábeis para assegurar a acuracidade dos saldos. Ação em andamento: implementação pela EY dos pontos de atenção e oportunidade de melhorias levantados.

Contabilidade – Metas e Resultado Impactos no negócio Araujo Planejamento estratégico: a garantia da acuracidade dos saldos contábeis e o reporte no prazo são fundamentais para apontar como está o desempenho do negócio, identificar problemas e soluções e fornecer dados para a tomada de decisões e análises/projeções de expansão; Sustentação: para assegurar o crescimento contínuo com a geração permanente de resultados, é fundamental, além de aumentar a receita, otimizar os custos e para isso é preciso ter ferramentas para acompanhamento e gestão de resultados a partir do que apontam os saldos contábeis.

Fiscal – Atividades e Desafios Descrição Objetivo Apurações Fiscais Garantir a correta apuração, ressarcimento e pagamento dos tributos federais, estaduais e municipais, bem como o cumprimento das obrigações acessórias dentro do prazo legal. Assegurar a acuracidade/confiabilidade das informações, o cumprimento dos prazos e a correta apuração dos tributos devidos (não gerando passivos fiscais). Atividade Descrição Objetivo Planejamento Tributário Buscar oportunidades de economia fiscal. Para a redução da carga tributária. Desafios Sistemas: exigir a integridade dos dados importados para o sistema contábil/fiscal, reduzindo os processos manuais. Ação em andamento: acompanhamento semanal junto à TI e avaliação de novo ERP; Pessoas: reestruturar o time definindo funções de forma clara, capacitando e buscando aumentar a capacidade analítica e pro atividade. Ação em andamento: contratação de 1 analista; Processos: revisar controles internos e procedimentos relacionados à geração de informações contábeis para assegurar a acuracidade dos saldos. Ação em andamento: implementação pela EY dos pontos de atenção e oportunidade de melhorias levantados.

Fiscal – Metas e Resultado Impactos no negócio Araujo Segurança: para garantir o crescimento sustentável da empresa, é fundamental o cumprimento da legislação vigente e das obrigações fiscais de forma a mitigar o risco de ruptura nas operações e continuidade do negócio em virtude de passivos fiscais; Geração de resultado: aumento da lucratividade mediante a redução da carga tributária, que poderá ser reinvestida no crescimento do negócio; Sustentação: avaliar/mapear os impactos fiscais no contexto do planejamento estratégico da empresa para garantir que o mesmo seja aplicável e se mantenha.

FIM