DIDÁTICO DE MATEMÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Advertisements

Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
Copyright © 2016 Author Júlia Stocco Sanches Valentin Júlia Stocco Sanches Valentin 1, 2 ; Lívia Stocco Sanches.
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, ESPORTES E LAZER SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
VALIDAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS Experiência da UNASUS UFMA Profª. Paola trindade Garcia Coordenação de produção pedagógica.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
FRAÇÕES.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
PSICOPEDAGOGIA Msc. Luciene de O. Vieira.. O fracasso é do aprendente ou do ensinante.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO
Significado Etimológico
O Programa Nacional do Livro Didático –
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Avaliação Livro Araribá* Avaliação Livro Ciências*
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Elaboração do Plano de Trabalho Docente
A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
Documentos e Propostas legais
Coleção Vitória-Régia
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
INTRODUÇÃO À PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA – maio/junho
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Resolução de Problemas
APRESENTAÇÃO MARCONDES MARIANO DA SILVA DOUTORANDO EM ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA; MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO;
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Profa. Maria Silvia Brumatti Sentelhas
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Educação Básica Docente: Cristina Gomes Discentes: Inês Magalhães
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL
O Programa Nacional do Livro Didático –
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Roteiro para avaliação das apresentações (2,0) O grupo se organizou para que a apresentação ocorresse dentro do tempo estipulado (30 minutos)? O grupo.
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Em 1999 – por meio do Projeto Estratégico Nacional – iniciou a elaboração de um conjunto de métodos que fossem capazes de subsidiar a formação com base.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Transcrição da apresentação:

DIDÁTICO DE MATEMÁTICA A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC - fase inicial de discussão de critérios de avaliação: ficha de avaliação - dois especialistas por coleção - duas coleções por duplas

Ficha de avaliação I – DESCRIÇÃO SUMÁRIA DA COLEÇÃO II – CRITÉRIOS ELIMINATÓRIOS - Há erro conceitual ou indução ao erro - O MP explicita os pressupostos teóricos e os objetivos que nortearam a elaboração da coleção - Há coerência entre os pressupostos teóricos explicitados no MP e o livro do aluno - Há adequação e coerência entre os diferentes volumes

Ficha de avaliação II – CRITÉRIOS ELIMINATÓRIOS - A metodologia adotada contribui para o desenvolvimento de capacidades básicas - Os textos e as ilustrações são livres de preconceitos ou estereótipos que levem a discriminações de qualquer tipo. - A coleção é isenta de doutrinação política ou religiosa. - A coleção apresenta-se sem publicidade de artigos, serviços ou organizações comerciais. - Respeita a proibição de trazer informações que contrariem a legislação vigente, como o estatuto da criança e do adolescente e o estatuto do idoso.

Ficha de avaliação III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS 1. SELEÇAO E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS A coleção apresenta adequadamente os conhecimentos relativos a números e operações; álgebra; geometria; grandezas e medidas; tratamento da informação, quanto a: - Seleção, distribuição, articulação entre o conhecimento novo e o já abordado; entre os diversos campos da Matemática

Ficha de avaliação III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS 2. ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS - contribui para a compreensão dos conceitos e procedimentos matemáticos, favorecendo a atribuição de significados aos conteúdos do campo: Números e Operações; Álgebra; Tratamento da Informação (Estatística, probabilidade e Combinatória) - articula os diferentes significados de um mesmo conceito; - articula as diferentes representações matemáticas (língua materna, linguagem simbólica, desenhos, gráficos, tabelas, diagramas, ícones, etc.); –há equilíbrio e articulação entre conceitos, algoritmos e procedimentos

Ficha de avaliação III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS 3. METODOLOGIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM - uso de conhecimentos já trabalhados, extra-escolares, interação entre alunos, favorece o desenvolvimento de competências complexas: observar, explorar e investigar; estabelecer relações, classificar e generalizar - apresenta situações que envolvem: questões abertas; desafios; problemas com nenhuma solução ou com várias soluções; utilização de diferentes estratégias na resolução de problemas; comparação de diferentes estratégias na resolução de problemas; verificação de processos e resultados pelo aluno; formulação de problemas pelo aluno

Ficha de avaliação III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS 3. METODOLOGIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM – valoriza o desenvolvimento de habilidades relativas ao: cálculo mental; cálculo por estimativa – estimula a utilização de recursos didáticos diversificados: materiais concretos; calculadora; outros recursos tecnológicos: leituras complementares.

Ficha de avaliação III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS 4. CONTEXTUALIZAÇÀO - Na coleção, os conhecimentos matemáticos são contextualizados, de forma significativa, no que diz respeito: a própria matemática; as práticas sociais atuais; a história da Matemática; a outras áreas do conhecimento

Ficha de avaliação III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS 5. FORMAÇÃO DA CIDADANIA IV – ESTRUTURA: TEXTUAL e VISUAL

Ficha de avaliação V – MANUAL DO PROFESSOR Linguagem clara; subsídios para a atuação do professor: orientações metodológicas para o trabalho com o livro do aluno; sugerindo atividades diversificadas (projetos, pesquisas, jogos etc.) além das contidas no livro do aluno; apresentando resoluções das atividades propostas aos alunos; contribuindo para reflexões sobre o processo de avaliação do aluno; sugerindo leituras complementares; apresentando a bibliografia utilizada pelo autor; indicando fontes de informação.