PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

Estudando com ProfªSimony
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO QVT
Qualidade Total.
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
Endomarketing. O que veremos por aqui
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
CONSULTORIA EMPRESARIAL
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 11
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
5ª. PESQUISA DE CLIMA MOTIVACIONAL
Avaliação de Desempenho
Projeto Integrador 2013/1 Prof. Rudy de Barros Ahrens
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
Pesquisa de Clima Organizacional
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
AULA 6 - Pesquisa e diagnóstico do Clima Organizacional
Divulgação dos Resultados
Auditoria da Qualidade
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Ênfase em Indicadores Março / 2009
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
O RH X Clima Organizacional
A EMPRESA  A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – é uma Instituição que tem como objetivo oferecer educação superior de alta qualidade por meio de.
Endomarketing e Comunicação Interna
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Oficina de Motivação.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores

Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Planejamento e Responsabilidade Social
Seu Agente de Mudança..
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
1 A Satisfação do Consumidor. 2 Atualmente, há uma valorização maior do consumidor no processo de comercialização. Empresa Divulgação das técnicas de.
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
PROCESSO SELETIVO.
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Ferramenta da qualidade PLANO DE AÇÃO 5W2H
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Prof. Dr. Silvio Bertoncello.
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 9 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
Avaliação de Desempenho
Gestão de Pessoas no Setor Público
Resultados parciais - setembro de Aplicamos um formulário eletrônico organizado pela DTIC com 24 questões, sendo a maioria objetivas. O sigilo das.
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Avaliação 360 Graus.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
Sexta Pesquisa de Satisfação do Colaborador Alta Engenharia de Consultoria.
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Discentes: Gisilene Tatianne, Maria Aline, Rafael Lima, Zara Ribeiro. Docente: Janete Castro. Natal 2011.
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
DOWNSIZING O Downsizing surgiu como um alternativa sustentável à reação mais violenta contra a burocracia exagerada: o enxugamento em massa de pessoal,
Transcrição da apresentação:

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL Natália Rodeguero da Silva Analista de RH Maio 2009

CONCEITOS Clima Organizacional, de acordo com Stefano e Ferraciolli (2004), é o termo referente a um conjunto de técnicas para entender, mudar e desenvolver a força de trabalho de uma organização, a fim de melhorar sua eficácia e, conseqüentemente, o clima organizacional existente na empresa.

O estudo de clima é um excelente instrumento de feedback e de intervenção organizacional, trazendo contribuições valiosas para o conhecimento e o manejo do funcionamento das organizações.

Possibilita um diagnóstico organizacional que gera uma base de dados para a tomada de decisões que entrarão em um PLANO DE AÇÃO.

PRINCÍPIOS Comprometimento Transparência e Ética Participação facultativa Segurança e Confiabilidade

OBJETIVOS Buscar o alinhamento da cultura organizacional. Promover o crescimento e desenvolvimento profissional dos colaboradores: A ferramenta de pesquisa de clima organizacional permite a identificação dos critérios e atributos que são valorizados pelas pessoas que pertencem ao quadro de funcionários. Integrar os processos e as áreas funcionais. Otimizar a comunicação: conhecendo as particularidades dos indivíduos e grupos, a organização pode elaborar um plano de comunicação mais aberto.

  Identificar as necessidades de treinamento, desenvolvimento de pessoal/gerencial e educação empresarial. Difundir o conceito de cliente interno e externo: a importância do foco no cliente interno, pesquisa de clima organizacional demonstra para o funcionário a importância que a empresa dá para suas necessidades. Otimizar as ações gerenciais: a partir das informações obtidas na pesquisa é que pode-se buscar resultados efetivos. Organizar e flexibilizar as atividades da organização.

ETAPAS Passo Etapa Definição 1 Preparação e divulgação É onde se obtêm as informações mais precisas sobre o problema a ser focalizado e a instrumentação através de conceitos sobre o problema. Divulga a pesquisa 2 Plano e metodologia de pesquisa Formula-se as questões de pesquisa, ou hipóteses, a serem examinadas e escolhe-se a seqüência de ações a ser seguida, dos métodos de trabalho, meios de interpretação dos resultados, inclusive procedimentos de amostragem, construção dos instrumentos de avaliação, questionários, etc.. 3 Execução da pesquisa Coleta-se os dados através do preenchimento do formulário que pode ser total ou parcial. 4 Tabulação e Interpretação dos dados Faz-se o tabulação dos dados e a análise dos dados recolhidos e começa a partir daí a tentativa de dar respostas às questões de pesquisa. 5 Conclusões/Relatórios Avalia-se o gráfico o de forma geral, destacando os pontos críticos para apontar as melhorias e compará-los posteriormente em uma nova pesquisa.

Divulgação dos Resultados Divulgação através de uma devolutiva com participantes para elaboração de um Plano de Ações com o objetivo de elaborar planos de ação com medidas corretivas e cabíveis para os pontos críticos encontrados nos resultados.

  QUESTIONÁRIO Qual a percepção e atitude das pessoas em relação ao trabalho. Exemplos: horário, quadro de pessoal suficiente, etc.   Quanto ao relacionamento interpessoal e integração entre setores Qual o grau de cooperação e relacionamento existente entre os funcionários e os departamentos. Remuneração Verifica-se as diferenças salariais para o mesmo cargo se houver e possível descontentamento em relação aos salários pagos por ouras empresas.   Liderança Aponta o grau de satisfação do funcionário com a liderança, verificando-se a qualidade do feedback por partes dos mesmos, o tipo de abertura para relacionamento e etc.

Comunicação Como se dá a comunicação dentro da empresa, se é suficiente, se há distorções acentuadas, se todos tem comunicação nítida e semelhante aos receber as informações, o conhecimento que os funcionários têm sobre os fatos relevantes da empresa, seus canais de comunicação, etc.   Desenvolvimento profissional Verifica quais as oportunidades de treinamento e as possibilidades de promoções e plano de carreira que a empresa oferece.   Imagem da empresa Avalia qual a imagem que a sociedade possui da empresa e que sentimentos os colaboradores possuem pela mesma.

Decisões Relaciona-se à centralização ou descentralização de decisões que tomadas dentro da empresa, qual o nível de envolvimento ou não dos colaboradores.   Benefícios Aponta o grau de satisfação com relação aos benefícios oferecidos pela empresa.   Condições físicas do trabalho Verifica a qualidade das condições físicas de trabalho, as condições de conforto, instalações em geral, riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais, saúde do trabalhador. Orientação para resultados Aponta como a empresa estimula ou exige que seus funcionários se responsabilizem efetivamente pelos resultados propostos.

Como tabular através do Excel TABULAÇÃO DOS DADOS Como tabular através do Excel Questão Salário Ambiente ruim de trabalho Falta de reconhecimento Número de respostas neste item 22 5 20 Porcentagem Fórmula: =C2/92 exemplo Célula do número da resposta de um determinado item / pela número total de respostas 22% 5% 15%

MODELO Indique os dois principais fatores que geram mais insatisfação no seu trabalho. Total % A Falta de reconhecimento 22 24 B Salário 20 C Ambiente de trabalho ruim D A função que eu realizo 5 E Falta de treinamento 6 7 F Falta de autonomia 2 G Falta de recursos H Relacionamento com a chefia I Sobrecarga de trabalho 33 36 J Instalações inadequadas 92 100%

Indique os dois principais fatores que geram mais insatisfação no seu trabalho.

Os geradores de insatisfação no trabalho dos entrevistados foram: 24% falta de reconhecimento, 22% salários, 5% o trabalho que realizam, 7% falta de treinamentos, 2% falta de autonomia, 2% falta de recursos, 2% relacionamento com a chefia, e o principal está em 36% com a sobrecarga de trabalho. Ponto Crítico: Esta questão ressalta a necessidade de novas contratações devido à sobrecarga de trabalho apontada por 36% dos colaboradores. A reivindicação de contratação de novos colaboradores é constantemente pauta de reivindicações sindicais, sem que seja atendido pela ____________ de forma adequada. ANÁLISE DE GRÁFICO

CONSIDERAÇÕES FINAIS Mais do que resultados definitivos, a Pesquisa, aponta para o modo como os colaboradores vêem a organização nos dias de hoje. Não se trata de um quadro imutável ou definitivo, mas sim de opiniões e atitudes demonstradas pelos que colaboradores. Espera-se que este instrumento possa trazer as mudanças necessárias a um bom ambiente de trabalho, pois o colaborador produtivo é um colaborador feliz e isso só é possível através de um bom ambiente e condições de trabalho.

Referências Bibliográficas CHIAVENATO, Idalberto Referências Bibliográficas CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas – Editora Campus. Rio de Janeiro: 2004. 2º. edição. 560p. CODA, R. "Como está o Clima?" In Fascículo n.15, Programa de Profissionalização do Banco do Brasil, Brasília, 1998. CODA, Roberto; BERGAMINI, Cecília W.. Psicodinâmica da Vida Organizacional: Motivação e Liderança. 2ª Edição. São Paulo: Atlas, 1997. LIMA, W. D. ; Stano, R. . A Pesquisa de Clima Organizacional como ferramenta de gestão de RH. In: XI SIMPEP, 2004, Bauru. Anais do XI SIMPEP, 2005. LUZ, Ricardo. Clima organizacional. Rio de Janeiro: Qualitmark, 1996. MACIAN, Lêda Massari Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos.- Brasil : E.P.U. Ltdª, 1987.- 110p. OLIVEIRA, M. A. Pesquisas de clima interno nas empresas: o caso dos desconfiômetros avariados. São Paulo: Nobel, 1995. STEFANO, S. R.; FERRACIOLLI, J. B. Clima organizacional do banco mercantil do Brasil S/A: Agência – Londrina, um estudo longitudinal. VII SEMEAD, 2004. TOLEDO, Flávio e MILIONI, B. Dicionário de Recursos Humanos. 3ª edição. São Paulo: Atlas, 1986.