PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Advertisements

PESQUISA CURSOS INTERATIVOS DE TRANSPORTE Conceitos; Sexo; Idade; Escolaridade; Profissão; Renda Familiar; Classe Social. PARTE 5 – PESQUISA DE CARACTERIZAÇÃO.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
MAE 0535 – Pesquisa de Mercado Universidade de São Paulo – USP Instituto de Matemática, Estatística e Computação – IME Professora Doutora: Silvia Elian.
FACULDADE ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR - CAMPUS I CURSO: RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Tipologias de Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. O experimento é o mais tradicional meio de se realizar uma pesquisa. Consiste em determinar um objeto de estudo e.
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Contexto da Aplicação da Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
Classificação dos Métodos de Ensino:
União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Ciências Contábeis Tema, problema e hipótese.
O que é Estatística? Introdução ao CEQ
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
TABULAÇÃO DE DADOS AULA 3.
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
O que é Pesquisa de Mercado?
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Método Científico – Parte I
Elaboração de um projeto de pesquisa
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Apresentação de Atividades Professor Dr. Marcos Dalmau
DIFERENÇAS ENTRE PESQUISAS POR AMOSTRAGEM E POPULAÇÃO AULA 2
Disciplina: Administração Mercadológica I
Abordagens Mistas e Triangulação
Estrutura do artigo 1 Título do projeto 2 Introdução
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
Decisões Práticas no Desenvolvimento de Escalas
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
METODOLOGIA DE PESQUISA Profa Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Dra
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
Métodos da pesquisa – coleta de dados
PROFESSOR ORIENTADOR: xxxxx
METODOLOGIA DE PESQUISA
Introdução e Coleta de Dados
O que é ESTATÍSTICA “Estatística é a Ciência de obter conclusões a partir de dados”. Paul Velleman A Estatística envolve técnicas para coletar, organizar,
CÁLCULOS ESTATÍSTICOS - CE
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
Método experimental.
Formulação do problema quantitativo
Ferramentas de comunicação
A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa
Protocolo de observação
Métodos e técnicas para elaboração de questionários, pautas e entrevistas, pautas para dinâmicas de grupos.
COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
1. O TIPO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CAMPO ESTUDO DE CASO PESQUISA AÇÃO PESQUISA PARTICIPANTE 2. MÉTODO DE ABORDAGEM São métodos que possuem um caráter.
MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.
Fundamentos do Psicodiagnóstico
A PESQUISA QUALITATIVA
Gestão da Logística de Distribuição
MÉTODO CLíNICO.
Conhecimento e Pesquisa
Metodologia de Investigação I (João Filipe Matos)
Organização de Eventos
Semana de iniciação científica da UFMG
PESQUISA DE CAMPO Ana Lucia Volinkevicz Gilson Tonet Rosângela Kowalek.
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Origens e estruturação das escolas e teorias da administração Professora: Rosemary Gomes CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA SANITARIA E ANBIENTAL.
PESQUISA QUALI/QUANTI
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Metodologia científica: O que é e alguns aspectos. Vamos lá!?
INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS
Pesquisa Científica
O Significado de Pesquisar
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Transcrição da apresentação:

PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA Pesquisa de Mercado: Profª. Aline Souza PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA

O que é Pesquisa de Mercado ? Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing: É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa”. (Philip Kotler)

O que é Pesquisa de Mercado ? Identificar preferências, hábitos, costumes e perfil; Avaliar imagem da marca, intenções de compra e análise da participação de mercado; Previsão de demanda, potencial de mercado, tendências de negócios e pesquisa de imagem corporativa.

O que é Pesquisa de Mercado ? Indagações Básicas Por que realizar a pesquisa? Quais decisões deverão ser tomadas à partir dos resultados da pesquisa? Quais as possíveis respostas para os problemas definidos?

O que é Pesquisa de Mercado ? Definição do Problema Primeiro e mais importante passo do projeto de pesquisa. Todo projeto de pesquisa deve partir de uma real necessidade de informação, ou seja, uma situação onde há questões a serem respondidas.

Tipos de problema Problemas de pesquisa; Problema de engenharia; Problemas de valor.

Formulando o problema de pesquisa... Em forma de pergunta; Claro e preciso; Suscetível de solução; Limitado a uma dimensão viável.

Alguns exemplos de problema de pesquisa Tema: O perfil da mãe que deixa o filho recém-nascido para adoção. Problema: Quais condições exercem mais influência na decisão das mães em dar o filho recém-nascido para adoção?

Alguns exemplos de problema de pesquisa Tema: A necessidade da informação ocupacional na escolha da profissão. Problema: A Orientação Profissional dada, no curso de segundo grau, influi na segurança (certeza) em relação à escolha do curso universitário?

Alguns exemplos de problema de pesquisa Tema: A família carente e sua influência na origem da marginalização social. Problema: O grau de organização interna da família carente influi na conduta (marginalização) do menor?

Alguns exemplos de problema de pesquisa Tema: O papel da escola na estruturação do autoconceito de crianças superdotadas. Problema: Crianças superdotadas oriundas de diferentes classes sócio-econômicas teriam seus autoconceitos estruturados de maneira diferente, devido aos valores também serem diferentes? Como a criança superdotada pensa que é percebida por pessoas significativas na escola (professores e colegas)? Como os professores percebem o(a) aluno(a) superdotado(a)?

Alguns exemplos de problema de pesquisa Tema: Criatividade, inovação e controle nas organizações de trabalho. Problema: Como a cultura e o clima organizacional relacionam-se com a resistência à mudança diante das inovações e a exigência da criatividade? Como a necessidade de controle inerente às organizações de trabalho pode permitir ou conviver com a liberdade presente nos processos de criatividade e inovação?

Tipos de pesquisa científica em ciências sociais Classsificação Natureza Exploratória Conclusiva (Descritiva ou Causal) Qualitativa Quantitativa

O que é Pesquisa Qualitativa ? Busca compreender as relações de consumo em profundidade através de análise qualitativa das informações obtidas. Questões a serem respondidas: Como as pessoas compram ? Por que compram? Que imagem têm do produto ?

O que é Pesquisa Qualitativa ? A pesquisa Qualitativa tem como principal objetivo interpretar o fenômeno que observa. Seus objetivos são: a observação, a descrição, a compreensão e o significado; Não existe hipótese pré-concebidas; suas hipóteses são construídas após a observação (ou seja, dá ênfase na indução); Não existe “suposta certeza” do método experimental. Neste sentido, quem observa ou interpreta (o pesquisador) influencia e é influenciado pelo fenômeno pesquisado.

O que é Pesquisa Quantitativa ? Busca uma análise quantitativa das relações de consumo, respondendo à questão: “Quanto?” para cada objetivo do projeto de pesquisa que tenha adotado esta metodologia. Estudos realizados à partir de amostras da população, utilizando cálculos estatísticos.

O que é Pesquisa Quantitativa ? A pesquisa quantitativa é um estudo estatístico que se destina a descrever as características de uma determinada situação, medindo numericamente as hipóteses levantadas a respeito de um problema de pesquisa. As informações são colhidas por meio de um questionário estruturado com perguntas claras e objetivas. Isto garante a uniformidade de entendimento dos entrevistados.

O que é Pesquisa Quantitativa ? É especialmente projetada para gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística. As questões devem ser diretas e facilmente quantificáveis e a amostra deve ser grande o suficiente para possibilitar uma análise estatística confiável.

Exemplo de Pesquisa Quantitativa

QUANTITATIVA X QUALITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUALITATIVA Visão do mundo Existência dos fatos sociais com uma realidade objetiva independente das crenças individuais. A realidade é socialmente construída por meio de definições individuais ou coletivas. Relação entre pesquisador e objeto pesquisado A realidade social é independente do pesquisador. A realidade é dependente da mente do sujeito e o pesquisador não se pode colocar fora da história nem da vida social.

QUANTITATIVA X QUALITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUALITATIVA Objetivo da pesquisa Explicar causas das mudanças nos fatos sociais através de teste de hipóteses para fazer generalizações . Determinar se há relação de causa e efeito entre as variáveis selecionadas. Avaliar eficácia , efetividade ou eficiência de uma intervenção. Compreender, interpretar e explicar os fenômenos sociais com base na perspectiva dos atores por meio da participação em suas vidas. Rejeita a possibilidade de descoberta de leis sociais . Busca o significado , a intencionalidade dos fatos das relações e das estruturas sociais. Utiliza a palavra como material básico.

QUANTITATIVA X QUALITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUALITATIVA Abordagem Utiliza um desenho experimental ou correlacional para reduzir erros que possam interferir na percepção clara dos fatos sociais. Visa compreender as definições da situação das pessoas que são pesquisadas. Desenho do estudo Experimentos e estudos observacionais. Sem regras metodológicas fixas e totalmente definidas, mas com estratégias de abordagem de coleta de dados. Flexível e individualizada de acordo com o objeto de estudo.

QUANTITATIVA X QUALITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUALITATIVA Principais técnicas de coleta de dados Questionários com questões fechadas previamente estabelecidas. Processo interativo de idas e vindas nas diversas fases da pesquisa e de interação com seus sujeitos . Observações, entrevistas em profundidade, entrevistas em grupo e construção de redes de relação. Método Dedutivo - da teoria para os dados, definições pré-determinadas, postura racionalista, precisão por meio de medidas e manipulação estatística. Indutivo - dos dados para a teoria. As definições se concretizam no processo, pela intuição e criatividade.

QUANTITATIVA X QUALITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUALITATIVA Amostra o entrevistado identifica as pessoas que serão entrevistadas pelos seguintes critérios: sexo, idade, ramo de atividade, localização geográfica, etc. São feitas discussões em grupo, conhecidas também como mesa-redonda, e entrevistas em profundidade em que é feito um pré-agendamento do entrevistado e sua aplicação é individual.

QUANTITATIVA X QUALITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUALITATIVA Papel do pesquisador Distancia-se do fato pesquisado para evitar vieses. Imerge-se no fenômeno de interesse. Funciona como um instrumento de coleta e análise de dados. Principal critério de pesquisa Capacidade de se obter a mesma resposta cada vez que a pesquisa é feita. Capacidade de refletir o fenômeno que está sendo investigado. Categorias de análise Tem como objetivo isolar e definir tão precisamente quanto possível cada categoria a ser analisada e as relações entre elas antes da pesquisa . Categorias bem definidas compõem os meios para a pesquisa. Tem como objetivo isolar e definir categorias durante o processo de pesquisa. Categorias bem definidas compõem os objetivos da pesquisa.