CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CIÊNCIA POLÍTICA Sociedade e Estado. SOCIEDADE: - Grupo de pessoa interdependentes - Grupo de pessoa interdependentes - Comunidade organizada - Comunidade.
Advertisements

1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
Estrutura Administrativa  O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
Curitiba  A teologia representa o saber mais elevado  A ciência soberana  O saber absoluto  Deus é o objeto máximo do saber  Entre as ciências.
Conceitos de Karl Marx.
DIREITO DO TRABALHO (Primeira Unidade - 3º D) MARICELLE RAMOS Campina Grande, PB 2016.
TEORIA DOS DIREITOS SUBJETIVOS. NOÇÕES PRELIMINARES DIREITO FACULDADE DIREITO PRERROGATIVA “DIREITO CONSIDERADO NA VIDA REAL, ENVOLVENDO E PENETRANDO.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Elisa C. G. Barbosa OAB/SP Mestranda em Educação - Unesp
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS E ESTADO
CONCEITO DA ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO
Liberalismo Econômico
O que e socieologia Aluna: Cris mamaedes e Suelem Dias
HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO.
Atividade 7 - Estado e Governo
Primeiros grandes pensadores da Sociologia
A NATUREZA DO ESPAÇO – Milton Santos
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
Apostila de Práticas Investigativas
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
- Introdução à Semiótica -
Profa. Nina Ranieri TGE II
Sociologia Política Prof. André Zanetic
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Marx – Ideologia Sociologia.
MAX WEBER Manhã 02: ética protestante (incompleto)
MOVIMENTOS SOCIAIS Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais pela UFAL/ Conexões de saberes.
“O caráter fetichista da mercadoria e seu segredo” – O Capital
(Karl Emil Maximilian Weber)
PODER, POLÍTICA E ESTADO
APOIO.
Gestão das Instituições de Ensino Prof. Marta Luz Sisson de Castro
Geopolítica Prof.ª Rachel.
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
O QUE É ECONOMIA? É O ESTUDO DAS ESCOLHAS FEITAS POR PESSOAS, EMPRESAS OU GOVERNO, QUANDO EXISTE ESCASSEZ DE RECURSOS DISPONÍVEIS.
A ÉTICA NAS NEGOCIAÇÕES
Thomas Hobbes ( ).
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
A Contribuição de Max Weber
Cidadania: Perspectivas do conceito nas Constituições de 1937 e
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
Técnico em Logística People Alexandre Ribeiro Rosa
Aula 4 Burocracia Weberiana.
O Pensamento e a Ação: Karl Marx
A liberdade guiando o povo
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
A LEI DOS TRÊS ESTADOS Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são.
Introdução à Sociologia
Sociologia e Senso Comum
13/11/2018 Práticas Judiciárias.
DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO (CRITÉRIOS DE DISTINÇÃO)
A organização da vida social na visão de Karl Marx
FENOMENOLOGIA.
LIBERALISMO.
A Fenomenologia de Husserl
04/12/2018 Práticas Judiciárias.
EMILE DURKHEIM 06/12/2018.
História da Psicologia
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
(Karl Emil Maximilian Weber)
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
ANTROPOLOGIA LEGAL As regras são feitas a partir de bases sociais e econômicas e precisam ser entendidas no seu conteúdo social.
14/05/2019 Práticas Judiciárias.
Transcrição da apresentação:

CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL Profª Drª Ana Lúcia Guimarães

O conceito Ramo das Ciências Sociais que trata do governo e da organização dos Estados. - Ramo das ciências sociais que estuda as formas de governo, os partidos políticos, os grupos de pressão, as relações internacionais e a administração pública, que dizem respeito a atividades de indivíduos ou de grupos e envolvem as relações humanas básicas, tratando de valores fundamentais como a igualdade, a liberdade, a justiça e o poder. A Ciência Política está intimamente ligada a história ( que fornece o material básico ao cientista ); ao direito ( quadro de idéias formais ); a filosofia ( liga-a às outras ciências ) e a sociologia ( fornece o quadro social para os fatos da vida política). A ciência política visa, ou seja, tem como objetivo, apresentar, analisar e posicionar as instituições e os problemas existentes na sociedade contemporânea, através das ciências jurídicas ( direito constitucional ) com consciência na participação , identificando os problemas e buscando as soluções. A Ciência Política estuda sem preconceito o homem em grupo. Pergunta, questiona. Nada é absoluto.

Objeto de Estudo O objeto da ciência política é a sociedade política organizada. Tendo como objeto abstrato o Estado, relacionando-se com as outras ciências relacionadas ao homem; sociologia, História, Economia, Filosofia, Geografia, Direito. O Poder e o Estado são os seus focos de análise.

Conceitos de Estado CONCEITO DE ESTADO - É a organização político-jurídica de uma sociedade para realizar o bem público/comum, com governo próprio e território determinado. ORIGEM DO ESTADO – Sob o aspecto da época do surgimento do Estado existem três posições fundamentais: 1- O Estado, assim como a própria sociedade, sempre existiu visto que o homem desde que vive na terra está integrado numa organização social, dotada de poder e com autoridade para determinar o comportamento social de todo o grupo; 2- Outros autores defendem que a sociedade existiu sem o Estado durante um certo período e depois, por diversos motivos, foi se constituindo o Estado para atender às necessidades dos grupos sociais; 3- Alguns autores somente admitem como Estado a sociedade política dotada de certas características bem definidas, o que só ocorreu a partir do século XVII.

Formação do Estado FORMAÇÃO DO ESTADO – Existem duas teorias sobre a formação originária do Estado: a formação natural, que afirma que o Estado se formou naturalmente e não por ato voluntário; a formação contratual, afirmando que um acordo de vontades de alguns homens ou de todos que levou à criação do Estado. a) Origem familial ou patriarcal; cada família primitiva se ampliou e deu origem a um Estado; b) Origem em atos de força, de violência ou conquista; a superioridade de força de um grupo social permitiu-lhe submeter um grupo mais fraco, nascendo o Estado dessa conjunção de dominantes e dominados; c) Origem em causas econômicas ou patrimoniais; o acúmulo de riquezas individuais deteriorou a convivência harmônica, surgindo assim a necessidade do reconhecimento de novas formas de aquisição da propriedade, que se desenvolviam umas sobre as outras, num acúmulo acelerado de riquezas que dividia a sociedade em classes, sendo a classe possuidora exploradora da não-possuidora, dominando a, nascendo a instituição Estado; d) Origem no desenvolvimento interno da sociedade; é o próprio desenvolvimento espontâneo da sociedade que deu origem ao Estado.

O Conceito de Poder Poder significa a probabilidade de impor a vontade própria dentro de uma relação social, ainda que haja resistência, e qualquer que seja o fundamento dessa probabilidade, Max Weber. Poder também se pode definir como a probabilidade total de encontrar obediência a uma ordem determinada entre sujeitos. Poder é a expressão máxima de atendimento de uma vontade de um sujeito dominante ou que possui o poder dado ou adquirido de alguma maneira dentro de uma sociedade, um grupo ou numa simples convivência. O poder é, em certo ponto, absolutismo; a vontade de um ou mais sobre alguns poucos ou sobre muitos. Exercer o poder é a garantia de que quem controla tem característica de líder e de controlador no sentido expressivo da ação. Poder é poder. Poder, como verbo, explica perfeitamente o verdadeiro sentido da palavra. Não foge à regra dos verbos que auto explicam o verdadeiro sentido de cada um. Poder é, no verbo explicado, realmente poder. Como por exemplo: quem pode, pode. e nada mais. Poder é a realização de uma ação ou de uma desejo.