INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação em EaD: desafios e possibilidades
Advertisements

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC – CG CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PLANO DE CURSO SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
O perfil dos alunos dos cursos de especialização (modalidade EAD) na área ambiental: realidade de uma instituição de ensino superior privada MSc. Augusto.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
UTILIZAÇÃO DA REDE SOCIAL FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE INTERATIVIDADE EM DISCIPLINA A DISTÂNCIA DANILO LOPES FERREIRA LIMA ALEXANDRE GUIMARÃES BEZERRA CAVALCANTE.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Extensão Universitária
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
TÍTULO DO TRABALHO Autor 1 (Instituição) Autor 2 (Instituição)
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Título igual ao do resumo submetido
II Simpósio Ined 8 e 9 de maio de
Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo
Profª. Drª. Adriana Clementino Profª. MSc. Diólia de Carvalho Graziano
Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO
Coordenação: Luciana Danielli
VI Encontros Pré-ConfOA 2017 Curadoria de Dados no Arca - Repositório Institucional da Fiocruz: Relato de Experiência Ana Maria Neves Maranhão Claudete.
TÍTULO DA RODA DE CONVERSA
Formação para Educação Integral:
Tutoria Home Office: uma estratégia de sucesso
Recursos de informação Na UAb
Carla Maria Maluf Ferrari Claudia D’Arco Raquel Acciarito Motta
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO.
Recursos de informação Na UAb
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES.
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
VI Encontros Pré-ConfOA 2017 Curadoria de Dados no Arca - Repositório Institucional da Fiocruz: Relato de Experiência Ana Maria Neves Maranhão Claudete.
PRÁTICA DOCENTE DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Cíntia Alves Sanches, Patrícia Cristina Silveira, Alexandre Lins.
inovação e design na educação
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Titulo do Estudo, do Projeto....
Professor: Adam Luiz Claudino de Brito Aparecida Maria Vieira Edson Osmar Alviano Costa Luis Otavio Toledo Perin Minicurso: As inovações da educação a.
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
O MOBILE-LEARNING COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Análise do livro didático de Martha Reis Discentes: Abmael Furtado Oliveira Ariene Trindade Frank Aguiar Maria Luiza Zampieri Dominguez Fonte:
TÍTULO DO TRABALHO RESULTADOS INTRODUÇÃO OBJETIVOS CONCLUSÕES
RESULTADOS E DISCUSSÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Juliana Roberta Morcelli Landgraf
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
XVI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

CULTURA DIGITAL E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: CONVERGÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM

INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no cotidiano social e escolar. As instituições de ensino superior enfrentam o grande desafio de equilibrar a expertise tecnológica de seus alunos, já inseridos na cultura digital, com a falta de adequação estrutural e metodológica das instituições de ensino. BARATTO; CRESPO, 2013. SILVA, et al, 2014.

OBJETIVO O objetivo deste estudo é identificar a participação da cultura digital na implementação de metodologias ativas no ensino superior.

Revisão de literatura. Bases de Dados: SciELO- EDUC@, Portal CAPES, ERIC e SCOPUS. Palavras-chave: educação superior, tecnologias educacionais, cultura digital e metodologias ativas. Questão de pesquisa: A cultura digital pode colaborar para a implementação de metodologias ativas no ensino superior?

*** A amostra final totalizou 17 referências. CRITÉRIOS DE INCLUSÃO: Artigos científicos (pesquisa de campo, reflexão teórica e relatos de experiência): Livre acesso nas bases de dados consultadas; Período de publicação: 2013-2017. CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO: Enquadramento temático específico relativo ao objeto de estudo (cultura digital na educação superior). *** A amostra final totalizou 17 referências.

METODOLOGIA

RESULTADOS E DISCUSSÃO

RESULTADOS E DISCUSSÃO PRIMEIRA DIMENSÃO: CULTURA DIGITAL NO CONTEXTO ACADÊMICO Orientação pedagógica tradicional X linguagem digital. NOGUEIRA; PADILHA, 2014 LOPES; MELO, 2014 CUNHA; BIZELLI, 2016

RESULTADOS E DISCUSSÃO SEGUNDA DIMENSÃO: CULTURA DIGITAL E LITERACIA DIGITAL Perfil tecnológico dos sujeitos da aprendizagem X aprendizagem na cultura digital. CAMAS et al, 2013 SANTOS; AZEVEDO; PEDRO, 2015

RESULTADOS E DISCUSSÃO TERCEIRA DIMENSÃO: CULTURA DIGITAL E METODOLOGIAS ATIVAS TDICS X Metodologias Ativas X Prática Docente. SOUZA; MURTA; LEITE, 2016 VALENTE, 2014

CONSIDERAÇÕES FINAIS A cultura digital participa de forma ativa na implementação das metodologias ativas no ensino superior. Há convergência entre a cultura digital e as metodologias ativas no que refere-se a aprendizagem significativa; A caracterização do perfil tecnológico de discentes e docentes;

CONSIDERAÇÕES FINAIS Identificar os desafios atuais para a modernização tecnológica no ensino universitário; Novo paradigma para orientação curricular - tanto a cultura digital quanto as metodologias ativas ainda aparecem no contexto do ensino superior como elementos em busca de afirmação em relação a prática docente.

REFERÊNCIAS BARATTO, Silvana Simão; CRESPO, Luís Fernando. Cultura digital ou cibercultura: definições e elementos constituintes da cultura digital, a relação com aspectos históricos e educacionais. Revista Científica Eletrônica UNISEB, Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 16-25, ago/dez. 2013. Disponível em: <http://uniseb.com.br/presencial/revistacientifica/edicao2.html > Acesso em: 26 março de 2017. CUNHA, Maíra Darido; BIZELLI, José Luís. Caminhos para TIC em sala de aula sob a perspectiva dos professores. RPGE– Revista online de política e gestão educacional, v. 20, n. 2, p. 282-300, 2016. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9458/6290>. Acesso em: 18 de fevereiro de 2017. LOPES, Priscila Malaquias Alves; MELO, Maria de Fátima Aranha de Queiroz e. O uso das tecnologias digitais em educação: seguindo um fenômeno em construção. Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC), São Paulo, n. 38, p. 49-61, jun. 2014. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752014000100005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 15 de março de 2017. NOGUEIRA, Márcia Gonçalves; PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. Cultura digital jovem: as TIMS invadem as periferias, e agora? ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 268-286, ago. 2014. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1319 >. Acesso em: 02 de fevereiro de 2017. SILVA, Bento Duarte et al. Aplicação e uso de tecnologias pelos professores do ensino superior no Brasil e Portugal. Revista Educação, Formação & Tecnologias, v. 7, n. 1, p. 3-18, jan./jun., 2014. Disponível em: <http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/424>. Acesso em: 11 de abril de 2017. SOUZA, André Luiz; MURTA, Cláudia A. Rodrigues; LEITE, Luciano Gobo Saraiva. Tecnologia ou metodologia: aplicativos móveis na sala de Aula. In: XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online (CILTEC-online), Anais... v. 5, n. 1, 2016. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/10551/9382>. Acesso em: 28 de abril de 2017. VALENTE, José Armando. A comunicação e a educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais, v. 1, n. 1, p. 141-166, 2014. Disponível em: <http://www.revistasunifeso.filoinfo.net/index.php/revistaunifesohumanasesociais/article/view/17/24>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2017.