CULTURA DIGITAL E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: CONVERGÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM
INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no cotidiano social e escolar. As instituições de ensino superior enfrentam o grande desafio de equilibrar a expertise tecnológica de seus alunos, já inseridos na cultura digital, com a falta de adequação estrutural e metodológica das instituições de ensino. BARATTO; CRESPO, 2013. SILVA, et al, 2014.
OBJETIVO O objetivo deste estudo é identificar a participação da cultura digital na implementação de metodologias ativas no ensino superior.
Revisão de literatura. Bases de Dados: SciELO- EDUC@, Portal CAPES, ERIC e SCOPUS. Palavras-chave: educação superior, tecnologias educacionais, cultura digital e metodologias ativas. Questão de pesquisa: A cultura digital pode colaborar para a implementação de metodologias ativas no ensino superior?
*** A amostra final totalizou 17 referências. CRITÉRIOS DE INCLUSÃO: Artigos científicos (pesquisa de campo, reflexão teórica e relatos de experiência): Livre acesso nas bases de dados consultadas; Período de publicação: 2013-2017. CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO: Enquadramento temático específico relativo ao objeto de estudo (cultura digital na educação superior). *** A amostra final totalizou 17 referências.
METODOLOGIA
RESULTADOS E DISCUSSÃO
RESULTADOS E DISCUSSÃO PRIMEIRA DIMENSÃO: CULTURA DIGITAL NO CONTEXTO ACADÊMICO Orientação pedagógica tradicional X linguagem digital. NOGUEIRA; PADILHA, 2014 LOPES; MELO, 2014 CUNHA; BIZELLI, 2016
RESULTADOS E DISCUSSÃO SEGUNDA DIMENSÃO: CULTURA DIGITAL E LITERACIA DIGITAL Perfil tecnológico dos sujeitos da aprendizagem X aprendizagem na cultura digital. CAMAS et al, 2013 SANTOS; AZEVEDO; PEDRO, 2015
RESULTADOS E DISCUSSÃO TERCEIRA DIMENSÃO: CULTURA DIGITAL E METODOLOGIAS ATIVAS TDICS X Metodologias Ativas X Prática Docente. SOUZA; MURTA; LEITE, 2016 VALENTE, 2014
CONSIDERAÇÕES FINAIS A cultura digital participa de forma ativa na implementação das metodologias ativas no ensino superior. Há convergência entre a cultura digital e as metodologias ativas no que refere-se a aprendizagem significativa; A caracterização do perfil tecnológico de discentes e docentes;
CONSIDERAÇÕES FINAIS Identificar os desafios atuais para a modernização tecnológica no ensino universitário; Novo paradigma para orientação curricular - tanto a cultura digital quanto as metodologias ativas ainda aparecem no contexto do ensino superior como elementos em busca de afirmação em relação a prática docente.
REFERÊNCIAS BARATTO, Silvana Simão; CRESPO, Luís Fernando. Cultura digital ou cibercultura: definições e elementos constituintes da cultura digital, a relação com aspectos históricos e educacionais. Revista Científica Eletrônica UNISEB, Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 16-25, ago/dez. 2013. Disponível em: <http://uniseb.com.br/presencial/revistacientifica/edicao2.html > Acesso em: 26 março de 2017. CUNHA, Maíra Darido; BIZELLI, José Luís. Caminhos para TIC em sala de aula sob a perspectiva dos professores. RPGE– Revista online de política e gestão educacional, v. 20, n. 2, p. 282-300, 2016. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9458/6290>. Acesso em: 18 de fevereiro de 2017. LOPES, Priscila Malaquias Alves; MELO, Maria de Fátima Aranha de Queiroz e. O uso das tecnologias digitais em educação: seguindo um fenômeno em construção. Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC), São Paulo, n. 38, p. 49-61, jun. 2014. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752014000100005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 15 de março de 2017. NOGUEIRA, Márcia Gonçalves; PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. Cultura digital jovem: as TIMS invadem as periferias, e agora? ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 268-286, ago. 2014. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1319 >. Acesso em: 02 de fevereiro de 2017. SILVA, Bento Duarte et al. Aplicação e uso de tecnologias pelos professores do ensino superior no Brasil e Portugal. Revista Educação, Formação & Tecnologias, v. 7, n. 1, p. 3-18, jan./jun., 2014. Disponível em: <http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/424>. Acesso em: 11 de abril de 2017. SOUZA, André Luiz; MURTA, Cláudia A. Rodrigues; LEITE, Luciano Gobo Saraiva. Tecnologia ou metodologia: aplicativos móveis na sala de Aula. In: XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online (CILTEC-online), Anais... v. 5, n. 1, 2016. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/10551/9382>. Acesso em: 28 de abril de 2017. VALENTE, José Armando. A comunicação e a educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais, v. 1, n. 1, p. 141-166, 2014. Disponível em: <http://www.revistasunifeso.filoinfo.net/index.php/revistaunifesohumanasesociais/article/view/17/24>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2017.