SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Advertisements

A Evolução da Utilização do Moodle no Ensino Presencial e no Ensino a Distância na UFBA Eduardo Henrique Lima Feira de Santana - Nov/2010 UNIVERSIDADE.
EAD/Ensp/Fiocruz É por meio do VIASK que o aluno da EAD:
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Resultado da Avaliação IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Intersubjetividade na EAD: implicações e possibilidades Maria Cristina Lima Paniago.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RESULTADOS POSITIVOS E TENDÊNCIAS Alvaro Martins Fernandes Júnior Siderly do Carmo Dahle de Almeida Marivaldo da Silva.
FACES DO DISCURSO: O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR NA EAD Marcio Marosti Fabrícia Souto Cruz Siderly do Carmo Dahle de Almeida.
Seja bem-vindo ao Curso de Formação de Tutores em EaD, ministrado pela iCursos Arapiraca.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
Apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle.
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
GRUPO POSITIVO. GRUPO POSITIVO © apops / / Fotolia. (Adaptado).
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Adaptação da Mediação a Diferentes Perfis de Públicos e Áreas
Introdução a Educação a Distância
Avaliação dos Expositores e Parceiros
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL Aula 02
Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Letícia Mahlmeister João Mattar
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Tutoria Home Office: uma estratégia de sucesso
Coordenação: Vani Kenski
Escola municipal de ensino fundamental fidel Zanchetta
Introdução a Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
Orientações aos Alunos
XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Via Libras: Proposta Inovadora no Ensino de Libras na Modalidade EaD.
Renato Dutra, D.Sc. Manoela Tagliaferro, M.Sc. Aline Escarlate
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
O USO DA WEBCONFERÊNCIA COMO ESTRATÉGIA

Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Rogério Bandeira de Melo Moreira
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
HIDRÁULICA E HIDROLOGIA APLICADAS
Mestrando: Edgar Powarczuk Orientador: Prof. Henrique Freitas
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Lidiane Moutinho Neves Celia Maria Haas Rita Maria Lino Tarcia
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
O MOBILE-LEARNING COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA
A UTILIZAÇÃO DO YOUTUBE PARA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS EM GRUPO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DE CURSO A PARTIR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar.
O controle do ensino em suas mãos
VIII Fórum Institucional de Ensino
Sociedade em Rede A sociedade em rede é estruturada a partir do desenvolvimento de tecnologias microeletrônicas; Essas sociedades resultaram no aperfeiçoamento.
Transcrição da apresentação:

SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD

Identificando a necessidade dos alunos O tutor/mediador identificou essa necessidade de encontros e interação entre os alunos via ferramenta de comunicação a partir dos e-mails das dúvidas que recebia e dos relatos dos alunos que não conseguiam frequentar as aulas no polo, ou os grupos de estudos que já eram realizados presencialmente.

Internet para comunicação e aprendizagem O uso da internet e diferentes ferramentas de comunicação tem contribuído cada vez mais para a ampliação do conhecimento e no processo de aprendizagem dos alunos da educação a distância.

Skype em pauta O Skype é um software que foi desenvolvido por Niklas Zennstrom e Janus Friis, mesmos criadores do site de compartilhamento de música pela internet Kazaa. Fundado em 2003 com o objetivo de quebrar as barreiras da comunicação.

Formação dos grupos Os alunos cadastram suas contas na ferramenta, repassam para o tutor que cria o grupo com todos os participantes da respectiva disciplina .

Providências para a interação Além de estarem conectados no dia e horário pré determinado os alunos devem se preparar para o momento do debate, tomando conhecimento do material disponibilizado pelo professor da disciplina com antecedência.

Vantagens da ferramenta no processo de aprendizagem Oportunidade de trocar informações, ideias e experiências com os colegas, Interação de maneira simultânea entre o tutor/mediador e os alunos, Nos debates é possível conhecer diferentes formas de interpretação e ponto de vista de um mesmo conteúdo, Não é necessário ir até o polo, otimizando o tempo,

Melhor aproveitamento do conteúdo, Melhores resultados nas atividades e avaliações, Aumento da motivação para estudar, Diminui o número de desistências.

Desvantagens da ferramenta no processo de aprendizagem Dificuldades com acesso a internet, O número de interações insuficiente, Dificuldades para dispor de dispositivos para o uso da ferramenta. Tempo de interação insuficiente para a quantidade de conteúdo.

Finalizando A aprendizagem está em constante busca de interações e novas práticas que quebre barreiras, limites e fronteiras, quebrando paradigmas e buscando uma evolução que traga facilidades que possa atingir cada vez mais espaços e pessoas, especialmente no meio acadêmico, a troca de conhecimento e a construção da aprendizagem e os debates devem ir além das salas de aula.