SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD
Identificando a necessidade dos alunos O tutor/mediador identificou essa necessidade de encontros e interação entre os alunos via ferramenta de comunicação a partir dos e-mails das dúvidas que recebia e dos relatos dos alunos que não conseguiam frequentar as aulas no polo, ou os grupos de estudos que já eram realizados presencialmente.
Internet para comunicação e aprendizagem O uso da internet e diferentes ferramentas de comunicação tem contribuído cada vez mais para a ampliação do conhecimento e no processo de aprendizagem dos alunos da educação a distância.
Skype em pauta O Skype é um software que foi desenvolvido por Niklas Zennstrom e Janus Friis, mesmos criadores do site de compartilhamento de música pela internet Kazaa. Fundado em 2003 com o objetivo de quebrar as barreiras da comunicação.
Formação dos grupos Os alunos cadastram suas contas na ferramenta, repassam para o tutor que cria o grupo com todos os participantes da respectiva disciplina .
Providências para a interação Além de estarem conectados no dia e horário pré determinado os alunos devem se preparar para o momento do debate, tomando conhecimento do material disponibilizado pelo professor da disciplina com antecedência.
Vantagens da ferramenta no processo de aprendizagem Oportunidade de trocar informações, ideias e experiências com os colegas, Interação de maneira simultânea entre o tutor/mediador e os alunos, Nos debates é possível conhecer diferentes formas de interpretação e ponto de vista de um mesmo conteúdo, Não é necessário ir até o polo, otimizando o tempo,
Melhor aproveitamento do conteúdo, Melhores resultados nas atividades e avaliações, Aumento da motivação para estudar, Diminui o número de desistências.
Desvantagens da ferramenta no processo de aprendizagem Dificuldades com acesso a internet, O número de interações insuficiente, Dificuldades para dispor de dispositivos para o uso da ferramenta. Tempo de interação insuficiente para a quantidade de conteúdo.
Finalizando A aprendizagem está em constante busca de interações e novas práticas que quebre barreiras, limites e fronteiras, quebrando paradigmas e buscando uma evolução que traga facilidades que possa atingir cada vez mais espaços e pessoas, especialmente no meio acadêmico, a troca de conhecimento e a construção da aprendizagem e os debates devem ir além das salas de aula.