A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional,
Advertisements

RESOLUÇÃO No 227/2009-CONSEPE, de 03 de dezembro de 2009 Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Universidade de Pernambuco Curso de Licenciatura em Computação Curso DosVox Básico Aline Ferreira Barbosa -
ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS DO TRABALHO ESCOLAR PROFA: CIDA AGUIAR ACADÊMICAS: ANA KAROLINA BOTELHO ARIANE MARTINS FERREIRA.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Celso Filho Coord. Pedagógico de Polos.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
CAMINHOS PARA EAD 57ª REUNIÃO DO GDFAZ. Objetivos Reunir informações que possibilitem às administrações fazendárias iniciar ações de capacitação e comunicação.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
A MAQUETE CARTOGRAFICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS. Rubernéia da Silva de Oliveira -
Novo Modelo de Pós-graduação Estácio
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
Didática das Ciências Experimentais
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Pesquisa em Educação Ambiental
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Projetos de aprendizagem
Estágio IV.
Relatório de Autoavaliação Institucional
Ler e Escrever: Desafio de todos
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
CONVIVA
Mirtes Júlia de Sousa Ferreira
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
Imersivas e Interativas
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA - ILA Autora: Marli de Oliveira.
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
30anos CENPEC.
I Encontro de Licenciaturas da
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Profa. Dra. Inês Confuorto
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
Produção de Recursos Educacionais (Aula 1)
Atenção a saúde do Hipertenso
RESULTADOS E DISCUSSÃO
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
O BLOG DO POLO EAD DE NOVA FRIBURGO: RESULTADOS E DESAFIOS
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
TC Projetos de Estudos Integradores:
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
A EaD no Brasil e os novos arranjos institucionais: como fazer a modalidade de ensino à distância? Profa. Dra. Nara Maria Pimentel João Pessoa, outubro.
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
CAPACITAÇÃO – EQUIPES DE ENSINO
Orientações de estágio
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Acolhimento Pedagógico 2019
Sobre a UniCarioca História Missão Formar profissionais éticos e competentes para o mercado de trabalho, oferecendo serviços educacionais acessíveis.
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter): Relato de Experiência Prof. Dr. Eugênio Vinci de Moraes e Prof. Dr. Guilherme Carvalho

Quando e como Jornalismo EaD – Uninter - Fevereiro de 2017. Previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) aprovado pelo CEP em 2015. Vagas nos 400 polos da Uninter. 625 alunos hoje.

Desafio chave do curso Elaboração de um plano que considere as atividades práticas do curso de Jornalismo. Fazer isso em consonância com as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de jornalismo no Brasil.

Desafio chave do curso Resolução 1 de 27/09/ 2013, da Câmara de Educação Superior do CNE/MEC: novas diretrizes curriculares para os cursos de graduação em jornalismo. “III - promover a integração teoria/prática e a interdisciplinaridade entre os eixos de desenvolvimento curricular; IV - inserir precocemente o aluno em atividades didáticas relevantes para a sua futura vida profissional; [...]”

Curso modular UTA – Unidade Temática de Aprendizagem. UTA – Jornalismo e Sociedade 280 horas Jornalismo na sociedade - 56 horas Estudos da sociedade - 56 horas Texto e Construção Social - 56 horas Imagem e Construção Social 56 horas Projeto Laboratorial: Blog Revista F 23 horas.

Projeto Laboratorial Perspectiva transdisciplinar. Atividade prática: associação dos conhecimentos desenvolvidos nas disciplinas. Aprendizado: do conhecimento à aplicação.

Prática laboratorial: os desafios Orientação e acompanhamento do trabalho produzido pelos alunos. Estrutura adequada para o desenvolvimento do trabalho prático. Realização do trabalho coletivo.

Soluções: Orientação & Infraestrutura Apresentação detalhada do projeto Duas aulas interativas Ferramentas de chat Tutoria on-line

Soluções: Orientação & Infraestrutura Os alunos receberam um kit composto por equipamentos pessoais, além do acesso ao pacote completo de softwares da Adobe.

Trabalho em equipe Trabalho em equipe O trabalho coletivo ocorre no processo de publicação dos conteúdos. Nas edições de cada projeto laboratorial. O resultado coletivo é a somatória das atividades desenvolvidas pelos alunos em seu polo.

Blog/Revista F Blog Revista F  é um espaço para as produções laboratoriais dos estudantes de Jornalismo da Uninter (presencial e à distância). As produções são realizadas na UTA Jornalismo e Sociedade e no Projeto de Extensão Ponto Zero.

Revista F possibilitando o oferecimento de serviços públicos que contribuam para suprir as demandas por informação em cada região, conforme Lopes (1989). Significa, portanto, que as produções jornalísticas estão voltadas para a realidade na qual o aluno está inserido

Revista F possibilitando o oferecimento de serviços públicos que contribuam para suprir as demandas por informação em cada região, conforme Lopes (1989). Significa, portanto, que as produções jornalísticas estão voltadas para a realidade na qual o aluno está inserido

Considerações finais A avaliação da eficiência das atividades laboratoriais: apenas quando todas as atividades forem realizadas; a princípio, os alunos têm condições de desenvolver as atividades práticas. Certamente muita coisa terá de ser ajustada.

Referências BLOOM, B., et al. Taxonomy of educational objectives: The classification of educational goals. Handbook I: Cognitive domain. New York, Toronto: Longmans, Green, 1956. DECRETO Nº 5.622. Brasília: Governo Federal, 2005. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/portarias/dec5.622.pdf. Acesso em 12 abr. 2017. DIRETRIZES de Jornalismo. Resolução Nº 1. Diretrizes Nacionais dos Cursos de Jornalismo. Brasília: Governo Federal, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14242-rces001-13&category_slug=setembro-2013-pdf&Itemid=30192. LDB. LEI Nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Brasília: Governo Federal, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/lei9394.pdf. Acesso em: 10 abr. 2017. LOPES, Dirceu. Jornal laboratório: do exercício escolar ao compromisso com o público leitor. São Paulo: Summus, 1989.

Referências MEDITSCH, Eduardo. Pedagogia e pesquisa para o Jornalismo que está por vir: a função social da Universidade e os obstáculos para a sua realização. Florianópolis: Insular, 2010. MORAN, José. A educação superior a distância no Brasil. São Paulo: USP, s.d. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_online/eadsup.pdf. Acesso em: 12 abr 2017.

Referências PDI. Projeto de Desenvolvimento Institucional – Uninter. Curitiba: Uninter,2016. PPC. Projeto Pedagógico do Curso – Bacharelado em Jornalismo. Curitiba: Uninter, 2016. PORTARIA 40. Curitiba: Uninter, 2017. Disponível em: http://www.uninter.com/wpcontent/uploads/2017/04/Portaria-40-Jornalismo.pdf. Acesso em: 14 abr 2017.