ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Cristiane Mendes Netto cris.netto@gmail.com Viviane Carvalho Fernandes viviane.carvalho26@gmail.com Setembro/2017
A EDUCAÇÃO SUPERIOR PRECISA SE ADEQUAR ÀS NECESSIDADES DE UMA NOVA GERAÇÃO DE ESTUDANTES QUE ESTÃO INSERIDOS NA ECONOMIA GLOBAL DO CONHECIMENTO.
John Dewey 1859-1952 Carl Rogers 1902-1987 Paulo Freire 1921-1997 Joseph Novak 1932 NECESSIDADE DE SUPERAR A EDUCAÇÃO BANCÁRIA E CENTRAR A EDUCAÇÃO NO ESTUDANTE, TORNANDO-O ATIVO NO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM
TECNOLOGIAS COMO ALIADAS DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
Objetivo do Trabalho Investigar a prática de ensino híbrido no contexto da Educação Superior e, especificamente, em uma universidade privada e comunitária de porte médio, no interior de Minas Gerais.
Ensino Híbrido O ensino híbrido, também denominado blended learning, se apresenta como um novo conceito para inovar a sala de aula, ao integrar o que temos de bom de um currículo tradicional com um currículo inovador, mesclado com as TDIC, como forma de garantir um melhor aproveitamento das atividades em sala de aula
Metodologia Pesquisa exploratória e descritiva. Bibliográfica e aplicada. Universo: Duas turmas de graduação – 1º período Curso de Pedagogia (25 estudantes) Curso de Educação Física (29 estudantes) Disciplina Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação 50% aulas presenciais e 50% aulas a distância
Perfil de faixa etária das turmas
Expectativa “Minha expectativa é poder aprender cada vez mais, e futuramente poder usar estes recursos como suporte em sala de aula.” Estudante do curso de Pedagogia “Uma experiência nova, estou ansioso!” Estudante do curso de Educação Física
Habilidade dos estudantes no uso de tecnologias e internet
Avaliação dos Estudantes
Conclusões Os estudantes sentem-se confortáveis diante do uso das tecnologias na educação, mesmo tendo aqueles que ainda não dominam na totalidade seu uso. A maior parte dos estudantes consideraram que a metodologia promove a aprendizagem de conteúdo e que gostariam de ter novas disciplinas com essa metodologia.
Desafios Quebrar paradigmas. Os estudantes ainda não validam validam as atividades a distância como aulas. A gestão acadêmica ainda se sente presa aos registros presenciais de ponto dos professores.
Pontos para Reflexão OPORTUNIDADES Explicação prévia da metodologia aos estudante. Modelo 50% presencial e 50% a distância. AMEAÇAS Oferecer feedback em tempo hábil para os estudantes. Domínio da tecnologia por alguns alunos.
“É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática” Paulo Freire