ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
Advertisements

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Reformulação Curricular dos Cursos de Graduação da UNEB.
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
Sistema Municipal de Ensino Competências da Secretaria e do Conselho
TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei n.º de 20 de dezembro de 1996.
PNE- PEDET. AS REFORMAS EDUCACIONAIS E OS PLANOS DE EDUCAÇÃO RELAÇÕES DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( PNE) X COM O PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TERESINA.
A ONG Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba desenvolvendo desde 2006 projetos em todo Brasil na área de inclusão.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Significado Etimológico
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL DO NORDESTE
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Prática da LDB nas instituições de ensino
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Especialista em Direito Educacional
Base Nacional Comum Curricular
Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura de Paz e Direitos Humanos Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade.
Total de Escolas: escolas
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
Avanços nas últimas décadas
Prova Brasil Língua Portuguesa.
Desafios e Alternativas da Educação Infantil no Brasil
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: RESOLUÇÃO Nº 147/2016/CONSUP
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
DIDÁTICA II ERP0237 PPP VISÃO GERAL DO PROCESSO
Tiago Nicola Lavoura & Rui Neves
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Programa Mais Educação (Antigo)
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação Discussões e reflexões necessárias Profa. Elenise Maria de Araújo.
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.. O ESTADO E A SOCIEDADE.
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA ESCOLAR BRASILEIRO
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
O QUE É O PEDAGOGO.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Lei de Diretrizes e Bases da Educação. INTRODUÇÃO Lei 9.394/96 Também conhecida como “Lei Darcy Ribeiro” “Esta lei procura libertar os educadores brasileiros.
Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Curso: Leomaura Miranda de Andrade Soares Censo Escolar da Educação Básica Sistema Educacenso.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Prof. Jacir Bombonato Machado - julho/2018
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
13ª Conferência Municipal de Meio Ambiente 24 de novembro de 2018 Local: Câmara Municipal de Ipatinga Horário: 08h30 (É indispensável a presença de todos.
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
Marco Legal Sistema Inclusivo Escola Especial Classe Especial.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
PERFIL DO EIXO TEMÁTICO
Transcrição da apresentação:

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO Prof. Esp. Darlan Campos Historiador (UFES), Professor Universitário e Consultor em Marketing Político

Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes. Paulo Freire

A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL   A Educação Básica é composta pela Educação Infantil   Ensino Fundamental Ensino Médio O objetivo da Educação Básica é assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.  

Dois são os principais documentos norteadores da Educação Básica: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 Plano Nacional de Educação - PNE, Lei nº 10.172/2001, regidos, naturalmente, pela Constituição da República Federativa do Brasil.

Conselho Nacional de Educação CNE atua no desempenho das funções e atribuições do poder público federal em matéria de educação.  Suas ações são normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação. Compete ao Conselho e às Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior exercerem as atribuições conferidas pela lei. A Câmara de Educação Básica tem como atribuições analisar e emitir pareceres sobre procedimentos e resultados de processos de avaliação da educação infantil, fundamental, médio, profissional e especial, deliberar sobre diretrizes curriculares propostas pelo Ministério da Educação; e acompanhar a execução do Plano Nacional de Educação.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional A LDB regulariza em âmbito nacional, a base comum do currículo, a carga horária e presença mínima em aula e as formas de promoção de série, cabendo aos estados, municípios e até mesmo às escolas a normatização das peculiaridades regionais e locais, curriculares e de calendário, de promoção de série e a expedição da documentação escolar de cada aluno da educação básica.

Plano Nacional de Educação Estabelece metas decenais para todos os níveis e etapas da educação, apontando para que estados e municípios criem e estabeleçam planos semelhantes compatíveis com as metas nacionais. A SEB conta com o Programa de Avaliação e Acompanhamento do PNE e dos Planos Decenais Correspondentes, que realiza a avaliação do PNE e estimula estados e municípios a criarem seus planos correspondentes e avaliarem-no a cada cinco anos, de acordo com a própria lei. Todas as ações e programas da SEB (secretaria de educação básica) visam o alcance das metas do PNE (plano nacional de educação).

Atuais Políticas e Programas da SEB   O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, lançado em 24 de abril de 2007, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, conta com a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica.

Plano de Desenvolvimento da Educação PDE Educação básica de qualidade. Essa é a prioridade do Plano de Desenvolvimento da Educação. Investir na educação básica significa envolver todos, pais, alunos, professores e gestores, em iniciativas que busquem o sucesso e a permanência do aluno na escola. Significa também investir na educação profissional e na educação superior, porque elas estão ligadas, direta ou indiretamente.

Estatísticas, Censos e Avaliação sobre a Educação Básica   As Estatísticas, Censos e Avaliações sobre a Educação Básica são realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, órgão do MEC. 

EDUCAÇÃO INFANTIL A “educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. A educação infantil será oferecida em: creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; pré-escolas, para crianças de quatro a cinco anos de idade.” 

Gestão democrática A gestão democrática da escola, os materiais didático-pedagógicos e a formação do professor são fatores determinantes para a qualidade social da educação, que forma indivíduos críticos e criativos, preparados para o pleno exercício da cidadania. É com esse objetivo que o Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental formula políticas educacionais, propõe e coordena suas ações.

Subsidiar a Ação Pedagógica de Creches e Pré-Escolas A Coordenação-Geral de Educação Infantil busca subsidiar os sistemas de ensino na elaboração de normas e ações político- pedagógicas respeitando peculiaridades desta etapa da educação básica.  Sua meta é a melhoria da qualidade da educação da criança de 0 a 6 anos. Com esta finalidade, foram criados e disponibilizados programas e materiais que vêm contribuindo para aumentar o atendimento e a qualidade na área de educação infantil.

 ENSINO FUNDAMENTAL A LDB em seu Art.5º afirma que "o acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o Poder Público para exigi-lo".

 ENSINO FUNDAMENTAL Já o Art. 32 afirma que "o ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 5 (cinco) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

 ENSINO FUNDAMENTAL Já o Art. 32 afirma que "o ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 5 (cinco) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social."

ENSINO MÉDIO    A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei nº 9.394/97, estabeleceu como sendo dever do Estado a progressiva extensão da obrigatoriedade do Ensino Médio. O Plano Nacional de Educação, Lei nº 10.172/2001, sancionado pelo Congresso Nacional em 2001, estabeleceu metas para a educação no Brasil com duração de dez anos que garantisse, entre muitos outros avanços, a elevação global do nível de escolaridade da população, a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis, a redução das desigualdades sociais e regionais, a ampliação do atendimento na Educação Infantil, no Ensino Médio e no Superior. 

ENSINO MÉDIO O Plano Nacional de Educação, tal como foi concebido, previu uma reavaliação de suas metas em cinco anos. Uma das mais importantes metas do Plano Nacional de Educação no que tange o Ensino Médio é a garantia do acesso a todos aqueles que concluam o Ensino Fundamental em idade regular no prazo de três anos, a partir do ano de sua promulgação.