IV Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - Sepell

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Didatização dos Saberes Escolares: A Transposição Didática Elio Carlos Ricardo FE-USP.
Advertisements

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS DO TRABALHO ESCOLAR PROFA: CIDA AGUIAR ACADÊMICAS: ANA KAROLINA BOTELHO ARIANE MARTINS FERREIRA.
FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE – FAFIRE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE INFORMÁTICA EM EDUCACÃO RECIFE/PE 2009 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL EQUIPE: Érika.
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
EaD: Educação à distância;Ferramentas mais utilizadas. Candida Cristina Bertão 2011.
VESCO Modelo de negócio.. Segmento de clientes.  Nosso público alvo são estudantes que desejam cursar faculdade ou a quem quer prestar concurso público,
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Década de 1940 a Fatos políticos e ou sociais Organização do sistema público de educação.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Repositório de materiais Programa Sala de Leitura
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES
Estágio IV.
IV Mostra Institucional de Resumos Científicos 31 de outubro a 01 de NOVEMBRO de 2017 A EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA TENDO O TEXTO LIVRE.
Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
3º ANO/2017 Língua Portuguesa – Cristiane Pissutti.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS”
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GRUPO: APOLLO
Tecnologias e Linguagens
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
DADOS DE AUTO-AVALIAÇÃO
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Fórum - Unidade I - Sua experiência
Filme: As Aventuras do avião vermelho
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Pedagogia Profa. Lucia Breno
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
TIC no Processo de Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Recolha e análise de dados
Revista em sala de aula Cecília Barchi Domingues Lidiane Modo Candido
Lucília Salgado.
Introdução à Lógica de Programação
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
ADAPTAÇÃO AO U-LEARNING E O ALCANCE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Vivemos na chamada Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento. Essa sociedade tecnológica, complexa, diversa requer uma nova visão de educação.
Educação no Brasil Tragédia.
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
Ensino Híbrido – Tecnologias Digitais e Outras
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E PRODUÇÃO DE TEXTO
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

IV Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - Sepell "Língua e Ensino” Os desafios da prática educativa:  A internet como espaço de (re)ordenamento dos saberes coletivos Profª. Rossana Gaia (IFAL) Out.-2014

Uma visão dos estudantes de hoje Vídeo produzido com a colaboração de 200 pessoas: D:\A Visão dos Estudantes Hoje.wmv Para pensarmos Para agirmos Para entendermos a nós mesmos Para entendermos os nossos alunos

Ler palavras, ler o mundo, ler eleições... O ato de leitura não corresponde unicamente ao entendimento do mundo do texto, seja ele escrito ou não. A leitura carece da mobilização do universo de conhecimento do outro – do leitor – para atualizar o universo do texto e fazer sentido na vida, que é o lugar onde o texto realmente está. Aprender a ler é familiarizar-se com diferentes textos produzidos em diferentes esferas sociais (jornalística, artística, judiciária, científica, didático-pedagógica, cotidiana, midiática, literária, publicitária, entre outras) para desenvolver uma atitude crítica, quer dizer, de discernimento, que leve a pessoa a perceber as vozes presentes nos textos e perceber-se capaz de tomar a palavra diante deles (YUNES, 2009, p. 9).

Cibercidadão: ciberprofessor, ciberaluno ? “Entendemos a comunicação como uma situação básica na vida humana. No caso específico da vida escolar, defendemos que uma pedagogia só realmente se efetiva quando a comunicação ocorre e garante, não somente ao professor, mas igualmente ao aluno, o espaço da fala” (GAIA, 2001, p. 15). Limitações: Rádio, jornal, CD-ROM

O professor-leitor, o aluno-leitor: trocas A Internet e suas plataformas radicalizaram a leitura não linear e implicam novas possibilidades de leitura e escrita, de ensino e aprendizagem.

Educação móvel 1990 (24 anos): o celular chega no Brasil. Hoje: mais telefones do que habitantes Brasil, 2012: 2,9 milhões de novas linhas ativadas. Mundo: 4 bilhões de aparelhos em uso (equivale a mais da metade dos habitantes do planeta).

Aprender aqui e acolá! O sentido de estar aqui para aprender ou de aprender estando em qualquer lugar tornou-se o referente na sociedade digital. A mobilidade não tem duplo sentido, mas tem dupla capacidade: a tecnológica, que nos permite utilizar um dispositivo em qualquer lugar, e a de conteúdo, que diz respeito á informação, ao lugar onde ela se encontra, não importando o fato em si,, mas a capacidade de ser acessada [...], produzida e compartilhada (MERIJE, 2012, p. 42).

Google, skype... Livros, imagens, artigos, matérias jornalísticas, blogs, etc. Conferências, aulas, etc.

FACEBOOK, TWITTER, YOUTUBE Grupos de interesse Uso educativo (também) Micro narrativas (micro-contos, etc.) difusão de sites etc. Aulas-vídeo, palestras, etc.

SECOND LIFE Debates, Seminários, Colóquios etc. Requer computadores com suporte para alta tecnologia

Concluindo... Pensar as dificuldades atuais: Para ler uma ferramenta de indicação das margens do texto; Para acessar documentos (uma pesquisa simples no google, nem sempre é tão simples a depender das palavras elencadas na busca); Para ler e entender um texto simples (UNESCO); Para baixar um vídeo; Para baixar um texto PDF ou e-book etc... ... requer pensar em solidariedade. O professor tem papel fundamental ao sistematizar dados, organizar ideias, indicar problematizações, dúvidas e inquietações.

Referências GAIA, Rossana V. Educomunicação & Mídias. Maceió: Edufal, 2001. YUNES, Eliana. Apresentação. In: Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. Curitiba: Aymará, 2009.

Contatos rogaia@uol.com.br @gaiaross