Operações Básicas da Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ASSUNTO 7: Operãções com números
Advertisements

CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS
Professora de Matemática Elisabete Lima Professora de Matemática Elisabete Lima.
Revisão de Aritmética.
Revisão: Potenciação e propriedades.
1. A tabela seguinte relaciona o comprimento do lado com a área de quadrados. Lado (cm) 4……10…15 Área (cm 2 ) …4981…144… 1.1 Completa a tabela. 1.2 Determina.
POLINÔMIOS – Parte 2. Dispositivo de Briot-Ruffini Exemplo Veja, passo a passo, a utilização do dispositivo de Briot-Ruffini para determinar o quociente.
Capítulo 1: Números Racionais. Frações  Uma fração representa o quociente exato de dois números inteiros. numerador denominador Lê-se: “dois terços”
 Princípio de leitura ( Sistema Inglês ) Leitura de polegada fracionária. No sistema inglês, a escala fixa do paquímetro é graduada em polegada e frações.
MATRIZ É uma tabela disposta em “m” linhas e “n” colunas.
Conceitos Básicos Prof.: Nivaldo T. Schiefler Jr. / Edson H. Watanabe
Aritmética dos restos e divisibilidade.
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS.
Produção da Material Didática para o Ensino de Matemática
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 04
Razão e Proporção Matemática Prof. Alisson Ferreira.
Matemática Básica Frações, MMC e MDC SERGIOMELEGA.WIX.COM;FISICAEMAT.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 08
Áreas e perímetros de polígonos
Divisão Euclidiana Aula 1, ciclo 4.
Teorema Fundamental da Aritmética
O número de divisores naturais de um número natural é igual ao produto dos expoentes dos seus fatores primos aumentado, cada expoente, do número.
Fundamentos de Aritmética
Tecle Enter para continuar
POTÊNCIAS DE EXPOENTE NATURAL
UMA ANTIGA TÉCNICA DE MULTIPLICAÇÃO
Matemática Básica Polinômios.
Arquitetura de Computadores
Números Complexos Definição: Um número complexo z pode ser definido como um par ordenado (x, y) de números reais x e y, z = (x, y) (1) sujeito.
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
Números racionais 2,34.
Um novo enfoque para o MMC e MDC
Vetores Livres no Plano e no Espaço
Existe um número natural que não é par nem ímpar?
Sistemas de Numeração O número é um conceito abstrato que representa a idéia de quantidade. Sistema de numeração é o conjunto de símbolos utilizados para.
números inteiros e decimais
SENAI / MG - CFP AG APRENDIZAGEM EM MANUTEÇÃO MECÃNICA INDUSTRIAL TURMA:AIMMI04T-1 INSTRUTOR: Hebert Nascimento de Paula NOVA LIMA/MG CALCULO APLICADO.
Simplificação ou redução de frações
Divisão de Racionais 5º ano.
DIVISÃO A Divisão Divisão Exacta Divisão Inteira
EQUAÇÕES.
Aula 2: Representação de dados
Potenciação Potência de um número.
Expressões algébricas
Aula 3:Conceitos de Lógica digital
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
Disciplina: Álgebra Linear e Geometria Analítica
MATRIZES É uma tabela disposta em “m” linhas e “n” colunas.
Representação da Informação
OS CONJUNTOS NUMÉRICOS CONJUNTOS NUMÉRICOS O conceito de número foi evoluindo ao longo dos tempos, tendo-se criado novos números para responder a problemas.
Função Profª. Carla S. Moreno Battaglioli
Operações Numéricas Operação Adição Operação Subtracção
Introdução à Computação
POTENCIAÇÃO DE NÚMEROS REAIS
Revisão: Potenciação e propriedades.
Frações e porcentagens
Adição de Números Inteiros e Decimais
Revisão de Aritmética.
Múltiplos e divisores.
Algarismos e Medições.
Resolvendo Equações de 1º grau
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
MATRIZES.
POTENCIAÇÃO E RAIZ QUADRADA DE NÚMEROS RACIONAIS
+ = Operações com Matrizes ADIÇÃO
Divisibilidade Divisores e Múltiplos Profº: Rafael Chaves.
Razões e proporções Professor João Gilberto. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja,
Expressões algébricas
Transcrição da apresentação:

Operações Básicas da Matemática 9/3=3 Matemática básica Operações Básicas da Matemática 2+2=4 2 x 8=16

Operações Básicas da Matemática As operações básicas da Matemáticas são 4 Adição Subtração Multiplicação Divisão

Operações Básicas da Matemática  Adição A primeira operação fundamental na Matemática é a adição. Esta operação nada mais é que o ato de adicionar ou adir algo. É reunir todas as frações ou totalidades de algo. Símbolo + Exemplo: 5 + 3 = 8 Resultado A adição é chamada de operação. A soma dos números chamamos de resultado da operação.   Relembrar: 10 + 5 = 15 10 e 5 são as parcelas; 15 é a soma ou resultado da operação de adição. A operação realizada acima denomina-se, então, ADIÇÃO. A adição de dois ou mais números é indicada pelo sinal +. Para calcular a adição, colocamos os números em ordem de unidade, dezena, centena e milhar. Feito isto pode ser efetuada a soma da operação adição. Parcelas

Operações Básicas da Matemática Propriedades da Adição Comutativa  representada pela sentença: a + b = b + a 5 + 3 = 8 ou 3 + 5 = 8 Associativa representada pela sentença: a + (b+c) = (a+c) + b ( 5 + 3) + 1 = 9 ou (5 + 1) + 3 = 9 Elemento Neutro não altera a o resultado final da soma. a+0 = 0+a = a (Neutro da adição) 5 + 0 = 5 0 + 5 = 5 1 As ordens das parcelas não alteram o resultado da soma. c. A propriedade que permite trocar ou mudar (comutar, permutar) a ordem das parcelas e a propriedade comutativa 2 Consideramos três parcelas 5, 4, 2, assim são indicadas: (5+4)+2. Efetuando a operação de adição entre parênteses temos o resultado a soma 9, na seqüência adicionamos a numero 2, e mediante isto temos o resultado final a soma 11. Isto e: (5+4) + 2 = 11 (resultado soma final) Observe, agora, a soma final conforme outra indicação: 5 + (4+2) = 11 (resultado soma final). Na adição de três parcelas, e indiferente associar as duas primeiras e posteriormente a terceira, ou associar as duas ultimas e posteriormente associar a primeira. Esta propriedade tem como denominação propriedade associativa 3) Tendo como base os últimos exemplos, conclui-se que existe um numero que não altera a o resultado final da soma, mesmo comutando a ordem das parcelas. Este numero e o zero (0). Assim fixa-se esta propriedade: a+0 = 0+a = a (Neutro da adição)

Operações Básicas da Matemática Subtração A subtração e o ato ou efeito de subtrair algo. E diminuir alguma coisa. Símbolo - Exemplo: 5 3 - = Resto ou Diferença 2 subtração e o ato ou efeito de subtrair algo. E diminuir alguma coisa. O resultado desta operação de subtração denomina-se diferença ou resto. Relembrar: 9 – 5 = 4 Essa igualdade tem como resultado a subtração. Os números 9 e 5 são os termos da diferença 9-5. Ao numero 9 dar-se o nome de minuendo e 5 e o subtraendo. O valor da diferença 9-5 e 4, este numero e chamado de resto ou excedente de 9 sobre 5. Veja as analises abaixo: 1. 10 – 10 = 0 > O minuendo pode ser igual ao subtraendo. 2. 9 – 11 > e impraticável em N, e o mesmo que escrever 9 – 11 não pertence N. Assim, o subtraendo deve ser menor ou igual ao minuendo, para que uma operação de subtração se realize em N. A operação de subtração nem sempre e viável entre dois números naturais. Então, e necessário que em uma subtração em N, o minuendo seja maior ou igual ao subtraendo. Subtraendo Minuendo

Operações Básicas da Matemática Propriedades da Subtração Relembrando: Conjunto dos Números Naturais N N = { 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, ...} a. O conjunto N não é fechado em relação a operação de subtração, pois 4 – 5 não pertence a N. b. A subtração em N não possui elemento neutro em relação a operação de subtração: 6 – 0 = 6 Entretanto: 0 – 6 ≠ 6 c. A subtração no conjunto N não admite propriedade comutativa, pois: 4 – 5 ≠ 5 – 4. d. A subtração no conjunto N não aceita a propriedade associativa, pois (10 – 4) – 2 ≠ 10 – (4-2) A operação de subtração pode ser considerada como a operação inversa da adição. Considerando: 7 + 2 = 9 “equivale a” 7= 9 – 2 7 + 2 = 9 “equivale a” 2= 9 - 7 Concluindo: a) A subtração e inversa a adição. b) Uma das parcelas e igual a soma menos a outra.

Operações Básicas da Matemática Multiplicação É a ação de multiplicar. Multiplicação é a adição de parcelas iguais, onde o produto e o resultado da operação multiplicação. Símbolo x ou . (a x b ou a.b) 5 x 2 = 10 Isso corresponde 5 + 5 = 5 x 2 =10 5 x 3 = 15 Isso corresponde 5 + 5 + 5 = 5 x 3 = 15 Denomina-se a operação matemática, que consiste em repetir um numero, chamado multiplicando, tantas vezes quantas são as unidades de outro, chamado multiplicador, para achar um terceiro numero que representa o produto dos dois.

Operações Básicas da Matemática Multiplicação Exemplo: 5 x = 2 10 Produto Fatores

Operações Básicas da Matemática Propriedades da Multiplicação •Comutativa a x b = b x a 5 x 3 = 3 x 5 = 15 •Associativa (a x b) x c = a x (b x c) (5 x 3) x 2 = 5 x (3 x 2) = 30 •Elemento Neutro a x 1 = a ou 1 x a = a 5 x 1 = 5 ou 1 x 5 = 5 a. a propriedade que permite comutar (ou trocar/mudar) a ordem dos fatores e a propriedade comutativa, no caso da operação de multiplicação e pode ser assim simbolizada: a . b = b . a ou a x b = b x a Comutativa da multiplicação b. para fazer o calculo 4.5.6, pode ser usado este caminho : (4.5) . 6 > Calcula-se primeiro o que se encontra dentro dos parênteses (que e 20), em seguida multiplica-se por 6, dando o resultado = 120 A essa regra de associar fatores da operação multiplicação chama-se associativa da multiplicação. c. A propriedade comutativa nos permite que seja usado: 1 . x = x ou x.1 = x E fácil checar que qualquer que seja o numero colocado no lugar do X, terá como produto da operação o próprio X. Então podemos notar que o elemento neutro da multiplicação e o numero 1. d. Multiplicando-se dois números naturais o resultado será sempre um numero natural que pode ser traduzido a propriedade do fechamento da multiplicação A pertence N e B pertence N (a.b) pertence N

Operações Básicas da Matemática Divisão E o ato de dividir ou fragmentar algo. É a operação inversa a Multiplicação. Símbolo ÷ ou : = 5 Quociente 10 ÷ 2 10 : 2 - 10 5 O 0 é chamado de resto. Dividendo Divisor

Operações Básicas da Matemática Divisão 1) Divisão Exata É quando o resto é igual a zero. A prova do resultado e: 5 x 2 + 0 = 10 10 : 2 - 10 5 O 0 é chamado de resto. http://infoedu-stm.blogspot.com

Operações Básicas da Matemática Divisão Exata :: Propriedades a) Na divisão em N não vale o fechamento. pois 5 : 3 não pertence a N b) Não tem elemento Neutro. pois 5 : 1 = 5 e 1 : 5 não pertence a N; logo 5:1 ≠ 1: 5 c) Não tem propriedade comutativa. pois 5:1 ≠ 1: 5 d)Não tem propriedade associativa. pois (12:6) : 2 = 1 ≠ 12 :(6:2) = 4

Operações Básicas da Matemática Divisão Exata :: Propriedades A única propriedade da divisão exata é : Distributiva Observe este exemplo: (10 + 6) : 2 = 16 :2 = 8 (10+6):2 = 10:2 + 6 :2 = 8

Operações Básicas da Matemática 2) A divisão não-exata É quando o resto é diferente de zero. A prova do resultado e: 2 x 4 + 1 = 9 9 : 2 - 8 4 1 O 1 é chamado de resto.

Operações Básicas da Matemática Divisão :: Geral O divisor tem que ser maior que zero. (D=dividendo; d= divisor; q = quociente) Na divisão exata temos: D : d = q  d . q = D Logo o resto é zero. Exemplo 4 : 2 = 2  2 . 2 = 4 Na divisão não-exata Logo o resto é maior de zero. Na divisão exata temos: D : d = q  d . q + r = D Exemplo 5 : 3 = 1  3 . 1 + 2 = 5 -3 1 2 Operação divisão exata: D:d = q > d.q = D, onde D = dividendo, d = divisor, q = quociente e o resto e subentendido “igual a zero”. Operação divisão não-exata : D = d.q + r, onde D = dividendo, d = divisor, q = quociente, r e o resto.

Bibliografia Treinando as Quatro Operações Básicas, http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/treinando-as-quatro-operacoes-basicas.htm, Outubro, 2010. Matemática, “Erro de cálculo ou de ensino”, http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=408, Outubro, 2010. httpinfoedu-stm.blogspot.com.br201011operacoes-basicas-da-matematica_01.html