Negociação Coletiva e Igualdade de Oportunidades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ALTERAÇÃO, SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Advertisements

Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
CONCEITOS E OBJETIVOS DA EPIDEMIOLOGIA
INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.
GERÊNCIA DAS REGIONAIS DE SAÚDE E NÚCLEOS DE APOIO AO CONTROLE DE ENDEMIAS PLANO ESTADUAL DE SAÚDE ANÁLISE SITUACIONAL DAS REGIONAIS DE SAÚDE.
RESULTADOS DA CONSULTA NACIONAL São Paulo, 30 de Julho de 2016 Bancários 2016.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE DIREITOS HUMANOS, ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍTICA DE DIREITOS.
Art. 8º - É assegurado à gestante, através do Sistema Único de Saúde, o atendimento pré e perinatal. § 1º - A gestante será encaminhada aos diferentes.
QUEM SOMOS Criado através da Portaria do Comando Geral nº 14, de 10 de março de 2006; Equipe Integrada com 20 Colaboradoras, incluindo fisioterapeutas,
AFECÇÕES GINECOLÓGICAS EVIDENCIADAS NOS RESULTADOS DOS EXAMES DE PCCU REALIZADOS EM SANTARÉM-PARÁ, NO PERÍODO DE JANEIRO DE 2007 A DEZEMBRO DE
EXECUÇÃO PENAL EM GERAL
Saúde do/a trabalhador/a e o olhar de gênero na gcm.
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Orientadora: Renata Lima Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
Holean Francisco Rodrigues Costa
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
ESTABILIDADES E GARANTIAS PROVISÓRIAS DE EMPREGO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
QUESTIONÁRIO DE DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL EM IGUALDADE DE MULHERES E HOMENS - Resultados Mónica Lopes Centro de Estudos Sociais.
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
CONDIÇÕES DE SEGURANÇA NO TRABALHO Condições de Segurança no Trabalho
Acidente do Trabalho CONCEITO PREVENCIONISTA:
Violência contra a mulher
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
Melhoria da atenção à saúde bucal das gestantes, puérperas e recém-nascidos da Unidade Básica de Saúde Vila Guaíra em Curitiba-PR Aluna: Flavia Fratucci.
Saúde e Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz –
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Universidade Federal de Pelotas
Projeto Rondon- Operação Itapemirim/ ES
Direito da Infância e da Juventude
Procedimentos para o pagamento junto ao CDPe/CRDPe
CONVIVA
SERVIÇO SOCIAL PROFESSORA: FRANCILEI
Disciplina: TRABALHO, SOCIEDADE E DESIGUALDADES I Prof. Francisco E. B
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
Instruções de Trabalho NR 1
Orientadora: Danieli B. da Silva
– Belo Horizonte, Setembro de 2008
Recursos Humanos Setor de Pessoal.
Técnicas de Investigação da Personalidade I
Conteúdo Metodológico e Prática de Ensino em Creche e Educação Infantil Revisão 1 Cláudia Yazlle.
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
Reunião Ordinária COSEMS/RN
REGIMES DE PREVIDÊNCIA SOCIAL
Administração de Pessoal
Avaliar desempenho de servidores
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
Promover a igualdade das pessoas LGBTI na União Europeia
TRIBUTAÇÃO DAS EMPRESAS EM PORTUGAL
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
PROPÓSITO INSTITUCIONAL
Marcio Viana de Souza Leonice D. S. Cintra Lima
FLEXIBILIZAR O LOCAL DE TRBALHO
6-METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 2
Avaliar desempenho de servidores
COTA DE APRENDIZES Lei nº /2000 e decreto 5.598/2005
INCLUSÃO SE CONQUISTA COM AUTONOMIA
TRABALHO RURAL 06/04/2019 Prof. Rodrigo Trindade.
Desenvolvimento sustentável para MPE
IMPORTÂNCIA DAS ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS
Danielle Lima Raul Guilherme
Coordenador do Projeto:
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
Conheça a Defensoria Pública
Relações de Gênero Pag 97.
Transcrição da apresentação:

Negociação Coletiva e Igualdade de Oportunidades Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria 14 e 15 de agosto de 2017 São Paulo - SP

Negociação de Cláusulas Relativas ao Trabalho da Mulher e a Questões de Gênero

O que é o SACC? Como funciona? SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DE CONTRATAÇÕES COLETIVAS - SACC O que é o SACC? Banco de dados que reúne informações sobre 225 contratos coletivos de trabalho paradigmáticos. Como funciona? Coleta dos documentos Inserção e classificação dos documentos e das cláusulas Pesquisa

NEGOCIAÇÕES DE CLÁUSULAS RELATIVAS AO TRABALHO DA MULHER E A QUESTÕES DE GÊNERO

NEGOCIAÇÕES DE CLÁUSULAS RELATIVAS AO TRABALHO DA MULHER E A QUESTÕES DE GÊNERO Período 2010-2012 Engloba cerca de 17% das garantias relativas ao trabalho da mulher e às questões de gênero Maioria com base na legislação Grande maioria refere-se à estabilidade da gestante, seguida por função compatível Uma categoria negociou abono de falta para que o pai possa acompanhar a gestante durante tratamento pré-natal Introdução de garantias não previstas em lei (liberação gestante, exame pré-natal - anterior à lei) e ampliação de garantias legais.

NEGOCIAÇÕES DE CLÁUSULAS RELATIVAS AO TRABALHO DA MULHER E A QUESTÕES DE GÊNERO Cláusulas referentes à compatibilização entre trabalho e criação/acompanhamento dos filhos. Período 2010-2012 Englobam cerca de 49% das garantias relativas ao trabalho da mulher e a questões de gênero. Grande maioria refere-se à creche, seguida por acompanhamento de filhos, licença paternidade, licença à mãe adotante. - Introdução de garantias não previstas em lei adoção (anterior à le)i , - Acompanhamento de filhos, - Estabilidade ao pai - Prorrogação da licença-maternidade (180 dias) - Ampliação de garantias legais (creche) - Garantias em casos de adoção Fonte: DIEESE. SACC-DIEESE - Sistema de Acompanhamentos de Contratações Coletivas Notas (1) O total pode não corresponder à soma das cláusulas, pois uma mesma unidade de negociação pode ter conquistado mais de uma cláusula referente ao tema.

NEGOCIAÇÕES DE CLÁUSULAS RELATIVAS AO TRABALHO DA MULHER E A QUESTÕES DE GÊNERO Fonte: DIEESE. SACC-DIEESE - Sistema de Acompanhamentos de Contratações Coletivas Notas (1) O total pode não corresponder à soma das cláusulas, pois uma mesma unidade de negociação pode ter conquistado mais de uma cláusula referente ao tema. Cláusulas referentes à presença do trabalhador em situações familiares que a requeiram (saúde), extensão de benefícios aos familiares. Período 2010-2012 Englobam cerca de 13% das garantias relativas ao trabalho da mulher e às questões de gênero. Ampliação de garantias legais: auxílio-educação coincidência das férias de trabalhadores cônjuges licença sem vencimentos para acompanhamento da saúde de cônjuges

NEGOCIAÇÕES DE CLÁUSULAS RELATIVAS AO TRABALHO DA MULHER E A QUESTÕES DE GÊNERO Fonte: DIEESE. SACC-DIEESE - Sistema de Acompanhamentos de Contratações Coletivas Cláusulas referentes às situações penosas decorrentes do exercício da atividade professional, constituição fisiológica da mulher, exigência das empresas com a aparência e coibição de assédio sexual e moral. Período 2010-2012 Englobam cerca de 9% das garantias relativas ao trabalho da mulher e às questões de gênero Restritas a um número reduzido de unidades de negociação a grande maioria trata do fornecimento de absorventes e normatização das revistas de pessoal. Cláusulas relativas à coibição e punição de assédio sexual e moral. Ampliação de garantias legais - limitação da prorrogação de jornada de mulheres com filhos em creche e gestantes.

NEGOCIAÇÕES DE CLÁUSULAS RELATIVAS AO TRABALHO DA MULHER E A QUESTÕES DE GÊNERO Fonte: DIEESE. SACC-DIEESE - Sistema de Acompanhamentos de Contratações Coletivas Cláusulas referentes à formação profissional da mulher. Período 2010-2012 Englobam 1% das garantias relativas ao trabalho da mulher e às questões de gênero. Restritas a um número reduzido de unidades de negociação. Mesmas garantias asseguradas por todas as categorias - compromisso com a formação profissional da mulher e/ou melhores condições para o aprendizado das mulheres no SENAI.

NEGOCIAÇÕES DE CLÁUSULAS RELATIVAS AO TRABALHO DA MULHER E A QUESTÕES DE GÊNERO Fonte: DIEESE. SACC-DIEESE - Sistema de Acompanhamentos de Contratações Coletivas Cláusulas que visam à preservação da saúde física e/ou psicológica da mulher, sem vinculação com a defesa da função reprodutiva. Período 2010-2012 Englobam cerca de 6% das garantias relativas ao trabalho da mulher e às questões de gênero. A maioria das cláusulas é fruto de negociação direta entre as partes. Restrita a um número reduzido de unidades de negociação. Introdução de garantias não previstas em lei ( câncer ginecológico, AIDS e estabilidade aborto.

NEGOCIAÇÕES DE CLÁUSULAS RELATIVAS AO TRABALHO DA MULHER E A QUESTÕES DE GÊNERO Fonte: DIEESE. SACC-DIEESE - Sistema de Acompanhamentos de Contratações Coletivas Cláusulas referentes à implantação de ações para eliminar as desigualdades ente os sexos. Período 2010-2012 Englobam cerca de 3% das garantias relativas ao trabalho da mulher e às questões de gênero. Maioria das cláusulas reforça as determinações legais. Tem aumentado o número unidades de negociação que as asseguram introdução de garantias positivas: acesso da mulher ao trabalho independente da idade; igualdade de oportunidade em seleção para exercer função motorizada; em caso de empate em seleção interna, a mulher candidata terá 2 pontos somados ao total já obtido.

Cláusulas relativas à violência doméstica e familiar no setor da indústria O tema da violência doméstica e familiar surge nas negociações coletivas com o advento da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340) em 2006; 8 unidades de negociação do setor da indústria no painel do SACC-DIEESE apresentaram cláusulas relativas à violência doméstica e familiar entre 2007 e 2015. 12

Cláusulas relativas à violência doméstica e familiar no setor da indústria O conteúdo das cláusulas encontradas sobre o tema no painel do SACC-DIEESE abrange três tipos de garantias: - licença não-remunerada a trabalhadoras em situação de violência doméstica e familiar - apoio e assistência da empresa a trabalhadoras em situação de violência doméstica e familiar - promoção de campanhas e debates nos locais de trabalho 13

Cláusulas relativas à violência doméstica e familiar no setor da indústria Exemplo de cláusula que garante a concessão de licença não-remunerada a trabalhadoras em situação de violência doméstica e familiar: Respeitadas as condições legais vigentes, a empresa oferecerá à sua empregada em situação de violência doméstica e familiar comprovada, 15 dias de licença não remunerada. A concessão dessa licença limitar-se-á a uma única vez por ano e sua duração não prejudicará o direito de férias e 13º salário. 14

Cláusulas relativas à violência doméstica e familiar no setor da indústria Exemplo de cláusula que garante apoio e assistência da empresa a trabalhadoras em situação de violência doméstica e familiar: Apoio, assistência social, orientação jurídica e afastamentos compensáveis para empregadas que forem comprovadamente vítimas de violência doméstica ou familiar, conforme pedido da trabalhadora e depois de registrada a respectiva ocorrência policial. 15

Cláusulas relativas à violência doméstica e familiar no setor da indústria Exemplos de cláusulas que garantem a promoção de campanhas e debates sobre violência doméstica e familiar nos locais de trabalho: As empresas se comprometem a divulgar internamente campanhas e informativos sobre o Lei nº 11.340/06, ajudando no processo de conscientização visando coibir a violência contra a mulher. ------------------------------------------------------------- As empresas signatárias deste acordo promoverão debates com seu público interno sobre a promoção da igualdade de gênero, o combate à violência doméstica e sobre a valorização da diversidade, de modo a disseminar as diretrizes contidas no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. 16

CONCLUSÕES

Escritório Nacional: Rua Aurora, 957 – República CEP: 01209-001 – São Paulo - SP Telefone: 11-3821-2199 www.dieese.org.br 18