PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Apoio Matricial do NASF na reorganização da RAS municipal: fortalecendo a Atenção Básica como protagonista da gestão do cuidado Denner Lúcio Pacheco-
Advertisements

PARCERIA ENTRE O GOVERNO FEDERAL E OS GOVERNOS ESTADUAIS PARA PROMOVER A INCLUSÃO DIGITAL REUNIÃO NACIONAL DO CONSECTI Brasília, 24 de maio de 2012 Ministério.
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
Qualificação Técnica do Trabalhador do SUS
Reunião do Grupo Condutor da Rede de Atenção a Saúde - RAS Palmas, 05 de Setembro de 2016.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Política Nacional de Promoção da Saúde Prof.(a) Vivianne Montezuma Promoção, prevenção e vigilância a saúde EEEP Joaquim Albano.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
25 ANOS DE CONFERÊNCIAS DE SAÚDE : LIÇÕES APRENDIDAS E DESAFIOS PARA A 15ª CNS.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
A ONG Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba desenvolvendo desde 2006 projetos em todo Brasil na área de inclusão.
OFICINA SOBRE OS RELATÓRIOS Analíticos e Descritivos
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO SUS
MAIS INFORMAÇÕES: pgsistemicos.blogspot.com
Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Salas de situação no contexto da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS)
COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
Redes de Atenção à Saúde (RAS)
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
Reunião Ampliada do Grupo de Trabalho para Elaboração da Política Municipal de Atendimento as Crianças e Adolescentes com Deficiência.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
MAIS INFORMAÇÕES: pgsistemicos.blogspot.com
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
Redes de escolas de governo, disseminação de conhecimento e educação a distância. Guilherme Ribeiro Escola do Legislativo da ALMG/PUCMinas.
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Enfrentamento à Pobreza e Desigualdade Social
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
Avanços no Projeto 28 de abril a 26 de maio 2016 Brasil
A ATENÇÃO BÁSICA EM PORTO ALEGRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE É um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo; Assistência integral e gratuita aos.
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
Avanços no Projeto 26 de maio a 30 junho de 2016 Brasil
Abrangência das ações aos municípios paranaenses
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
Peru Equador Argentina Colômbia + Chile e Brasil
Humanização: Políticas e estratégias Prof. Efrahim Teixeira Profa. Mariane Franco Profa. Vera Picanço Prof. Marcelo Real.
ATENÇÃO PRIMÁRIA Contratos de Gestão SMS-RIO.
NETWORKING NA GESTÃO DE CARREIRA
EXPERIÊNCIA DE GOVERNANÇA DIGITAL: MEDIAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM POLÍTICAS PÚBLICAS INTERSETORIAIS. Autores Samuel Bräuer.
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
PROJETO ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - Nasf AB -
Organização. Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas.
Secretaria Municipal de Saúde Maria Dalva Amim dos Santos
BANCO DE PREÇOS EM SAÚDE – BPS 12ª Reunião CT/BPS
DA LOGICA DO COMBATE Á CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO CONHECIMENTO: da fragmentação da realidade e da miopia técnica às tecnologias e saberes contextualizados.
Programa de Capacitação a Distância Para Gestores Escolares.
Ouvidoria do SUS Tema: A Ouvidoria como estratégia de fortalecimento da gestão participativa Ouvidoria de São Bernardo do Campo.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
União Nacional por Moradia Popular Salvador, 20 de março de 2019
Ideia SUS Fiocruz em Cooperação com CONASS, CONASEMS e COSEMS RJ
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Bahia – PEPIC/BA
VIII Fórum Institucional de Ensino
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
Transcrição da apresentação:

PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS

Ampliar capacidade técnica e política dos gestores municipais e COSEMS nas relações bipartite, nas CIR´s e no enfrentamento do cotidiano das Secretarias Municipais de Saúde. OBJETIVOS :  IMPLEMENTAR a estratégia apoiador nas 438 regiões de saúde;  Selecionar e CAPACITAR 160 apoiadores para sua atuação na região de saúde na lógica da Educação Permanente;  ESTABELECER MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO presenciais e à distância que contribuam com o fortalecimento da rede CONASEMS- COSEMS e que possibilite Educação Permanente, informações em tempo real, alertas aos gestores e troca de experiências.

QUEM SOMOS CONSULTORES REGIONAIS COORDENADOR DO APOIO APOIADOR Responsáveis por Apoiar as diferentes Regiões/Municípios Responsáveis por acompanhar as atividades dos Apoiadores de cada Estado Responsáveis por acompanhar o projeto nas diferentes Regiões do país CONSULTORAS NACIONAIS GRUPO EXECUTIVO

MS COSEMS DIREÇÃO DO COSEMS COORDENADOR DO APOIO APOIADOR SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REGIÃO DE SAÚDE GRUPO EXECUTIVO HAOC CONSULTOR NACIONAL ATORES ENVOLVIDOS CONASEMS CONSULTOR REGIONAL

Comparecer às reuniões e demais colegiados, de acordo com os arranjos de cada Estado; Desenvolver capacidade de escuta ampliada para as questões da gestão ; Reconhecer a região de saúde e as experiências de gestão no território e cooperar no sentido de potencializá-las. Acompanhar o trabalho dos apoiadores a partir das prioridades definidas pelos COSEMS e de escuta qualificada, apontando possibilidades de atuação na lógica da Educação Permanente; Promover no COSEMS os meios administrativos para desenvolvimento dos apoiadores; Avaliação e monitoramento do Apoio. Acompanhar as ações dos Coordenadores dos estados de sua região; Apoiar o trabalho do Coordenador a partir de uma escuta qualificada e apontando possibilidades de atuação na lógica da Educação Permanente; Avaliação e monitoramento do desenvolvimento do Projeto na Região. APOIADOR COORDENADOR CONSULTORES REGIONAIS Mobilizar os secretários municipais para o projeto; Acompanhar os momentos presenciais

PROJETO EM NOSSO ESTADO É com imenso prazer que apresentamos a vocês como parte deste Projeto que tem por objetivo promover a articulação entre os gestores municipais de saúde, os Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) e instâncias inter- federativas, por meio de organização de uma rede de Cooperação através da implementação da Estratégia de Apoiador no país. O projeto Rede Colaborativa foi pensado com objetivo de ampliar a capacidade de atuação dos gestores municipais e COSEMS no âmbito regional e no enfrentamento de questões do cotidiano de uma Secretaria Municipal de Saúde, a modo a fortalecer a gestão do SUS. Baseado em experiências já existentes no COSEMS, a estratégia apoio regional tem sido um dispositivo importante para o empoderamento dos gestores municipais nas instancias bipartite. Para esse projeto nacional foram selecionados 26 coordenadores estaduais e 160 apoiadores para a atuação nas regiões de saúde, utilizando a educação permanente como ferramenta para a troca de experiências entre gestores e aprendizado na pratica. Por isso a proposta ser voltada a uma formação- ação, o que significa que a matéria-prima serão as questões trazidas pelos gestores no seu cotidiano de fazer acontecer a gestão do SUS.

Apresentação aos gestores municipais nas CIRs e CIB, divulgação dos meios de contato, , telefone e watsapp. Fluxo de trabalho. Possibilidade de visita em loco, solicitação via oficio ao COSEMS, para analise de agenda bem como custeio da viagem. Criação de agenda obrigatória com gestores das Macro Região em reunião especifica, apoio e secretários municipais Participação das reuniões de redes Acompanhamento dos gestores que estão ausentes as CIRs Feedback de no Maximo 24 horas ORGANOGRAMA DE TRABALHO

DÚVIDAS APOIADORA - PATRICIA Watsapp – APOIADOR – RAFAEL - Watsapp COORDENADOR - JULIANO Watsapp

OBRIGADO!