ALIMENTOS E NUTRIENTES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Advertisements

Sistema Excretor. Eliminação dos produtos da actividade celular Actividade celular liberta: Umas são úteis ao organismo; Outras são prejudiciais e têm.
Introdução aos processos fermentativos – Primeira parte
Faculdade: Nome da faculdade Disciplina: Nome da matéria Grupo: Os nomes do grupo aqui.
CURSO EAD CURSO EAD Capacitação para Orientações Básicas de Alimentação Saudável Módulo 5 Hidratação Universidade de São Paulo – USP Faculdade de Medicina.
Alimentação Saudável. A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte.
O que vais ser amanhã, depende das escolhas que vais fazer hoje! “Diz-me o que comes, dir-te-ei a saúde que tens” (Dr. Emídio Peres)
POUCAS COISAS NA VIDA SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE A SAÚDE. (NAHAS, 2001) E POUCAS COISAS SÃO TÃO ESSENCIAIS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR COMO O EXERCÍCIO.
SOMOS O QUE COMEMOS (A RODA DOS ALIMENTOS). SOMOS O QUE COMEMOS Para sermos saudáveis, devemos cuidar da nossa saúde e ter uma alimentação completa, equilibrada.
Quais os sais minerais mais importantes para nossa saúde?
Regras para uma Alimentação Saudável A roda dos alimentos.
Alimentação Saudável e Sustentável
O que são doenças não transmissíveis?
Projeto NutriBem Desportivamente
Área dos conhecimentos 2º período 7º ano
Carne bovina A carne bovina traz vários benefícios para a saúde se
FATORES ECOLÓGICOS Capítulo 4 FATORES ECOLóGICOS? Fatores biológicos e físicos de um determinado ambiente, que atuam sobre o desenvolvimento de uma.
Lipídeos Parte II.
Grupos Alimentares Joice Behenck Evaldt.
Ciências da Natureza e suas
Sistema Urinário Prof. Branca - 8º Ano.
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
Compostos inorgânicos e orgânicos
Níveis de Organização META OBJETIVOS
23 DE Outubro de 2 Nutricionista: Paulo De Carvalho ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL E RECICLAGEM DE ALIMENTOS ento Desportivo.
PROTEÍNAS, Nitrogênio e CIA
Saber comer.
Comer bem, para viver melhor!
NUTRIÇÃO HUMANA Página 99.
Diabetes Beatriz Costa Nº4 9ºA.
Consumo de peixe e saúde
A ÁGUA NOS SERES VIVOS.
A Alimentação Escola E.B.2.3 de Celeirós Português Prof. Teresa Silva
Vamos aprender a ser saudáveis?
MAIS QUE UMA ESCOLA, UMA VIDA.
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
Reino monera Estudo das bactérias.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
NUTRIÇÃO HUMANA E SISTEMA DIGESTÓRIO
Distúrbios e doenças do Sistema Digestório.
Respiração celular.
A ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL – DISSOLVE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS (SAIS, GASES, AÇÚCARES, ETC...)
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Transporte de nutrientes e oxigénio até às células
Alimentação Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC/Joinville
Características gerais dos seres vivos
Entendendo a Pressão Alta.
PROTEÍNAS, Nitrogênio e CIA
PROTEÍNAS, Nitrogênio e CIA
Entendendo a Pressão Alta.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
Carboidratos e Proteínas
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA
A ÁGUA NOS SERES VIVOS.
Alimentação humana Cap. 6.
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Ciências Níveis de organização
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
Professor Fernando Santos
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
Entendendo a Pressão Alta.
APRESENTA Entendendo a pressão alta.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
Revisão para o teste de Ciências
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
Greenhealth É um alimento multifuncional, constituído de uma microalga verde de água doce. É utilizado como suplemento pelos astronautas da NASA Considerada.
Restitucal Suplemento com Cálcio, Magnésio, Vit D3 , Vit K2.
Processos de eletrização
Transcrição da apresentação:

ALIMENTOS E NUTRIENTES

Como são constituídos os alimentos? A alimentação é uma necessidade básica vital comum a todos os seres vivos. Existe uma grande diversidade de alimentos, mas nem todos têm a mesma origem: Origem animal Origem vegetal Origem mineral Leite, ovos, carne, peixe Arroz, ameixa, agrião Água, sal Cada alimento é constituído por substâncias indispensáveis ao nosso organismo, designadas por nutrientes.

Hidratos de carbono ou glícidos ou glúcidos Qual a importância de cada grupo de nutrientes? Hidratos de carbono ou glícidos ou glúcidos Os glícidos são a principal fonte de energia para as atividades diárias. EXCESSO PROVOCA: Obesidade Diabetes Doenças cardiovasculares CARÊNCIA PROVOCA: Fraqueza Fadiga muscular Diminuição da capacidade intelectual Emagrecimento

Qual a importância de cada grupo de nutrientes? Prótidos ou proteínas As proteínas são responsáveis pela construção e reparação dos tecidos celulares; pelo crescimento do organismo e pelo desenvolvimento intelectual. Em caso de falta de outros nutrientes energéticos, as proteínas também podem ser utilizadas como fonte de energia. EXCESSO PROVOCA: Problemas renais Inflamações nas articulações CARÊNCIA PROVOCA: Debilidade Atraso no desenvolvimento físico e intelectual Diminuição da resistência às doenças.

Qual a importância de cada grupo de nutrientes? Lípidos ou gorduras Os lípidos ou gorduras têm função energética e também possuem uma função plástica, fundamental para o transporte de algumas vitaminas. As gorduras podem ser de origem animal ou vegetal. Na nossa alimentação é mais saudável utilizar alimentos de origem vegetal. EXCESSO PROVOCA: Obesidade Problemas cardiovasculares Diabetes Colesterol elevado Pressão arterial elevada CARÊNCIA PROVOCA: Emagrecimento

Qual a importância de cada grupo de nutrientes? Fibras As fibras não são absorvidas pelo organismo. Ajudam a controlar o apetite e apresentam uma função reguladora do sistema digestivo, contribuindo para um intestino mais saudável. As fibras encontram-se exclusivamente em alimentos de origem vegetal. EXCESSO PROVOCA: Redução da absorção de alguns minerais CARÊNCIA PROVOCA: Prisão de ventre Arteriosclerose

Qual a importância de cada grupo de nutrientes? Vitaminas As vitaminas apresentam uma função reguladora. As vitaminas, designadas pelas letras A, B, C, D, E e K, existem em quase todos os alimentos e são necessárias em pequenas quantidades. Dada a grande diversidade de vitaminas, as doenças provocadas pela sua carência ou pelo seu excesso são variadas.

Qual a importância de cada grupo de nutrientes? Sais minerais Os minerais ajudam o organismo a funcionar de uma forma adequada e a manter a saúde. Estão presentes nos alimentos em quantidades muito variadas. Para garantir uma ingestão adequada destes nutrientes é fundamental uma alimentação diária diversificada. O excesso de sódio no organismo provocado pelo consumo exagerado de sal provoca doenças cardiovasculares e hipertensão. Dada a grande diversidade de sais minerais, as doenças provocadas pela sua carência são variadas.

Qual a importância de cada grupo de nutrientes? Água A água desempenha muitas funções no corpo humano: dissolve os outros nutrientes; transporta os nutrientes a todas as células; transporta os resíduos tóxicos que são eliminados para o exterior; hidrata todas as células e tecidos; regula a temperatura corporal através da produção de suor. EXCESSO PROVOCA: Hiper-hidratação CARÊNCIA PROVOCA: Desidratação

Como escolher os nossos alimentos? Ao longo da vida, é necessário saber escolher os alimentos que fornecem bons nutrientes ao organismo, de modo a não prejudicar a saúde. Como tal, é fundamental consultar a informação dos rótulos dos produtos alimentares antes de os comprar. Elementos dos rótulos dos alimentos: Denominação de venda Listagem de ingredientes Nome e morada da entidade que lança o produto no mercado Condições de conservação Data limite de consumo Quantidade líquida

Promove uma alimentação: Como escolher os nossos alimentos? A Roda dos Alimentos é uma imagem circular, que representa o prato utilizado nas nossas refeições, cujo objetivo é ajudar a selecionar e combinar os alimentos adequados à alimentação diária. Roda dos Alimentos Promove uma alimentação: Completa Equilibrada Variada Comer alimentos de todos os setores da roda e beber bastante água diariamente. Comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos setores de maior dimensão. Comer alimentos diferentes dentro de cada grupo.

Dicas para uma alimentação saudável Quais os cuidados a ter para uma alimentação saudável? Tomar um bom pequeno-almoço. Consumir poucos alimentos ricos em açúcar. Lanchar todos os dias. Comer de forma moderada. Dicas para uma alimentação saudável Comer de 3 em 3 horas. Utilizar pouco sal na alimentação. As crianças e os adolescentes não devem beber bebidas alcoólicas e os adultos, só em quantidades moderadas. Ter cuidado com o consumo exagerado de gorduras. Consumir fruta e produtos hortícolas.

Como se garante a segurança alimentar? Hoje em dia, é necessário haver segurança na transformação e embalamento dos alimentos, no seu transporte e distribuição e no seu armazenamento. As condições de higiene dos alimentos têm de ser asseguradas. A falta de higiene alimentar pode até causar intoxicações alimentares.

Como se garante a segurança alimentar? É aconselhável lavar as mãos, os utensílios e as superfícies da cozinha com água e sabão, antes e depois de manusear alimentos. Os alimentos devem ser protegidos de poeiras, insetos e outros animais e produtos químicos, para não serem contaminados. Os alimentos frescos e crus devem ser lavados com água antes de serem consumidos ou cozinhados. Os produtos alimentares devem estar devidamente arrumados em locais limpos.