Dossier sobre Sociedades Comerciais por Quotas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
D.C. Vão ver que não dói nada !!
Advertisements

Artigo 14.º (Expressão do capital) O montante do capital social deve ser sempre e apenas expresso em moeda. Código das Sociedades Comerciais.
A Sociedade em Nome Coletivo
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES. OBRIGAÇÕES Relativas ao tempo Obrigações momentâneas Obrigações momentâneas Instantâneas Instantâneas Transitórias.
SOCIEDADE ANÔNIMA CONSTITUIÇÃO E CAPITAL SOCIAL PROF. WILIAM CARVALHO.
LDO 2017 Art. 1º Incumbe ao Chefe do Poder Executivo protocolizar na Assembleia Legislativa: I - até 15 de setembro, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias;
Direito e Legislação Empresarial Leopoldo Rocha e Marcelo Toledo Revisão 1.
Sociedade simples Sociedade simples É a sociedade que tem por objeto o exercício de atividade econômica não empresarial É a sociedade que tem por objeto.
EMPRESÁRIO Art Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de.
Ponto 5 Ponto 5 A SOCIEDADE SIMPLES E AS SOCIEDADES MENORES DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE
FUSÃO, CISÃO E INCORPORAÇÃO: Aspectos Relevantes Belo Horizonte 2013.
Profa. Cristiane Reis. Conceito de Empresa  Uma empresa é uma unidade econômico- social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem.
Direito Empresarial I Aula 06 Marco Antonio Lorga Homepage:
TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO Aula 11
AÇÃO DE DISSOLUÇÃO PARCIAL DE SOCIEDADE
Teoria Geral do Estado Poder Constituinte: Conceito Características
DOAR Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos
Ponto 9 DISSOLUÇÃO DAS SOCIEDADES CONTRATUAIS
Contratos internacionais
E-COMMERCE – PLANO ODONTOLÓGICO
Estágios Não-Obrigatórios
Direito probatório formal
Situação Pretendida SCP
DISCIPLINA DE DIREITO EMPRESARIAL
Unidade 6 Sociedade em Nome Coletivo
Teoria Geral das Sociedades Contratuais
CARREIRAS JURÍDICAS 2013 Direito Administrativo Matheus Carvalho.
COMPARATIVO LTDA x S/A LTDA S/A
Juros sobre o capital próprio de anos anteriores
Órgãos Sociais Tipos Competências.
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO
ACESSO POR CORDA ABNT Norma Brasileira NBR 15475
REGISTRO DE EMPRESA Uma das obrigações do empresário é a de inscrever-se no Registro das Empresas, antes de dar início a exploração do negócio- art. 967,
Comerciantes em Nome Individual
MODELO DE CONTRATO SOCIEDADE SIMPLES.
BRITÂNIA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO – ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS NOVEMBRO
AG, Administração e Fiscalização
Componente curricular: Noções de Direito Professor: Tarcísio Carvalho da Cruz Cel. (75)
BRITÂNIA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO – ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS NOVEMBRO
Ponto IV - O CAPITAL SOCIAL
Prestações Suplementares
TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO
PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PRIVADO
Serviço de Psicologia e Orientação
COOPERATIVAS LEI Nº 5.764, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1971.
Como Montar uma Cooperativa
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Sociedade por Quotas Apreciação anual da situação da sociedade
Constituição da Sociedade Comercial
Constituição da Sociedade Comercial
Modificações da Sociedade
PRINCÍPIOS NORTEADORES DA ARBITRAGEM ESPÉCIES DE ARBITRAGEM
Dissolução, Liquidação e Partilha
Dossiê sobre Sociedades Comerciais
Contratação de pessoal; Direito autoral; Outras providências legais
DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL E TRIBUTARIA
Prof. Lucas Pires Maciel
LICENÇAS ESPECIAIS DO RUÍDO Município de Guimarães
CURSO DE DIREITO TRABALHISTA.
CONTRATOS EMPRESARIAIS CLÁUSULAS CONTRATUAIS
CARREIRAS JURÍDICAS 2013 Direito Administrativo Matheus Carvalho.
Obrigações do Empresário
TÉCNICO EM LOGÍSTICA ALEXANDRE RIBEIRO ROSA 2015
TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS
Workshop de apresentação
Sociedades Comerciais
Relato Financeiro e Código do Registo Comercial
EMPRESÁRIO Art Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de.
CONSTITUIÇÃO DA ESC - PROCEDIMENTOS JUNTO AOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Transcrição da apresentação:

Dossier sobre Sociedades Comerciais por Quotas Construções Sol, Lda

O que é uma sociedade por quotas? A sociedade por quotas é um dos tipos consagrados pela legislação no código das sociedades comerciais. As características principais e específicas desta sociedade são: O que é uma sociedade por quotas?

O que é uma sociedade por quotas? (continuação) O capital social mínimo de 5.000 Euros; O capital social está dividido em quotas e a cada sócio fica a pertencer uma quota correspondente à entrada; Não são admitidas contribuições de indústria; O que é uma sociedade por quotas? (continuação)

O que é uma sociedade por quotas? (continuação) Nenhuma quota pode ser inferior a 100 Euros ; A firma deve ser formada pelo nome ou firma de todos ou alguns dos sócios, por denominação particular ou por ambos, acrescido de "Limitada" ou "Lda". O que é uma sociedade por quotas? (continuação)

A limitação da responsabilidade; Capital social mínimo reduzido; Participação tendencialmente democrática. Qual é o interesse prático da constituição de uma sociedade desta natureza?

Esquema Sequencial da constituição de uma sociedade por quotas

1 2 3 4

Ponto 1:Pedido de Certificado de Admissibilidade da Firma

Ponto 2: Guia do Depósito

Ponto 3: Contrato da sociedade O contrato de sociedade são as regras pelas quais a sociedade se regerá, respeitando quer as normas imperativas da lei, que a vontade das partes. Ponto 3: Contrato da sociedade

Ponto3.1: Elaboração do contrato da sociedade

Cláusulas obrigatórias do contrato: Tipo de sociedade; Firma da sociedade; O objecto da sociedade; Sede da sociedade; Capital Social; Quota de capital e a natureza da entrada de cada sócio, bem como os pagamentos efectuados por conta da quota.

Cláusulas facultativas do contrato: Diferimento da realização da entrada; Segundo o n.º 2 do artigo 202.º do CSC, "Só pode ser diferida a efectivação de metade das entradas em dinheiro, mas o quantitativo global dos pagamentos feitos(...) juntamente com(...) entradas em espécie, deve perfazer o capital mínimo fixado na lei".

Segundo o n.º 1 do artigo 203.º o pagamento das entradas que ficaram por realizar só pode ser diferido para datas certas ou ficar dependente de factos certos e determinados.

Vinculação da sociedade; A sociedade vincula-se pelos actos praticados pela gerência, nos termos do contrato. Se o acto for escrito, a vinculação produz-se: com a assinatura dos gerentes e indicando essa qualidade, segundo o n.º4 do artigo 260º do CSC. O contracto deve definir quantas assinaturas serão necessárias para vincular a sociedade;

A vinculação da sociedade pelos actos dos gerentes não é ilimitada: A sociedade pode provar que o terceiro não sabia ou não podia ignorar que o acto praticado não respeitava a cláusula; O conhecimento do terceiro não pode ser provado apenas pela publicidade dada ao contracto de sociedade.

Direito aos lucros do exercício; O contrato de sociedade pode definir valor de distribuição de lucros inferior ao resultante da lei ( ou seja, 50% dos lucros do exercício distribuíveis), nos termos do artigo 217.º n.º1. Maioria necessária para alterar o contrato de sociedade. Ler o artigo. O nosso grupo decretou que deveria distribuir os 50% dos lucros do exercício, e não um valor inferior, uma vez que considera este valor justo.

Maioria necessária para alterar o contrato de sociedade. De acordo com o n.º1 do artigo 265.º- Maioria necessária, é dito que se pode estabelecer uma cláusula no contrato da sociedade, dizendo que se pode alterar o contrato de sociedade por um número mais elevado de votos do que a maioria de três quartos. NO ENTANTO:

No nosso contrato de sociedade mantemos a maioria de três quartos votos correspondentes ao capital social para a alteração do contrato da sociedade. Mas, essa maioria já se aplica nos casos em que o contrato não estabelece uma maioria superior a 3/4. Pelo que para tornar esta cláusula em facultativa reformulámos o nosso contracto, estabelecendo a maioria em 4/5 dos votos correspondentes ao capital social.

Ponto 4: Registo definitivo na Sociedade Certidão Permanente Ponto 4: Registo definitivo na Sociedade

Alteração ao contrato de sociedade Aumento de capital

O montante do aumento do capital; A deliberação de um aumento de capital, nos termos do n.º1 do artigo 87.º do CSC, deve indicar expressamente: A modalidade do aumento do capital; O montante do aumento do capital; O montante nominal das novas participações; A natureza das novas entradas; Os prazos dentro dos quais as entradas devem ser efectuadas; As pessoas que participarão nesse aumento.

Procedimentos a realizar para esta alteração de contrato Os principais procedimentos a realizar são: Convocatória para a Assembleia Geral Acta da assembleia geral Registo na conservatória do registo comercial Procedimentos a realizar para esta alteração de contrato