C omissão I nterna de P revenção de A cidentes. CIPA Formada pelos próprios trabalhadores, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
Advertisements

CIPA – NR05 – IN nº 06/04.
CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE.
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
(Saber quantos empregados registrados a empresa tem)
Profº.: MSc. Elizabeth Spengler Cox de Moura Leite Alunos:
CIPA O que é? Grupo de pessoas, representantes do empregador
CEPROVI - VINHEDO Curso Técnico em Segurança do Trabalho Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional NR 5 - CIPA.
CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
CIPA - NR5.
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
FUNDAMENTOS e LEGISLAÇÃO
Equipamentos de Proteção Individual - EPI (NR 6)
Capítulo 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA
NR 5 – CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)
NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Nós da DPS Consultoria e Assessoria em Segurança do Trabalho, queremos inicialmente manifestar nossa satisfação pelo seu interesse em nosso E-book. Nossa.
5.1 As empresas privadas e públicas e os órgãos governamentais que possuam empregados regidos pela ConsoIidação das Leis do Trabalho - CLT ficam obrigados.
COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NORMA REGULAMENTADORA 05
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes: (CIPA)
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Revisão.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO – LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO.
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
Quantas NRs estão em vigor atualmente? Atualmente existem 33 Normas Regulamentadoras em vigor e uma Portaria.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
Responsabilidades. Empresa Conforme o Art. 157 da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas Cabe às empresas: Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança.
NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )
REUNIÃO ORDINÁRIA 20/08/2014 CIPA – GESTÃO 2014/2015.
MINISTÉRIO DO TRABALHO GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO
A EMPRESA SOLUÇÕES BASEADA EM Criada em 17 de março de 2011.
NR 15 e NR 16 INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE
Introdução à biossegurança Thayssa Karoline Enfermeira especialista em Urgência e emergência.
Saúde e Segurança do Trabalho – SST / Prof. Paulo S. Bayer
NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL PCMSO
Normas regulamentadoras.
OBJETIVO SESMT Os SESMT têm a finalidade de promover a saúde e promover a integridade do trabalhador no local de trabalho. O dimensionamento dos SESMT.
Normas regulamentadoras
Subsistema de Higiene e Segurança no Trabalho Marras, Jean Pierre
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
PCA – Programa de Conservação Auditiva Fonoaudióloga: Rosemeire Souza.
Fundamentos do Direito Vilma Maria de Lima
PROGRAMA DE ACOLHIDA É a maneira mais gostosa de dizer que você neste momento faz parte do time QUATRO A.
SEGURANÇA DO TRABALHO Objetivo: Promover a saúde e proteger a integridade física do trabalhador no seu local de trabalho. SESMT: Serviço especializado.
SEMINÁRIO O MUNDO DO TRABALHO Curso Assistente de Pessoal JUSTIÇA E DIREITO NO TRABALHO GRANDES QUESTÕES NO TRABALHO SAÚDE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA.
NR5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA.
Instruções de Trabalho NR 1
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO Lei Federal n° de 12 de janeiro de 2009 Art. 1° O exercício.
Apresentação Mario Freitas Equipe técnica: Eng. Segurança do Trabalho
Saúde e Segurança no Trabalho
Prevenção de Acidentes - CIPA
Prof. Enf. Éder Batistela
Leis Brasileiras sobre Segurança do Trabalho
NR 02 – INSPEÇÃO PRÉVIA 2.1 Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional.
A GROINDUSTRIA Laíce F. Scharb
Novas Regras da NR-32 Dispositivos de Segurança
CIPA – C OMISSÃO I NTERNA DE P REVENÇÃO DE A CIDENTES.
TRANSPORTADORA BRASIL CENTRAL   COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES – CIPA PLANO DE TRABALHO DA CIPA, 2017/2018. Taiubi R. G. F. Costa Presidente.
SESMT Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança
13ª Conferência Municipal de Meio Ambiente 24 de novembro de 2018 Local: Câmara Municipal de Ipatinga Horário: 08h30 (É indispensável a presença de todos.
EPIs para os profissionais da saúde (ACS) Lena Beatriz Enfermeira/Docente
Segurança em Unidades de Processo
Serviço Especializado em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT.
C omissão I nterna de P revenção de A cidentes. CIPA Formada pelos próprios trabalhadores, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes.
11/10/ O Treinamento para uso e manutenção de EPI foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho,
FUNDAMENTOS e LEGISLAÇÃO
Transcrição da apresentação:

C omissão I nterna de P revenção de A cidentes

CIPA Formada pelos próprios trabalhadores, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

CIPA Norma Regulamentadora – NR 5 Ministério do Trabalho e Emprego Todas as empresas que possuam funcionários regidos pela Consolidação da Leis do Trabalho – CLT, devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento.

Composição da CIPA – NR 5 A CIPA deve ser formada de acordo com as proporções mínimas estabelecidas nos Quadros da Norma Regulamentadora – NR 5.

Dimensionamento da CIPA exemplo NR 5 - QUADRO III Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE CNAE Descrição Grupo Educação Profissional de Nível Técnico C Educação Profissional de Nível Tecnológico C Administração pública em geral C-33

GruposNº de empregados no estabelecimento Nº de membros da CIPA 0 A A A A A A A A A A A 2500 C - 31 Titulares Suplentes C - 33 Titulares Suplentes Dimensionamento da CIPA exemplo NR 5 - QUADRO I Os membros titulares e suplentes terão representantes dos Empregadores e Empregados.

Composição da CIPA – NR 5 Representantes do Empregador: Titulares e suplentes serão por ele designados. Representantes dos Empregados: Titulares e suplentes serão escolhidos através de processo eleitoral secreto.

Trabalhador Designado O estabelecimento que não se enquadrar no quadro I da NR5: designará um responsável para cumprir o objetivo da CIPA.

Treinamento da CIPA A empresa deverá promover treinamento para os membros da CIPA, titulares e suplentes, antes da posse. Exceção para o primeiro mandato.

Presidente e Vice-Presidente Presidente da CIPA: será escolhido pelo empregador. Vice Presidente: será escolhido dentre os titulares eleitos.

O que o Presidente da CIPA faz? Convoca os membros para as reuniões da CIPA; Coordena as reuniões; Informa o empregador sobre os trabalhos da CIPA; Coordena e supervisiona as atividades do secretario; Delega atribuições ao Vice-Presidente.

O que o Vice-Presidente faz: Executa atribuições que lhe forem delegadas; Substitui o Presidente nos seus impedimentos eventuais.

Será escolhido pelos “Cipeiros” um secretário e seu substituto. Ele poderá ser componente ou não da comissão, sendo neste caso necessária a concordância do empregador. Secretário da CIPA

O que o secretário da CIPA faz? Acompanha as reuniões da CIPA e redigi as atas apresentando–as para aprovação e assinatura dos membros presentes; Prepara as correspondências e outras atividades que lhe forem atribuídas.

Algumas Atribuições dos “Cipeiros” Identificar os riscos no processo de trabalho. Elaborar o Mapa de Risco com auxilio do SESMT. Realizar verificações para eliminar e minimizar atos e condições inseguras. Participar com o SESMT, onde houver, ou com o empregador da análise das causas de doenças e de acidentes do trabalho propondo medidas para a solução dos problemas identificados.

Colaborar no desenvolvimento do PPRA, PCMSO e outros programas relacionados a segurança. Participar da Campanha anual de Prevenção da AIDS. Promover anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT. Algumas Atribuições dos “Cipeiros”

Os demais funcionários podem ajudar na Segurança do Trabalho? Podem e devem: Participando da eleição dos seus representantes; Colaborando com a Gestão da CIPA; Indicando as situações de risco e apresentando sugestões para eliminar ou minimizar o risco; Aplicando no ambiente de trabalho as recomendações quanto à prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Reuniões Ordinárias Serão realizadas mensalmente no próprio local de trabalho, de acordo o calendário previsto (durante o horário normal de expediente). A Reunião Ordinária terá atas assinadas pelos presentes e encaminhadas cópias a todos os membros da CIPA. As atas ficarão nos estabelecimentos a disposição dos Agentes da Inspeção do Trabalho.

Reuniões Extraordinárias Quando: Houver denúncia de situação de risco grave e iminente que determine aplicação de medidas corretivas de emergência; Ocorrer acidente de trabalho grave ou fatal; Houver solicitação expressa de uma das representações.

Observação O membro titular da CIPA poderá perder seu mandato? S I M. Quando faltar mais de quatro reuniões ordinárias sem justificativa, ele será substituído pelo suplente por ordem de colocação decrescente.

A CIPA é um dos mecanismos mais importantes de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Colaborem e participem! Joyce Maria de S. T. Bartelega Cetec Capacitações