ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Andréa Ketzer Osorio Coordenadora de Educação Ambiental – SMED Porto Alegre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Advertisements

IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
O Diretor na Gestão do Cotidiano Escolar Curso para Gestores Escolares: 21/10/2013 Florianópolis.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
2016 Está prevista na Lei nº , de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
RESSALTA-SE, TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA FIXAÇÃO DE METAS DE SUSTENTABILIDADE (PESSOAIS E EMPRESARIAIS) PARA A PRÁTICA DO CONSUMO CONSCIENTE.
A ONG Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba desenvolvendo desde 2006 projetos em todo Brasil na área de inclusão.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Estatuto da Criança e adolescente. Art. 1º Esta lei dispões sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Integral= Inteiro, total.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
A afirmação da Europa.
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
Centro Educacional Unificado
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
O Projeto Político-Pedagógico da escola
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
Caroline Maria Danubia Alves Hudson Santos Henrique Cabral
PROCESSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos
Valores e atitudes para a vida através do esporte
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
O conceito básico da Agenda 21
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
O QUE É A CONFERÊNCIA Processo pedagógico e participativo
A seleção e a proposta de atividades Acadêmica: Thalita de Souza.
A situação do idoso no Brasil.  Todos sabem que o ser humano começa a envelhecer desde o momento em que nasce.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
coordenador pedagógico: competências e habilidades.
O viés formativo do coordenador pedagógico
PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
SUSTENTABILIDADE.
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
A experiência brasileira na construção de Índices de Qualidade de Vida Urbana: planejamento e gestão urbana Fabio Santos Historiador, Mestre em Relações.
Inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. Não é tolerado nenhum tipo de discriminação,
DA LOGICA DO COMBATE Á CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO CONHECIMENTO: da fragmentação da realidade e da miopia técnica às tecnologias e saberes contextualizados.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Atenção ao Pré Natal na UBS. Embora, nas últimas décadas, a cobertura de atenção ao pré-natal tenha aumentado, garantir sua qualidade permanece como o.
Dialogo Comportamental 15 de Marco de INFORMACOES: Politica de Sustentabilidade INSTRUTOR TREINAMENTO DATA DE REALIZACAO Director/ EMPRESA LOCAL.
A BNCC e a Saúde.
NAPNE – campus Inconfidentes. Perspectiva da educação inclusiva  EDUCAÇÃO ESPECIAL  É a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na.
MeiMei Escola Sustentável Ministéri o o Ambie do M nte.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVL
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
PERFIL DO EIXO TEMÁTICO
Transcrição da apresentação:

ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Andréa Ketzer Osorio Coordenadora de Educação Ambiental – SMED Porto Alegre

O QUE SÃO ESCOLAS SUSTENTÁVEIS? Escolas sustentáveis são definidas como aquelas que mantêm relação equilibrada com o meio ambiente e compensam seus impactos com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas, de modo a garantir qualidade de vida às presentes e futuras gerações. Esses espaços têm a intencionalidade de educar pelo exemplo e irradiar sua influência para as comunidades nas quais se situam. A transição para a sustentabilidade nas escolas é promovida a partir de três dimensões inter-relacionadas: espaço físico, gestão e currículo.

Promove a saúde do ambiente e das pessoas; Cultiva a diversidade biológica, social, cultural, etnicorracial, de gênero; Respeita os direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes; É segura e permite acessibilidade e mobilidade para todos; Favorece o exercício de participação e o compartilhamento de responsabilidades; Promove a educação integral (pensar-agir-sentir), estimulando a adoção de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes pautados no prazer de aprender e do cuidado consigo, com o outro e com o ambiente. A ESCOLA SUSTENTÁVEL...

PRESSUPOSTOS Cuidado “Atitude cuidadosa, protetora e amorosa para com a realidade” (Boff,1999) Integridade Coerência entre o que se diz e o que se faz Diálogo Diálogo e respeito pela diversidade em todas as suas formas (olhares, saberes e fazeres)

Mudanças ambientais globais PRETEXTO PEDAGÓGICO FOGO TERRA AR ÁGUA Escola + Comunidade

Sentir - Pensar - Fazer EIXOS DE ATUAÇÃO Escola como “incubadora” de mudanças na realidade social, articulando: Gestão Espaço Currículo ESCOLA

Currículo Saberes e fazeres que fomentem estimulem culturas pró- sustentabilidade Gestão democrática Projeto Político Pedagógico, consumo, saúde, alimentação, resíduos sólidos, justiça ambiental - Com-Vida - Espaço Físico Adequações de acordo com premissas da sustentabilidade socioambiental (edificações, energia, água, área verde)

 Espaço físico: utilização de materiais construtivos mais adaptados às condições locais e de um desenho arquitetônico que permita a criação de edificações dotadas de conforto térmico e acústico, que garantam acessibilidade, gestão eficiente da água e da energia, saneamento e destinação adequada de resíduos. Esses locais possuem áreas propícias à convivência da comunidade escolar, estimulam a segurança alimentar e nutricional, favorecem a mobilidade sustentável e respeitam o patrimônio cultural e os ecossistemas locais.

 Gestão: compartilhamento do planejamento e das decisões que dizem respeito ao destino e à rotina da escola, buscando aprofundar o contato entre a comunidade escolar e o seu entorno, respeitando os direitos humanos e valorizando a diversidade cultural, étnico- racial e de gênero existente

 Currículo: inclusão de conhecimentos, saberes e práticas sustentáveis no Projeto Político-Pedagógico das instituições de ensino e em seu cotidiano a partir de uma abordagem que seja contextualizada na realidade local e estabeleça nexos e vínculos com a sociedade global.

BRASIL. Manual das Escolas Sustentáveis. Ministério da Educação. Brasília, Disponível em s/Manual_Escolas_Sustentaveis_v% pdf s/Manual_Escolas_Sustentaveis_v% pdf BRASIL. Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis : educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais. Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente ; elaboração de texto: Tereza Moreira. Brasília : A Secretaria, Disponível em rio.com.br/docs/26.Livreto_Escola_Sustentavel_isbn_fin al.pdf

Obrigada pela atenção! prefpoa.com.br