AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
Advertisements

A Evolução da Utilização do Moodle no Ensino Presencial e no Ensino a Distância na UFBA Eduardo Henrique Lima Feira de Santana - Nov/2010 UNIVERSIDADE.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação A UTILIZAÇÃO DA WEB 2.0 COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM.
EAD/Ensp/Fiocruz É por meio do VIASK que o aluno da EAD:
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
Olá turma! Preparados para darem mais um passo rumo ao sucesso? Eis que começamos a unidade 3. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Evolução.
Márcia Figueiredo INFOERA. Introdução Infoera : "info: informação", "era": época, tempo. A infoera, a era da informação e do conhecimento, está crescentemente.
Lucas F. Arantes. Sobre o Moodle Após trabalhar com WebCT na universidade de Curtin University – Australia 1999 iniciou o desenvolvimento do protótipo.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.
HYPER-I-BOOK: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA EAD Alvino Moser Neliva Terezinha Tessaro Nelson Pereira Castanheira Rodrigo Otávio dos Santos Centro Universitário.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle.
Tipo: INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (IC)
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
A Importância da Comunidades de Prática de Compras no Brasil
Espaço Colaborativo BVS Brasil
Introdução a Educação a Distância
Vice-presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados
Unidade 4 Interação Online e Educação à Distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL Aula 02
13º SEMINÁRIO NACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
UNIDADE 1 A plataforma Moodle e suas ferramentas
Ferramentas de comunicação
O uso de mídia social como ferramenta motivacional para a disciplina na modalidade a distância: Fortaleza/CE - Abril/2016 Alexandre Guimarães Bezerra Cavalcante.
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
ESPELHOS ESFÉRICOS.
Educação Híbrida e o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle
Transposição Didática
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Gerações da EAD Educação a Distância
Evolução do ensino a distância
PRÁTICA DOCENTE DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Cíntia Alves Sanches, Patrícia Cristina Silveira, Alexandre Lins.
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
LEGENDAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
Interatividade e Conectividade em Ambientes Virtuais
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
DISCENTE: KAROLINE BRITO
CC8. Comunicação e colaboração Tecnologias da Informação e Comunicação Prof.(a) Sofia Morais.
Tutoriais do AVA UNIUBE ON-LINE
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Mestrando: Edgar Powarczuk Orientador: Prof. Henrique Freitas
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
AVALIAÇÃO POR PARES E METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Conhecimento além das fronteiras do ambiente virtual de aprendizagem: estimulando a busca e compartilhamento de conhecimento a partir de redes sociais.
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO NA LÍNGUA INGLESA EM EAD
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
O MOBILE-LEARNING COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
Engajamento Estudantil da Educação a Distância por meio do Programa
COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DE CURSO A PARTIR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar.
DAS SALAS DE AULA AOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
Transcrição da apresentação:

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo

A sala de aula não é mais o único ambiente de aprendizagem. Novos espaços enfatizam a pesquisa, a colaboração, a construção do conhecimento e a interdisciplinaridade. AVA- Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Ultrapassam barreiras, facilitam relações, possibilitam construções e formam redes de colaboração.

O educador deixa de ser a fonte principal de informação, para se tornar um facilitador da aprendizagem, por meio de um ensino mais interativo.

Interação As redes de aprendizagem assíncronas combinam auto-estudo com interação por meio de computadores e tecnologias de comunicação, e a ferramenta mais comum é a internet.

Análise da Interação Questionário com 7 perguntas fechadas; Respondido por 29 estudantes matriculados em 3 cursos diferentes; Dois cursos na plataforma Moodle e 1 na e-Proinfo.

Análise da interação Análise da interação 11 acessam diariamente; 5 acessam 3 vezes por semana; 10 acessam apenas 1 vez Qual ferramenta mais utilizada para tirar dúvidas:

Ferramenta preferida pelos cursistas:

Fórum

Redução da distância entre tutor e estudante

Exploração de outros recursos da plataforma

Considerações finais Pode-se concluir que o fórum e o são as ferramentas preferidas, capazes de reduzir a distância. O chat é citado poucas vezes como ferramenta acessível e agradável durante os estudos on-line. As atividades realizadas no fórum foram consideradas como atividade colaborativa; Fórum, sendo preferencial, deve ser explorado de forma a promover um ambiente de aprendizagem colaborativa em que todos aprendem fazendo, uns com os outros, formando a grande rede do conhecimento.

Para que seja eficaz, é necessário a intervenção de um facilitador para organizar o conteúdo, encadear as atividades, estruturar as tarefas e a interação do grupo e avaliar o processo. Educação é mais que transmissão de informação e, aprender é mais que memorizar conteúdos (HARASIM, 2005). Obrigada!