LOGÍSTICA TMS (Transportation Management System)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LOGISTICA EMPRESARIAL
Advertisements

TI aplicada a Logística
Sistemas de Informação Integrados
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo
LOGÍSTICA TMS (Transportation Management System)
LOGISTICA EMPRESARIAL
Sistemas de Informações Sistemas de Informações Empresariais Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
A Tecnologia de Informação passou a ser um fator crítico para os negócios das organizações; Gerenciar com qualidade e agilidade os serviços prestados.
1 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Tecnologia da Informação Aplicada à Logística Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.
Quem usa se destaca. Ruris é um produto tecnológico para o agropecuarista moderno que possui visão ampla do negócio e um olhar para o futuro, rompendo.
Prof. Paulo Barreto Os SPTs monitoram, coletam, armazenam e processam dados gerados em todas as transações da empresa. Esses dados.
1 WMS - Warehouse Management System (Sistema de Gestão de Armazém) Prof. Alexandre Monteiro.
SISTEMA WEB PARA GRUPOS TEATRAIS, PROFISSIONAIS LIBERAIS E AUTÔNOMOS DO MEIO ARTÍSTICO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Processamento de Pedidos/ Ciclo de Pedidos Alunos: Nathália D. Garay – L31 Matheus L. de Oliveira – L38 Rodrigo Moura Santos – L45.
Implantando um ERP com sucesso Sistemas de Gestão Integrada - ERP Juliana Maria Lopes Alexandre Moya João Roberto Magazoni 27LI – Julho 2005.
DIAS DE AULA 11/08- 17/08 18/08- 24/08 25/08- 31/08 01/09- 08/09- 14/09 15/09- 21/09 22/09- 28/09 29/09- 05/10 06/10- 19/10 20/10- 26/10 27/10- 09/11-
Soluções inovadoras em governança de TI e de Central de Serviços compartilhados Falar brevemente sobre a empresa Logic IT.
TI na Logística.
Apresentação Transzenite
Soluções integradas para
EAD-667 Logística e Cadeia de Suprimentos
LOGISTICA CONCEITO ORIGENS.
ENP – Engenharia do Produto
Soluções integradas para
Disciplina: Sistemas de Informação
Roteirização.
Contabilidade de Custos
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Mestrado Profissional em Empreendedorismo Projeto e Gestão de Sistemas.
Gestão de Transporte e Abastecimento
EMPRESA SOLUÇÃO FUNCIONALIDADES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Terceirização de Operações Logísticas.
Unidade 2 – Processos Logísticos
Surgimento e Objetivos Conceituando Características de uma parceria
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Logística e Cadeia de Suprimentos - Introdução Prof. Jorge Luiz de Biazzi.
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Transporte Prof. Jorge Luiz de Biazzi Bibliografia: BALLOU, R. H. Gerenciamento.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
A haworth revisa o gerenciamento da cadeia de suprimentos
RECAPITULANDO O CONCEITO
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
MDS SOLUÇÕES. A Empresa Portfolio de Serviços Clientes.
LOGISTICA CONCEITO ORIGENS.
Gestão da Cadeia de Suprimentos
APLICATIVOS CORPORATIVOS
12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI
TI / NA GESTÃO DE TRANSPORTES
Aula 08: Ambiente do Suprimento
Logística e Gerenciamento da
Tecnologia da Informação Visão Geral sobre Informática
WMS Warehouse Management System (Sistema de Gerenciamento de Armazéns)
Relacionamento com os fornecedores
DISTRIBUIÇÃO FISICA Prof. Paulo Roberto Leite. CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DIRETOS E REVERSOS Matérias Primas Virgens Fabricação Distribuição Varejo Consumidor.
MargemMargem Margem Margem ESTOQUE E COMPRAS 1 MargemMargemMargemMargem Margem INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA.
Gestão da Logística de Distribuição
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Gestão da Logística de Distribuição
Planejamento Estratégico
Gestão de Suprimentos Yuri Simão Aula 01.
Planejamento Agregado na Cadeia de Suprimentos
GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Atividades Primárias e de Apoio Logístico
ESTOCAGEM E ARMAZENAMENTO. Estocagem e Armazenamento 1. Fundamentos e técnicas de logística aplicada ao armazenamento e à distribuição física de mercadorias.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
EMPRESA SOLUÇÃO FUNCIONALIDADES
TÉCNICO LOGÍSTICA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA TURMA INTEGRADO.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Sua empresa monitora ou apenas coleta dados dos produtos durante o transporte e a armazenagem?
Transcrição da apresentação:

LOGÍSTICA TMS (Transportation Management System) Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife, 2012

Contatos Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Apelido: Alexandre Cordel E-mail/gtalk: alexandrecordel@gmail.com Site: http://www.alexandrecordel.com.br/fbv Celular: (81) 8715-5775 – OI / (81) 9801-1878

Roteiro TMS Benefícios Módulos Bons e Maus Exemplos

Sistema TMS Sistema TMS (Transportation Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Transportes) Permite controlar toda a operação e gestão dos transportes de forma integrada, contribuindo para a melhoria da qualidade e produtividade do processo de distribuição. O TMS integra-se ao WMS para viabilizar as entregas de modo a gerir todo o processo de armazenagem e transporte.

Sistema de Informação da Armazenagem O WMS é apenas uma parte dos Sistemas de Informação voltados para Armazenagem , que compreendem, além dos WMS – Warehouse Information Systems, também os: DRP – Distribuition Requirements Planning – Planejamento das necessidades de Distribuição TMS – Transportation Management Systems – Sistemas de Gerenciamento de Transportes EDI – Eletronic Data Interchange – Intercâmbio Eletrônico de Dados; Automatic Identification – Auto ID (Identificação Automática – Código de Barras) RFDC – Radio Frequency Data Collection (Coleta de Dados por Radiofrequência);

WMS e TMS

Sistema TMS A gestão de recursos humanos e materiais; Estes sistemas tem como finalidade identificar, mensurar e controlar os custos de cada elemento da cadeia de transporte, como: A gestão de recursos humanos e materiais; O controle de cargas; Fretes; Custos de manutenção da frota, e; Índices de discrepâncias nas entregas.

Sistema TMS Na indústria o custo de transporte é o segundo maior, perdendo apenas para o custo de produção. Um TMS pode permitir alcançar um custo mínimo de operação e um aumento na disponibilidade da frota, podendo ser aplicado a empresas transportadoras ou que, ou que utilizam transporte próprio ou terceirizado, como apoio ao seu negócio.

Sistema TMS O Council of Logistics Management, dos Estados Unidos, responsável por pesquisas e estudos referentes a assuntos logísticos, constatou que as empresas gastam, em média, de 10% a 15% de seus orçamentos com atividades logísticas e que o transporte representa cerca de 50% desses custos. Por esse motivo, reduzir esses custos tem sido um dos objetivos mais perseguidos. Como se vê, muitos desses custos são de difícil controle e se não existirem sistemas informatizados como ferramentas que permitam visualizar as informações com maior precisão, será difícil alcançar este objetivo. “Aquilo que não se mede não se gerencia e não se melhora”.

TMS – Benefícios O TMS obtém o mínimo de custo de operação, pois nos permite visualizar e controlar todos custos inerentes a gestão de transporte, controlar a qualidade dos serviços realizados internamente e externamente ou por terceiros e estabelecer metas de qualidade conforme cada necessidade desejada. Também aumenta a disponibilidade da frota dentro de sua capacidade, através da manutenção monitorada, prevendo possíveis problemas que possam ocorrer nas partes mecânica e elétrica do veículo e informações gerenciais detalhadas e de fácil acesso que permitem uma rápida tomada de decisão.

TMS – Benefícios Assegura rastreabilidade do pedido e produtividade em todo o processo de distribuição são os principais benefícios; As características de uma solução TMS variam de acordo com o ramo de atividade – Industrial, operadores logísticos, transporte de cargas ou conforme o tipo de modal. Dessa forma, cada empresa precisa analisar qual ou quais módulos do TMS serão adequados a sua empresa.

TMS – Módulos Gestão de frotas; Gestão de fretes; Roteirização; Módulos Específicos: Gestão de frotas; Gestão de fretes; Roteirização; Programação de Cargas; Controle de Tráfego/Rastreamento; Atendimento ao cliente.

TMS – Gestão de Frota Controle do cadastro do veículo; Gestão de Frotas: Controle do cadastro do veículo; Controle de documentação; Controle de manutenção; Controle de estoque de peças; Controle de combustíveis; Controle de tacógrafos; Controle de pneus e câmaras; Controle de engate e desengates;

TMS – Gestão de Fretes Gestão de Fretes Cadastro geral de transportadoras, rotas, taxas; Controlar tabela de fretes; Simulação de fretes; Controlar conhecimento de cargas; Liberar pagamentos/recebimentos.

TMS – Roteirização Determinar melhores rotas; Roteirizadores Determinar melhores rotas; Formação de cargas e índices de ocupação de veículos; Análise da distribuição de mais de um CD; Gerenciamento do tempo de entrega por clientes; Reprogramações de entrega em função de imprevistos.

TMS – Controle de Carga Planejamento de equipes de planejamento; Planejamento da acomodação de cargas no veículo em função de peso, volume, fragilidade. Veículo adequado a mercadoria, ou seja, adequação de espaço físico e condições de acondicionamento da carga ao veículo.

Maus Exemplos de Não Adequação

Bons Exemplos de Adequação

TMS – Outras Tecnologias Associadas Rastreamento de pedidos; Rastreamento da Carga; Etiquetas de radiofreqüência/transponders; GPS; Google Earth; Google Maps.

Fornecedores de TMS

Exemplos de TMS - Telas

Exemplos de TMS - Telas

Exemplos de TMS - Telas

Exemplos de TMS - Telas

Exemplos de TMS - Telas

Referências BANZATO, Eduardo. Warehouse Management System - WMS. SÃO PAULO: IMAM, 1998. 97 pp. http://www.infomatics.co.in/wms.aspx LAUDON, Kenneth; LAUDON, Jane. Sistemas de Informação Gerenciais. 5ª edição. São Paulo: Person Brasil, 2003. TURBAN, Efraim; RAINER, Rexz Kelly; POTTER, Richard E. Administração de Tecnologia da Informação Teoria e Prática. Rio de Janeiro:  Campus, 2005. GOMES, Carlos; RIBEIRO, Priscilla. Gestão da Cadeia de Suprimentos Integrada à Tecnologia da Informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. CARVALHO, José Meixa Crespo de - Logística. 3ª ed. Lisboa: Edições Silabo, 2002.

LOGÍSTICA TMS (Transportation Management System) Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife, 2012